O Slugging é uma dessas novas tendências que tem bombado é uma nova tendência de skincare que está bombando nas mídias sociais, como TikTok, Twitter e Instagram ultimamente. Essa técnica tem prometido milagres para quem tem a pele seca ou ressacada.
O termo é derivado da palavra “slug”, que em português é lesma. Sendo assim, o Slugging tem como princípio a aplicação de pomada ou geleia a base de petrolato, ou seja, vaselina sobre a pele durante a noite. Desse modo, deixando a pele com um aspecto gosmento. Sim, como se uma lesma tivesse passado pela sua pele. O intuito com isso é blindar a pele, protegendo-a contra agressores externos e aumentando a absorção de produtos aplicados antes.
Portanto, para os entusiastas da técnica de skincare, o uso da vaselina, devido a sua função oclusiva, ajuda a manter a hidratação da pele, bem como reduzi a perda de água. No entanto, apesar de estar super em alta, o Slugging ainda é um tema controverso, muitos dermatologistas aprovam a técnica, outros levantam riscos do uso de substâncias com pretolato.
O que é Slugging?
O Slugging é uma técnica de skincare baseada na rotina de cuidados originária da Coreia do Sul, chamada K-Beauty, que inclusive temos uma matéria completa no site. Ela é baseada no uso de produtos cosméticos de textura gosmenta, similar a secretada pelas lesmas, para potencializar a hidratação da pele, criando uma máscara gelatinosa sobre a derme.
No caso, a vaselina, que é o nome comercial da geleia de petróleo é aplicada na pele ao final do skincare tradicional, ou seja, depois da limpeza, hidratação e sérum. Para quem não sabe, a vaselina faz parte das substâncias denominadas “agentes de barreira”, que tem como função criar um filme sobre a pele, afim de impedir a perda de água. Desse modo, a vaselina pode ser um poderoso protetor para pele, já que a mantém isolada e protegida contra agentes externos, além de aumentar a hidratação da pele. Além disso, devido a sua ação antimicrobiana, ela também pode melhorar a reparação da pele.
Para quem o Slugging é indicado?
Já adiantamos que não o Slugging não é para todo mundo. De modo geral, essa técnica é indicada somente para quem tem a pele muito seca ou ressecada, bem como áreas do corpo que sofrem mais com o ressecamento, como joelhos e cotovelos.
No caso de quem tem a pele naturalmente oleosa e com tendência a acne, rosácea deve passar longe do Slugging. Isso devido ao seu poder oclusivo, que pode levar ao acúmulo de oleosidade nos poros, o que pode piorar ainda mais a questão da acne. Agora, em casos mais específico, como por exemplo, peles que passaram por procedimentos como laser, microagulhamento ou peelings também não é indicado. Visto que a pele precisa manter o equilíbrio para se recuperar por completo. Então, nada de aplicar vaselina depois de nenhum desses procedimentos.
Além disso, outro ponto a ser levando em consideração é o uso de produtos como ácidos. Tais como glicólico ou salicílico, bem como o retinol antes de fazer a técnica. Isso porque os efeitos desses produtos podem aumentar as chances de irritações na pele com o uso de vaselina.
Como fazer?
Na prática, não tem muito segredo para aderir o Slugging na sua rotina de skincare. Como dito anteriormente, essa é a última etapa da sua rotina de cuidados. Então, após fazer a limpeza da pele com produtos adequados, passar pela etapa de hidratação e sérum é hora de aplicar a vaselina.
Mas calma, se você tem agonia só de pensar na pele toda melecada, não se preocupe. Você não precisa exagerar na quantidade de produto aplicado sobre a pele.
De acordo com o site Steal The Look, o Slugging ideal como explicou Charlotte é depois de sair do chuveiro, com a pele ainda úmida. Primeiramente, aplique o seu hidrante de costume, no corpo e rosto. Então, após alguns minutos para o hidratante ser absorvido, aplique a vaselina nas áreas que achar necessário, como cotovelo, joelhos, mãos e claro, no rosto.
Compostos alternativos
Agora se você não quiser usar substâncias com petrolatos, mas ainda usar ativos hidratantes na pele seca, há alguns componentes menos agressivos e derivados de óleos vegetais.
O primeiro é o esqualeno ou esqualano, que é um composto que também é capaz de restaurar a barreira de hidratação e proteção da pele, e não tem origem animal. O ácido hialurônico é outro composto, esse que é um queridinho dos cuidados com a pele. Ele melhora o aspecto e a textura da pele, ao mesmo tempo em que deixa a pele com uma luminosidade e brilho incríveis. Além de suavizar as linhas de expressão. E por último, mas não menos importante, o Pantenol. Esse que é um ótimo hidratante e cicatrizante, muito eficaz para o cuidado da pele seca, já que acalma e hidrata na medida certa.
É seguro?
Então, essa é a maior questão a respeito do Slugging. Se trata de uma técnica controversa, enquanto alguns especialistas aprovam e indicam o Slugging, outros apontam considerações relevantes quanto a sua segurança.
Mas de acordo com o órgão regulador de cosméticos dos Estados Unidos, o FDA, esse ativo é totalmente seguro. Aliás, é um dos componentes de cosméticos mais antigos já registrados.
Enfim, se mesmo assim, você quiser algo mais natural para usar na pele, dermatologistas indicam fazer o Slugging usando óleo de coco, que proporciona um efeito parecido com o da vaselina.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Ótimas dicas! Gratidão!🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!