Prímula – A flor da Primavera e Portadora de boas novas

Compartilhe a Verdade

 

A Primavera é anunciadora de renascer e com ela assistimos, com efeito, a um recomeço do ciclo natural das estações. A Natureza acorda da letargia a que a submeteu o Inverno, maravilhando-nos com uma profusão de cores as das flores.

De entre essas flores, distingue-se a prímula. O nome botânico desta flor vem da palavra latina primula, que significa “a primeira” e indica que esta planta é uma das primeiras a florir na Primavera em certas regiões mais frias. Por isso também por vezes é chamada de arauto da Primavera e considerada uma flor portadora de boas novas.

 

 

Como plantas de jardim, as Prímulas são geralmente plantadas em jardins, em vasos ou floreiras antes do início da primavera. Podem ser plantadas a partir de sementes, entretanto é bom ressaltar que demoram para germinar e demoram ainda mais para crescer até a maturidade da floração. Além disso, as mudas precisam de resfriamento especial que é difícil de acomodar quando o cultivo é iniciado dentro de casa ou em nosso jardim.

As flores e as folhas da primavera são comestíveis, tanto frescas como cozidas, e antigamente as folhas utilizavam-se sobretudo para fazer chá e vinho. Todas as partes desta planta têm propriedades sedativas.

 

 

As lendas da Prímula

Uma das lendas refere-se a Adão e Eva. Adão ao narrar à Deus que havia comido a maçã por sugestão de Eva, Deus determinou que além de ser expulsa do Paraíso, Eva sangraria uma vez por mês. Eva, em desespero caiu em prantos, suas lágrimas ao caírem em solo fértil transformaram-se numa semente que deu origem a flor Prímula. Posto isso, segundo a sabedoria popular, dizem que o chá da flor Prímula é benéfico para amenizar os sintomas da TPM, possuindo propriedade calmantes e relaxantes.

A Prímula também está relacionada a Deusa Freya na mitologia nórdica associada a luxúria, beleza, feitiçaria, fertilidade e ouro, tendo inclusive uma espécie chamada Prímula Freya. Segundo a lenda, a Deusa Freya utilizava a Prímula em poções milagrosas que contribuíam para a cura de algumas doenças. As poções de amor que Freya produzia com a Prímula eram capazes de fazer qualquer homem se apaixonar perdidamente por uma mulher.

A Prímula era conhecida nos tempos antigos e foi considerada uma flor dosagem Olimpo: ela era chamada de Dodecateon (12 de deuses) e acreditava que ela era uma cura para todas as doenças.

Nos dias dos celtas, a Prímula fazia parte de uma bebida de amor, preparada por seus sacerdotes, druidas.

Veja também:

Óleo de Prímula, aliado a saúde da mulher

 

Luz p’ra Nós

 

Portais

cristolucifer.com.br
escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Prímula – A flor da Primavera e Portadora de boas novas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

KAERU: Simbologia do Sapo na cultura japonesa

Compartilhe a Verdade   Na milenar cultura da Terra do Sol Nascente, a imagem dos sapos tem um significado muito respeitado e positivo. Em japonês a palavra “Kaeru” (蛙/カエル) significa sapo/rã, homófona do verbo “voltar” (帰る), ou seja, segundo a crença, o retorno de boas energias, riqueza e felicidade. De acordo […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!