Ameixa

Compartilhe a Verdade

Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae. A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é a ameixa. Wikipédia

As ameixas foram domesticadas na China há mais de 2.000 anos e figuram em documentos escritos desde o ano 479 antes de Cristo. Esses frutos eram as ameixas que Confúcio elogiou em seus escritos e os ancestrais das ameixas asiáticas de hoje. Ameixas selvagens floresceram em todo o Velho e Novo Mundo. De fato, as ameixas domésticas que comemos hoje descendem de numerosas fontes.Infelizmente, os historiadores discordam sobre o início da história da ameixa doméstica. A ameixa européia comum originou-se provavelmente da região em torno do Cáucaso e do Mar Cáspio, mais tarde se espalhando para a Europa e a Ásia. A ameixeira japonesa é original da China, embora tenha se espalhado a partir de sua cultura no Japão. De acordo com os primeiros escritos em que a ameixa é mencionada, a espécie tem uma antiguidade de pelo menos 2.000 anos.
A ameixeira europeia (Prunus domestica) provavelmente se originou nas montanhas do Cáucaso em uma área próxima ao mar Cáspio. Algumas fontes acreditam que esta ameixa foi levada para Roma por volta do ano 200 antes de Cristo, depois para o norte, para a Europa; outros dizem que o duque de Anjou levou a ameixa para casa ao retornar de Jerusalém no final da Quinta Cruzada entre os anos de 1198 e 1204.

 

Benefícios
Fruta nutritiva
Ambas as versões, fresca e seca, têm alta densidade nutricional e são ricas em compostos fenólicos (185 mg/100 g de ameixa seca) com ação antioxidante, como ácido clorogênico e antocianidina, o pigmento que dá a cor arroxeada da fruta. Ameixas também são fontes de fibras solúveis e insolúveis, que contribuem para uma série de efeitos benéficos no organismo.
A ameixa fresca, com apenas 25 calorias, apresenta um excelente teor de vitamina C (uma unidade contém 10% da necessidade diária básica ? RDA), vitamina A e potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
Já a ameixa seca é desidratada e por isso fica mais doce e concentrada em açúcares simples (cinco unidades rendem 120 calorias), porém tem uma baixa carga glicêmica e não causa um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue, possivelmente por causa de seu alto teor de fibras (4 gramas em 5 unidades), frutose e sorbitol. Ela é boa fonte de vitamina A, complexo B, e contém muita vitamina K (40% da RDA), boro, cálcio, potássio e magnésio.

Ação antioxidante
A ameixa (fresca e seca) tem sido objeto de várias pesquisas por seu elevado conteúdo de fitonutrientes, como ácido neoclorogênico e ácido clorogênico, que fazem parte do grupo dos polifenóis. Sua função antioxidante é bem documentada: estes dois ácidos neutralizam um radical livre muito danoso ao corpo, o superóxido, que oxida tecidos gordurosos, e assim estes fenóis ajudam a proteger as membranas celulares (de todas as células do corpo!) que são compostas de gordura. A ação antioxidante é reforçada pela presença generosa de vitamina C, vitamina A e antocianidina na fruta.

Protege contra a osteoporose
Um estudo clínico publicado na revista Aging Research Review (2009) sugere que ameixas secas podem ser capazes de reverter a osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Na pesquisa as mulheres que consumiram cem gramas de ameixas (10 unidades) por dia tiveram uma melhora nos marcadores de formação óssea após apenas três meses, em comparação com o grupo controle. Outro estudo feito em 2011 e publicado no British Journal of Nutrition chegou a um resultado semelhante, confirmado pela melhora da densidade óssea no exame de densitometria. Este efeito benéfico na saúde dos ossos pode estar associado à sua alta concentração de boro e vitamina K, acompanhados de cálcio, três nutrientes diretamente ligados à formação de osso novo, prevenindo assim a ocorrência de osteopenia e osteoporose.

Controla a glicemia e o apetite
Rica em fibra solúvel a ameixa ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue porque reduz a velocidade de absorção da glicose (presente nos carboidratos) após uma refeição. A fibra solúvel também aumenta a sensibilidade à insulina e, portanto, pode desempenhar um papel útil na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2. E tem mais: a fibra promove sensação de saciedade, então a ameixa é um excelente lanche ou sobremesa para quem quer perder peso, porque segura a fome por mais tempo ao retardar o tempo de esvaziamento gástrico.

Regula o intestino
A ameixa seca é conhecida por sua capacidade de prevenir a prisão de ventre. A fibra solúvel da fruta ajuda a aumentar o volume e a diminuir o tempo de trânsito da matéria fecal através do intestino, que vai funcionar como um relógio, diminuindo assim o risco de câncer de cólon e hemorroidas. A fibra insolúvel da ameixa alimenta as bactérias benéficas presentes no intestino grosso, que fermentam a fibra, resultando na produção de ácido butírico. Este ácido graxo funciona como o principal combustível para as células do intestino e contribui para manter o cólon saudável. Além das fibras, a ameixa contêm sorbitol, um laxante natural, que ajuda a reter água amolecendo as fezes.

Quanto e como comer
A quantidade indicada é de 1 a 2 ameixas frescas por dia, se ela for de tamanho grande. Se forem pequenas a porção aumenta para 3 a 4 unidades. Em relação às ameixas secas, a quantidade pode variar entre 5 a 10 unidades.
Ameixas são versáteis, podem ser consumidas ao natural, ou entrar no preparo de sucos e vitaminas, na salada de frutas, no preparo de compotas, mousses e gelatinas. Elas são bem-vindas em qualquer refeição do dia, no café da manhã, nos lanches, e como uma sobremesa saudável após as refeições principais.
Ameixas secas contêm oxalato (11 mg em 5 unidades), o que pode ser um problema para quem forma cálculos renais (80% deles são de cristais de oxalato de cálcio). Quando há muita concentração de oxalato nos fluidos corporais, ele pode se cristalizar, causando a formação de pedras nos rins e na vesícula. Neste caso, a melhor opção é a ameixa fresca, que não apresenta quantidade significativa de oxalato.

 

Receita com ameixa
Manjar de iogurte com calda de ameixa (manjar-dos-deuses)


Ingredientes
Calda
100 gramas de Ameixa seca sem caroço
1 xícara (chá) de Água
2 colheres (sopa) de Adoçante culinário em pó

Manjar
1 envelope de Gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de Água
2 ½ unidades de Iogurte natural desnatado
1 ½ copos de Leite desnatado
2 colheres (sopa) de Adoçante culinário em pó
4 colheres (sopa) cheias de Coco ralado

Modo de Preparo
Calda
Misture a água com o adoçante, e leve ao fogo baixo até engrossar.Acrescente as ameixas e cozinhe por mais alguns minutos.Quando esfriar, coloque sobre o manjar.

Manjar
Hidrate a gelatina com a água fria. Misture bem e dissolva em fogo baixo ou leve ao micro-ondas por aproximadamente 15 segundos.Na batedeira, bata a gelatina dissolvida, os iogurtes, o leite desnatado, o adoçante e o coco ralado.Coloque em taças individuais e leve para geladeira, por aproximadamente 30 minutos.Após esse período, desenforme e coloque a calda de ameixas.

 

 

Fonte1  Fonte2    Fonte3

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Ameixa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mãe e filha são aprovadas juntas para mestrado na UFG: 'Surpresa e emoção'

Compartilhe a VerdadeA gerente de marketing Isabella Penna, de 28 anos, e a mãe dela, a cantora e professora de música Sheilla Penna, 49, serão colegas no mestrado em Performaces Culturais da Universidade Federal de Goiás (UFG), que tem início das aulas marcado para quarta-feira (25). Mãe e filha contaram […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!