Gochujang – Pasta de Pimenta Coreana

Compartilhe a Verdade

 

Gochujang é uma pasta de pimenta vermelha coreana comumente utilizada em diversos pratos típicos da região por sua ardência e sabor distintos.

Embora o nome “gochujang” refira-se à pasta de pimenta, muitas pessoas também utilizam-no para descrever um molho de pimenta similar à pasta, mas que contém outros ingredientes. Em coreano, gochu é a palavra para “pimenta”, enquanto jang significa “pasta”.

A pimenta coreana é preparada através de uma mistura de pimenta vermelha seca, arroz glutinoso, soja fermentada e sal. Ela é preparada em grandes potes de barro conhecidos como Onggi, o que ajuda na sua fermentação. A receita tradicional de gochujang também pode conter malte de cevada e outros grãos, enquanto versões industrializadas geralmente contêm ingredientes como xarope de milho ou glicose e especiarias adicionais.

Fatos nutricionais do gochujang 

gochujang possui diversos nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo de diversas maneiras. Os principais nutrientes desse tipo de pimenta são:

Vitamina C;

Proteínas;

Sódio;

Fibra dietética;

Vitamina A;

Ferro.

Além disso, o gochujang é rico em antioxidantes como os flavonoides, carotenoides e capsaicinoides. Todos esses componentes bioativos são essenciais para prevenir o dano oxidativo causado por radicais livres.

 

 

Por ser composto de pelo menos 25% de pimentas, esse alimento também é uma fonte de capsaicina. A capsaicina é um componente responsável pela ardência das pimentas porém, ela também tem diversos benefícios à saúde. Alguns dos seus efeitos são:

Analgésico: a capsaicina pode ajudar na redução da dor em casos de neuropatia e osteoartrite;

Anti-histamínico ou antialérgicos;

Apoptótico: em alguns casos, a capsaicina teve ações antitumorais e anti cancerígenas.

Como o gochujang é utilizado 

Na culinária, o gochujang pode ser utilizado de diversas formas. Na Coreia, por exemplo, a pasta é um ingrediente essencial nas receitas de pratos típicos, como o bibimbap ou tteokbokki. Contudo, por sua variedade, ele pode também ser usado em receitas ocidentais, adicionando um gosto a mais em pratos comuns.

 

 

Alguns exemplos de usos do gochujang são:

Marinadas: a pasta pode ser utilizada para marinar alimentos como carnes e outras fontes de proteína, como o tofu;

Molhos: tanto no molho de macarrão, quanto em qualquer outro molho utilizado na culinária, o gochujang oferece um gosto distinto e picante em saladas, caldos e carnes;

Ensopados: Como é comum em receitas como bibimbap, a pasta pode ser adicionada em pratos com arroz como ensopados e outros pratos quentes.

Assista o video abaixo de uma Receita Caseira Gochujang:

Luz p’ra Nós

Portais

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Gochujang – Pasta de Pimenta Coreana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Parar de menstruar faz mal?

Compartilhe a Verdade As dores fortes provocadas pela cólica menstrual e os demais desconfortos relacionados à menstruação podem provocar a vontade de parar de menstruar em muitas pessoas. Essa escolha não é de hoje e, inclusive, há diferentes métodos que podem ser utilizados para cortar a menstruação. Mas será que […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!