Mulheres têm maior protagonismo no agronegócio nos últimos anos

Compartilhe a Verdade

O incentivo ao reconhecimento da presença, da persistência e do trabalho da mulher no meio rural é o objetivo das embaixadoras da 4ª edição do Prêmio Mulheres do Agro

 

 

Essa e outras histórias fazem refletir sobre o espaço e os desafios que as mulheres enfrentam em uma área muitas vezes vista como masculina. Embora as mulheres não sejam maioria, estudo do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE) de 2020 informou o aumento do uso de tecnologias, como aplicativos no trabalho rural, e isso elevou a quantidade de mulheres envolvidas no ramo. Uma razão para isso é a maior taxa de escolaridade entre mulheres, que é superior à dos homens.

Segundo o Agroligadas, 66% das mulheres que encabeçam a gestão de propriedades rurais possuem acesso à tecnologia. Desde máquinas agrícolas, equipamentos de manejo, ferramentas de comunicação a aplicativos. Isso se deve ao fato de mulheres serem mais propensas a implementarem tecnologias no dia a dia do trabalho rural, de acordo com Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

Com intuito de capacitar as mulheres que já estão atuando nesse mercado de trabalho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa) oferece cursos como Produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), criação de abelhas etc.

Essa iniciativa é uma fusão do Projeto Qualifica Mulher do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com a Embrapa, que busca capacitar mulheres. Essa parceria possui recursos do Poder Público e também de instituições privadas.

 

A participação feminina na agricultura e no agronegócio não possui tanta representatividade, mas perfis como o de Aretuza Negri, agroinspiradora, leva a paixão desse mundo dos negócios a diversas pessoas na sua página no instagram Ela é do Agro. Depois de abandonar a carreira de assistente social, foi buscar seu sonho trabalhando em uma empresa de agronegócio.
A participação feminina na agricultura e no agronegócio não possui tanta representatividade, mas perfis como o de Aretuza Negri, agroinspiradora, leva a paixão desse mundo dos negócios a diversas pessoas na sua página no instagram Ela é do Agro. Depois de abandonar a carreira de assistente social, foi buscar seu sonho trabalhando em uma empresa de agronegócio.

 

Fonte

 

Veja também:

Maior congresso de jovens do agro da América Latina será presencial em 2022

A nova geração do agronegócio do Brasil e de toda a América Latina tem um encontro marcado no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), nos dias 26 e 27 de outubro, na 4ª edição do Youth Agribusiness Movement International – YAMI, congresso com programação voltada aos jovens do setor.

 

A edição desse ano tem como tema central “O agro do mundo para a juventude do Brasil” e pretende apresentar e promover o conceito do empreendedorismo e cooperativismo da juventude rural brasileira. “Os jovens são o futuro do agronegócio e, ao longo das últimas edições, pudemos confirmar o mundo de oportunidades que eles possuem nesse setor, que se torna cada dia mais essencial para o Brasil e para todo o planeta”, afirma a Show Manager do evento Carolina Gama.

Nessa edição, o evento pretende, por meio de suas palestras e debates, inserir o jovem no cenário de um agronegócio sustentável e tropical, que apresenta ainda mais oportunidades locais e internacionais para essa geração de novos profissionais do setor. “Essa edição do YAMI contribuirá para um melhor desenvolvimento nas atividades do agronegócio que compreendem: ciência, digitalização, mecanização, agroindústrias, comércio, serviços, logística e acesso a mercados internacionais, administração, liderança familiar e sucessão”, destaca Carolina.

Com foco em impulsionar os jovens, o YAMI 2022 reforça sua programação com players para um debate que ajude o setor a repensar e adequar seus processos, com o objetivo de produzir um resultado mais lucrativo e sustentável. “O novo agro pede talentos que saibam gerar conexões e se relacionar com a diversidade. Por isso, o YAMI buscará debater e auxiliar o jovem a estar preparado para esse momento”, reforça a Show Manager.

 

Jovens embaixadores pelo Brasil

Novidade na edição desse ano, o 4º YAMI passa a contar com um reforço em sua divulgação e abrangência no Brasil. O evento nomeou Saile e César Farias (@jovensdoagro), Samuka Alves (@samukaramosalves), Aretuza Negri (@aretuzanegri), jovens do agro para representarem o Congresso em todo o país ao longo desse ano.

 

“Nada melhor do que ter jovens do agro representando esse que é o maior espaço de debate direcionado a eles no Brasil. Convidamos para fazer parte desse time de parceiros representantes da nova geração que estão conosco há alguns anos e que reforçam a importância de debater e trocar experiências, com a nova geração, mas também com aqueles que fazem o agro há tanto tempo”, pontua Carolina.

 

As inscrições para a 4ª edição do YAMI já podem ser feitas pelo site: https://www.yamimovement.com.br/.

 

 

Fonte

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Mulheres têm maior protagonismo no agronegócio nos últimos anos

  1. Parabéns para essas mulheres; só peço a Deus que nasça um sentimento de patriotismo nessas mulheres e coloquem os interesses alimentares do nosso povo acima do lucro.
    Luz p´ra nós

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Laço de lasanha

Compartilhe a VerdadeSaudações irmãs, a receita de hoje é muito prática e suculenta! O modelo da Lasanha é bem bonita e a massa geralmente produzo de forma caseira. Existe outro modelo que também faço, a lasanha florida. Ambos modelos não encontrei fotos, apenas vídeos. Há um vídeo no Facebook mostrando […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!