O licor é uma das bebidas alcoólicas doces mais conhecidas e consumidas no mundo. É caracterizado por sua versatilidade, podendo ser elaborado de diversas formas e a partir de muitas matérias primas.
Existem diferentes caminhos para fazer o licor. Pode ser por infusão, por destilação com álcool, destilação com água ou maceração, por exemplo. As bases dos licores podem ser diferentes tipos de plantas, flores, cascas de árvores, frutas, raízes e sementes. As possibilidades são amplas.
Em todos os casos é preciso um tempo para a bebida “maturar”, ou ser “curtida”, ou seja, a intensidade do gosto de cada licor varia com o tempo que ele levou para ser curtido. Esse tempo varia de caso a caso, mas geralmente varia de 30 a 90 dias, podendo chegar a até um ano ou ainda mais.
Em sua composição estão presentes o álcool, o açúcar e o xarope proveniente da infusão dessas frutas e plantas diversas. Seu teor alcoólico varia entre 15 a 55%, dependendo de como é feito. Por ser de forma artesanal, já que o licor não precisa de adição de conservantes, nem de corantes.
O uso do licor foi sendo ressignificado e aprimorado através dos anos. Já foi utilizado como bebida de propriedades curativas, afrodisíacas e como tônico.
O licor funciona como um aliado digestivo
Desde a época que surgiu, na Idade Média, há cerca de cinco séculos, as pessoas associam o licor à digestão. Para os franceses, por exemplo, os licores tem a característica de serem utilizados como bebidas que auxiliam na digestão. Na França, um dos licores mais famosos é o Cointreau, que é elaborado a partir da essência da laranja.
Lá, eles têm o costume de tomar uma pequena taça de licor após as refeições. E ele sempre é tomado puro, sem adição de gelo nem açúcar, pois é considerado uma bebida “completa” por si só, devido aos processos pelos quais ela é feita.
A propriedade de ajudar na digestão, inclusive, surge das plantas que fazem a infusão do licor, não do álcool. No caso da laranja do licor Cointreau, o princípio ativo vem da planta.
Portanto, a característica digestiva do licor depende das propriedades de cada tipo.
Possui propriedades medicinais
Como falamos anteriormente, o uso do licor foi sendo ressignificado na história e um deles foi a ingestão da bebida como cura ou alívio de sintomas de doenças.
No Brasil, temos uma infinidade de sabores de licores que são utilizados com esse propósito de cura e/ou de energização. Existem, por exemplo, os licores produzidos na região amazônica, que são elaborados a partir de açaí, guaraná, graviola, jenipapo, carambola, maracujá, entre vários outros.
Agora que registramos um pouco da história do licor, vou explicar passo a passo como fazer licor de maracujá em casa. Siga as instruções abaixo e bom preparo.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
bebidas artesanais é muito delicia, tem como repetir rsrs ^^’
Luz pra nós!
Que delícia!
Essa foto de capa deu água na boca 🤤
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós. #unebrasil #edl
Luz p´ra nós !!
Luz p’ra nos!