Notou um sangramento escuro na calcinha? Calma, não precisa se desesperar! Na maioria das vezes, o episódio está associado a simples escapes menstruais ou até mesmo a um sangramento de ovulação. Além disso, o que parece um corrimento escuro também pode ser a menstruação propriamente dita. Nestes casos, a menstruação escura é considerada normal em duas situações: quando acontece no início e no fim do período menstrual ou quando é uma característica constante do padrão menstrual da mulher.
Vamos conhecer sobre as diferenças entre menstruação escura, escape menstrual e sangramento de ovulação? Confira:
Menstruação escura acontece no início e fim do período menstrual
No geral, o sangue escuro na menstruação é apenas um fluxo menstrual que reagiu ao oxigênio e acabou escurecendo. Por isso, menstruação escura e pouco fluxo menstrual costumam andar juntos! Quando há pouco sangue para ser expelido, o tempo de trajeto da menstruação é maior e, consequentemente, o contato do fluxo com o oxigênio também.
Tendo isso em vista, consideramos a menstruação marrom escuro normal nas seguintes situações:
- Início e fim do período menstrual: nos primeiros e últimos dias da menstruação, o fluxo tende a ser mais fraco e escuro, parecido com uma menstruação “borra de café”;
- Fluxo menstrual leve: mulheres que têm o fluxo leve como padrão menstrual não precisam estranhar quando a menstruação vem escura. Ter menstruação escura e pouca tomando anticoncepcional também é considerado normal, já que o método contraceptivo afina o endométrio e tende a reduzir o fluxo da mulher. Além disso, a menstruação pouca e escura ainda pode ser sinal de anovulação (ausência de ovulação), o que não é obrigatoriamente um problema;
Para diferenciar a menstruação muito escura de outros sangramentos é importante observar alguns pontos específicos:
- Menstruação tem duração de 3 a 7 dias: pequenas variações podem ocorrer, mas, se o período menstrual diferir muito desta estimativa, é aconselhável informar o ocorrido ao(a) ginecologista.
- Menstruação costuma ocorrer na data prevista: sempre observe a data em que o sangramento escuro aconteceu. A menstruação é um processo cíclico e tende a acontecer todos os meses próximo à data prevista;
- Menstruação geralmente é antecedida pela TPM: sintomas como cólica menstrual, inchaço, retenção de líquido, sensibilidade mamária e alterações de humor costumam acontecer alguns dias antes da menstruação descer e são uma boa pista de que o sangramento marrom escuro realmente representa o período menstrual;
Escape menstrual acontece fora da menstruação e dura poucos dias
A menstruação escura e pouca pode ser, na verdade, um sangramento de escape ou spotting, que é caracterizado por um leve sangramento fora da menstruação que geralmente acontece em pequena quantidade. A causa mais comum para o escape menstrual é o uso da pílula anticoncepcional.
A pílula anticoncepcional torna o endométrio mais fino e pode, inclusive, diminuir o fluxo menstrual. Por esse mesmo motivo, a camada endometrial se torna fina demais para cobrir todos os vasos sanguíneos da região e acaba gerando escapes menstruais ao longo do mês.
Alterações hormonais e distúrbios, como a endometriose, também são capazes de gerar o sangramento de escape parecido com uma menstruação escura. Nestes casos, é comum notar ainda a presença de outros sintomas, como aumento do fluxo ou cólica. Fique de olho nos sinais do seu corpo e ao notar mudanças significativas no padrão menstrual, procure um(a) ginecologista para uma avaliação completa.
As principais diferenças do escape menstrual em relação à menstruação marrom é o momento do mês em que acontece. Veja as características deste tipo de sangramento:
- Sangramento de escape acontece fora da data prevista para a menstruação;
- Sangramento de escape dura poucos dias (até 3 dias, normalmente);
- É mais comum em mulheres que utilizam a pílula anticoncepcional;
- Parece um corrimento marrom ou corrimento marrom escuro;
- Para ser considerado normal, deve acontecer em pequena quantidade, durar pouco tempo e não acompanhar outros sintomas;
Sangramento de ovulação ocorre somente no período ovulatório
O que é interpretado como menstruação escura ou escape menstrual também pode representar o sangramento de ovulação, que não acontece todos os meses, mas pode ocorrer em alguns ciclos. O sangramento na ovulação desce em pequena quantidade, sendo visto na calcinha ou no papel higiênico, e costuma ser rosa ou marrom (parecido com a menstruação “borra de café”).
Alguns fatores podem justificar a ocorrência deste sangramento no período de ovulação, como a queda do hormônio estradiol e o próprio rompimento do folículo na hora de expulsar o óvulo maduro em direção à tuba uterina. Como a ovulação é um processo praticamente instantâneo (acontece em um dia), o sangramento de ovulação também não demora muito, durando no máximo 3 dias.
Para identificar o sangramento de ovulação, é importante saber a data do período ovulatório, entre outras características específicas deste momento do mês. Confira:
- Sangramento de ovulação acontece próximo à data prevista para a ovulação;
- Normalmente acompanha outros sintomas da ovulação, como aumento da libido e do muco cervical e elevação da temperatura corporal basal;
- Sangramento da ovulação dura até 3 dias;
- Pode ser marrom ou rosado;
Sangramento é considerado anormal quando acontece em conjunto com outros sintomas
O sangramento escuro deve ser investigado quando tem duração prolongada e/ou vem acompanhado de outros sintomas, como dor na região pélvica, corrimento anormal e mau cheiro na região íntima. Algumas DST’s, como a gonorreia e a clamídia, têm o escape menstrual e cólicas como sintoma. Distúrbios como a DIP (Doença Inflamatória Pélvica) e endometriose também podem provocar o sangramento escuro fora da menstruação, associado a aumento do fluxo e cólica intensa.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós
Luz pra nós ✨
Lpn.
Muito bom esse post!🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Gratidão pelo post. Deus abençoe!
Luz p’ra nós!
Gratidão pelas informaçoes! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥