Os hormônios são substâncias produzidas pelo organismo e excretadas pelas glândulas endócrinas. Cada hormônio tem ação específica e o bom funcionamento do sistema endócrino depende das funções morfológicas, fisiológicas e bioquímicas do corpo humano, assim como as funções reprodutivas, o comportamento e o metabolismo. A melatonina é um hormônio metabólico, produzido pela glândula pineal e responsável pela regulação (latência, quantidade e qualidade) do sono.
Por que algumas pessoas precisam de suplementação de melatonina?
A correria do dia a dia, a alta incidência de luz azul (de aparelhos televisores, computadores, smartphones) e o ritmo de vida contemporâneo exigem que o organismo se mantenha alerta mesmo quando deveria estar se preparando para o repouso diário.
A melatonina começa a ser produzida no entardecer e tem seu pico de produção das 23h às 3h, chegando ao mínimo de produção em torno de 8h da manhã. Muitas pessoas ainda estão despertas (seja fisicamente, seja intelectualmente ou por insônia de razão diversa) quando o hormônio atinge seu máximo, “desperdiçando” a ação do hormônio natural. Para essas pessoas, é indicada a suplementação de melatonina a fim de regular e melhorar a qualidade do sono.
Problemas relacionados à falta de sono
A privação de sono pode causar problemas em curto prazo, como dificuldade de concentração e sonolência – que, por sua vez, podem causar acidentes; e em médio ou longo prazo, por exemplo:
– Dificuldade de aprendizado;
– Falta de memória;
– Problemas para tomar decisões;
– Depressão;
– Estresse;
– Alteração do apetite;
– Aumento de peso e obesidade;
– Diminuição da libido;
– Aumento do risco de desenvolver doenças crônicas.
Hormônio tem efeito antioxidante
Outro ponto positivo é que a melatonina atua como antioxidante no corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular e alguns estudos também apontam que ela pode prevenir certos tipos de câncer. Além disso, o hormônio pode ser usado no tratamento de enxaquecas, problemas no sistema nervoso e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Melatonina suplementada é muito indicada para idosos
Com o passar dos anos, a produção natural de melatonina costuma diminuir no organismo. Por isso, é comum que idosos tenham uma quantidade menor do hormônio. Neste caso, os médicos costumam receitar suplementos de melatonina, que ajudam a induzir o sono e também tratar problemas comuns da idade avançada – como a doença de Parkinson.
Hormônio também é indicado para crianças autistas
A melatonina também costuma ser indicada para crianças autistas, pois estimula o sono e combate a dificuldade em dormir. Vale destacar que o hormônio também ajuda a melhorar sintomas de ansiedade, irritabilidade e, consequentemente, o comportamento da criança. Mesmo assim, lembre-se de que é muito importante consultar um médico antes de introduzir o consumo da melatonina.
Existem alimentos que estimulam a produção de melatonina
Muita gente não sabe, mas existem alimentos que estimulam a produção de melatonina no organismo – em especial frutas como banana e abacaxi, que têm propriedades relaxantes e também estimulam a produção de serotonina. Os aspargos também são recomendados para tratar a insônia, pois fornecem o triptofano (um aminoácido que estimula a síntese de serotonina). Para incentivar a produção de melatonina, acrescente também sementes e oleaginosas como as nozes, que também são fontes de triptofano e antioxidantes.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Bacana! Acredito que minha produção está desregulada, pois me sinto alerta na hora de dormir e com muito sono e cansaço ao amanhecer. Gratidão pela matéria. Luz p’ra nós!
Grata pelo post. Luz p’ra nós!
Lpn!
Luz pra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!
Interessante, eu costumo produzir melhor durante a noite.. to tentando mudar isso, recentemente voltei a fazer musculação e estou indo pela manha o que tem me induzido a ir dormir mais cedo. valew pela matéria.
Gratidão pelo post 🙏
Sensacional.
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Muito interessante, gratidão!🙏