KAERU: Simbologia do Sapo na cultura japonesa

Compartilhe a Verdade

 

Na milenar cultura da Terra do Sol Nascente, a imagem dos sapos tem um significado muito respeitado e positivo. Em japonês a palavra “Kaeru” (蛙/カエル) significa sapo/rã, homófona do verbo “voltar” (帰る), ou seja, segundo a crença, o retorno de boas energias, riqueza e felicidade.

De acordo com a tradição, a figura do sapo quando nomeada como guardiã de algo ou alguém tem o poder de retornar tudo ao seu devido lugar de origem. O  kaeru é tão estimado, que há até mesmo uma data em sua dedicação, 6 de junho.

O Kaeru também está extensamente associado à transformação, já que sofrem incríveis mutações para alcançar o destino em sua forma adulta. Assim como, símbolo de fertilidade e abundância, uma vez que os sapos põem grandes quantidades de ovos. Muitos japoneses carregam um pequeno Kaeru dentro da carteira ou da bolsa, outros têm em casa um em tamanho considerável, para garantir que não faltem energias positivas.

Kaeru: A Imagem do Sapo ao Longo dos Séculos no Japão

 

 

O convívio harmonioso dos japoneses com os Kaeru está documentado desde tempos antigos. O Japão é um país abundante em margens de água e arrozais, o que proporcionou a propagação de sapos e rãs, que ganharam grande destaque ao serem responsáveis por eliminar insetos que prejudicavam as plantações de arroz, a base da economia agrícola do país.

O coaxar de alguns sapos se assemelham a verdadeiras canções, o que inspirou muitas poesias ao longo da história, que foram até mesmo mencionadas na mais antiga “Antologia de Poesia Japonesa” (Manyoushuu).

Kaeru: Santuários

 

 

 

A figura auspiciosa do sapo é usada como guardiã de muitos Santuários por todo o território nipônico. Dentre tantos, destaca-se o “Futami Okitama-Jinja” (Meoto Iwa), focado no casamento, harmonia conjugal e segurança no trânsito. Os sapos são considerados os mensageiros de “Sarutahiko Ōkami” (Grande Deus da terra), a divindade consagrada no local. Assim como em “Mizumiya-Jinja” (水宮神社 – Santuário da Água) ou, como também é conhecido, Kaeru Jinja (Santuário dos Sapos).

Fonte: Caçadores de Lendas

Luz p’ra Nós

 

Portais

cristolucifer.com.br
escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “KAERU: Simbologia do Sapo na cultura japonesa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

“É uma hipocrisia a discussão se a Cannabis funciona ou não”

Compartilhe a Verdade Revolta. Foi esse o sentimento da fisiatra Isolda de Araújo quando escutou falar das propriedades medicinais da Cannabis e do funcionamento do sistema endocanabinoide pela primeira vez. Especialista em fisiatria pela possibilidade de tratar o paciente como um todo, melhorando a função e qualidade de vida da pessoa. Pela […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!