Dormideira, dorme dorme ou sensitiva, planta reativa ao toque

Compartilhe a Verdade

dormideira, de nome científico Mimosa pudica, é uma planta sensitiva e não carnívora. Esse pequeno arbusto cresce facilmente em qualquer tipo de solo. Quando tocadas, suas folhas se fecham imediatamente, fazendo um movimento muito curioso. Elas também fazem isso quando há muito sol, anoitece e há muito vento. A planta rasteira pode atingir até 70 cm de altura.

Pertencente à família das Fabaceae, a dormideira também é conhecida no Brasil dorme-dorme, ou sensitiva. A dormideira é uma espécie nativa da América, com maior ocorrência no norte do estado do Mato Grosso.

Ela é uma planta anual, considerada invasora ou erva-daninha, pela sua alta taxa de propagação em diferentes solos e rápido crescimento.

Uso medicinal

A espécie é usada em jardim como planta exótica e em vasos (Foto: Flickr / Mattia Mc / CreativeCommons)

A dormideira é usada empiricamente para tratar inflamações de boca e de garganta (em chá ou suco, para bochechar), como cataplasma para dores articulares, tumores ou como purgante, especialmente sua raiz. Toda a planta é tóxica, portanto, seu uso interno deve ser muito cuidadoso e acompanhado de um especialista.

Como plantar

A planta é considerada invasora em climas tropicais (Foto: Flickr / Pedro Luiz / CreativeCommons)
(A planta é considerada invasora em climas tropicais)

A bióloga e paisagista Julia Bomfim explica que o plantio deve ser feito por meio de sementes, de maneira bem simples. “A dormideira é uma planta muito resistente, conseguindo germinar até sob elevado estresse hídrico e alto teor de salinidade”, aponta.

Seu plantio é feito com terra comum e drenante, onde serão cavados buracos pequenos, chamados de berços, de no máximo 5 mm de profundidade. “Deposite as sementes no berço, tampe com terra e borrife água para umedecê-la. Agora é só se manter alerta em relação à umidade do solo e conservar o vaso em um local com bastante luminosidade”, sugere a bióloga.

Ao ser tocada, a dormideira dispara vários sinais elétricos. Esses sinais induzem o mecanismo de fechamento das folhas (Foto: Flickr / Mizuki ITO / CreativeCommons)
(Ao ser tocada, a dormideira dispara vários sinais elétricos. Eles induzem o mecanismo de fechamento das folhas)

Luciano diz que a iluminação ideal deve ser em sol pleno na maior parte do dia ou com sombra parcial se a sua região for muito quente.

Quanto à irrigação, essa é uma planta que necessita de uma demanda média de água, com regas regulares, de duas a três vezes por semana. “Esse fator médio de irrigação é variável, dependendo do clima de cada região. Você pode colocar o dedo na terra para checar a umidade. Se o solo estiver úmido, não será necessário regar”, explica Julia.

As folhas e caules da espécie são verdes, e suas flores possuem coloração lilás, produzidas principalmente no verão e no outono, entre março e agosto.

Curiosidades

A bióloga pontua que suas folhas possuem um fechamento muito rápido ao toque, sendo uma defesa natural da planta, em reação a qualquer tipo de toque percebido com um ataque em potencial. “Predadores ao perceberem essa movimentação de fechamento, esquivam-se pela rapidez da movimentação, possivelmente por confundirem com alguma planta carnívora”, diz.

Desde que a dormideira foi descoberta, ela chamou a atenção pela sua habilidade em mover rapidamente as folhas ao ser tocada. Por essa razão, o seu nome científico carrega a expressão específica de “pudica”, que em português, quer dizer “tímida” ou “envergonhada”.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Dormideira, dorme dorme ou sensitiva, planta reativa ao toque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A revolução sexual feminista

Compartilhe a Verdade Um dos objetivos do movimento feminista é a revolução sexual, onde a libertinagem é normalizada. Atualmente meninas menores de idade são incentivadas a postar fotos e vídeos expondo seus corpos, e quaisquer pessoas que se opuserem a isto estão “reproduzindo o machismo estrutural”. Parte da manipulação feminista […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!