Orquídea dada como extinta é redescoberta e reproduzida in vitro

Compartilhe a Verdade

Após meio século de ter sido declarada extinta no habitat das florestas atlânticas paulistas, a Octomeria estrellensis, voltou para a natureza. O trabalho de reintrodução faz parte de um programa de conservação do Legado das Águas, maior reserva de Mata Atlântica do país, que está reproduzindo espécies raras e ameaçadas de extinção para propagação no bioma.

A redescoberta dessa espécie permitiu a reprodução de cerca de mil mudas, podendo, agora, dar a possibilidade de tirar o nome dessa orquídea da lista de espécies extintas e ser propagada para outras áreas de floresta.

O estágio avançado de conservação da floresta no Legado das Águas é uma das chaves para o sucesso do Programa de Conservação desenvolvido pela Reserva. Na área, já foi registrado um número significativo de animais e plantas raras ou em perigo de extinção. Dentre os projetos bem-sucedidos com a flora nativa, está o com as orquídeas, sendo a redescoberta da Octomeria estrellensis um marco para a pesquisa.

Atualmente, o Legado das Águas constitui o maior banco genético da Octomeria no mundo. A pesquisa com essa espécie foi resultado da parceria da reserva com o biólogo Luciano Zandoná – responsável pela estruturação do programa de conservação de orquídeas e autor da redescoberta da Octomeria estrellensis – e com o Orquidário Colibri, responsável pela reprodução in vitro. Em julho de 2021, após mais de três anos de estudo e período de reprodução, as mudas foram reintroduzidas nas trilhas da reserva privada.

David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, explica que, futuramente, as mudas serão destinadas para fomentar parcerias com parques e Unidades de Conservação para a propagação da Octomeria.

Para reintrodução, as mudas serão cultivadas por mais cerca de 12 a 24 meses em orquidário. O processo é necessário para que as plantas se fortaleçam e consigam viver em outros ambientes.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Orquídea dada como extinta é redescoberta e reproduzida in vitro

  1. Demonstrar o compromisso com a reprodução de espécies raras e ameaçadas de extinção para a propagação no bioma é uma estratégia fundamental, que garante não só a oportunidade de preservar a diversidade biológica mas como também a preservação dos ecossistemas.
    Ao reintroduzir estamos ajudando a restaurar habitats naturais.
    Obrigada pelo conhecimento.
    Luz para o reino 🕯️

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Artista transforma animais em personagens

Compartilhe a Verdade Você já acordou e se perguntou como seriam alguns de seus animais favoritos em um universo 2D? Ou mesmo em diferentes estilos de arte? O artista coreano Nitro se comprometeu a transformar vários animais em personagens de anime, e o resultado dessas obras de arte praticamente se destaca. O […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!