O que é planejamento familiar no SUS?

Compartilhe a Verdade

O SUS oferta, de maneira gratuita, nove métodos contraceptivos para evitar a gravidez não planejada.

O planejamento familiar, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um conjunto de ações preventivas e educativas, que orientam a população sobre métodos para evitar a gravidez não planejada. São nove tipos de contraceptivos disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde, além de todas as informações que homens e mulheres precisam para uma vida sexual segura.

O apoio do serviço de saúde e o acompanhamento da equipe médica da Atenção Primária à Saúde (APS) garantem acesso à informação sobre os métodos mais eficazes e seguros, de acordo com o histórico do paciente. Os métodos de planejamento familiar e contraceptivos no SUS incluem a laqueadura de trompas, vasectomia que são métodos irreversíveis, além do uso de anticoncepcionais, preservativos femininos e masculinos e Dispositivo Intra-Uterino (DIU).

O SUS oferta suporte completo para o planejamento da gravidez, para o pré-natal, parto e pós parto, de maneira segura, de qualidade e humanizada. planejada com suporte completo mesmo após o nascimento, preservativos femininos e masculinos, e as pacientes recebem também apoio para as medidas de prevenção e controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O programa de planejamento familiar é desenvolvido principalmente pela APS nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), que contam com uma rede de apoio de profissionais especializados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Quando essa pessoa decide ter um planejamento familiar, ela tem consciência dos métodos que pode utilizar e do momento que pode ou não engravidar”, alerta a enfermeira da rede pública de saúde do Distrito Federal, Isabella Damascena.

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: quais os SUS oferta?

  • Minipílula;
  • Diafragma;
  • Pílula combinada;
  • Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre;
  • Anticoncepcional injetável mensal;
  • Anticoncepcional injetável trimestral;
  • Preservativo feminino;
  • Preservativo masculino;
  • Pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte);
  • Laqueadura e vasectomia.

Segundo a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Lana de Lourdes Aguiar Lima, o ministério ampliou a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, método contraceptivo não-hormonal eficaz e com durabilidade de até 12 anos.

“Desde o segundo semestre de 2021, o Ministério da Saúde tem oferecido qualificação permanente para os médicos da atenção da saúde da família tanto para ofertar, como para inserir e para acompanhar as mulheres que optarem pelo uso do DIU após indicação do profissional de saúde”, destaca a gestora.

Lei do Planejamento Familiar e a Assistência Integral à Saúde da Mulher

O planejamento familiar faz parte da assistência integral à saúde e deve ser oferecido para todos os brasileiros. A garantia é assegurada pela Lei Federal 9.263/96, vigente há 25 anos. É obrigação do SUS garantir assistência às técnicas de concepção e métodos de contracepção cientificamente comprovados.

Além dos métodos de contracepção, o planejamento familiar do SUS inclui o aconselhamento pré-concepcional e o cuidado pré-natal. Essa medida visa conhecer as expectativas da mulher em relação à gravidez, além de identificar fatores de risco ou doenças que possam interferir na futura gestação.

Caderneta da Gestante

O Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, elaborou a Caderneta da Gestante. O material conta com respostas para as principais dúvidas, exames, direitos da mulher grávida ou puérpera, dicas para uma gravidez saudável e orientações sobre o desenvolvimento do bebê.

A Caderneta da Gestante é disponibilizada gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e no site do Ministério da Saúde. Este instrumento é importante para a qualificação da atenção pré-natal à medida que os procedimentos e condutas clínicas são realizados e avaliados, sistemática e periodicamente, em todas as consultas, junto com possíveis diagnósticos, que são devidamente registrados no documento.

Questões emocionais
O casal precisa concordar em alguns pontos, se não na maioria deles? - Terapia de Casal e FamíliaAlgumas pessoas escolhem ter filhos mesmo sem resolver questões emocionais latentes relacionadas à maternidade e/ou paternidade. Não raro homens ou mulheres cedem à pressão da família ou do cônjuge para ter filhos. Quando o bebê chega, podem ter dificuldade para se conectar com o filho ou aceitar o estilo de vida de um pai ou mãe. Os mesmos conflitos podem gerar ansiedade e medo durante todo o período da gravidez.

O planejamento familiar também atua nas competências emocionais necessárias para ter e cuidar de uma criança, dúvidas compartilhadas pelo casal ou alimentadas por um só cônjuge, relações familiares problemáticas, frustração e tristeza perante a infertilidade, entre outros.
Planejamento de longa data

Outra questão que não costuma ser considerada com tanta frequência pelo casal são os cuidados com o filho além da fase de bebê e de criança. Em outras palavras, a adolescência e início da vida adulta. Apesar de não ser bom dedicar muito tempo para pensar no futuro, é importante, pelo menos, definir se os recursos serão o suficiente para satisfazer a vontade dos pais em relação aos estudos e experiência que gostariam que os filhos tivessem.
Recursos financeiros
Como blindar seu relacionamento contra brigas por dinheiro | ExameNão é possível pensar em ter filhos sem considerar os recursos financeiros disponíveis. Alimentação, consultas médicas, roupas, estudos e brinquedos são investimentos essenciais durante os primeiros anos de vida do filho. Embora você não precise ter 10 anos de gastos planejados em uma planilha, é preciso saber que, pelo menos nos primeiros meses ou anos, você conseguirá se virar.

Muitos pais sonham em proporcionar experiências incríveis aos filhos, como intercâmbios, escolas e creches com boa infraestrutura, cursinhos pré-vestibular, cursos de idiomas, produtos e roupas de qualidade, entre outros. Como esses desejos não são necessidades básicas, como alimentação e roupas, por exemplo, é preciso fazer um planejamento maior ao longo dos anos para que esses sonhos se realizem.

Por que fazer planejamento familiar?

Terapia de Casal: Como funciona? Vale a Pena? Faça online!Como se pode notar, o espectro de coisas a considerar para tomar a decisão de ter um filho é enorme. Planejar-se, então, é indispensável. Não é apenas importante para minimizar as adversidades provenientes da ausência de recursos financeiros, que costuma ser a principal preocupação dos pais. O planejamento familiar também é essencial para reduzir conflitos com o cônjuge, os familiares e consigo mesmo, gerando uma boa convivência entre as pessoas que estarão presente na vida da criança, a harmonia entre o casal e o bem-estar emocional.

Se você deseja constituir uma família, considere formalizar esse tipo de planejamento no papel, em vez de guardar todas as coisas com as quais você precisa se preocupar na cabeça. Existem muitos recursos de organização que você pode utilizar para criar e aprimorar o seu planejamento familiar, como planilhas de orçamento, planners para fazer anotações importantes, pastas para guardar documentos, calendários para não se esquecer de compromissos com o médico, entre outros. Buscar grupos de apoio para casais, mães ou pais também é uma opção. Conversar com pessoas passando por situações semelhantes podem te ajudar a encontrar soluções para os seus problemas, controlar a ansiedade e expressar os seus sentimentos sem medo do julgamento.
Como a terapia pode ajudar no planejamento familiar?

O psicólogo pode ajudar casais de muitas formas durante a formulação do seu planejamento familiar. É importante ressaltar que tanto casais que desejam ter filhos quanto casais que não desejam podem buscar o auxílio desse profissional para construir o seu planejamento.

Entre os assuntos abordados na terapia para esse fim estão:

  • Avaliação de questões emocionais relacionadas ao universo da maternidade e/ou paternidade;
  • Avaliação da dinâmica familiar e sugestões de mudanças de comportamento e pensamentos para melhorar a convivência;
  • Encontro de soluções para os empecilhos que no momento impedem que o sonho de ter um filho se realize;
  • Apoio na tomada de decisões, principalmente sobre aspectos importantes;
  • Compreensão das expectativas, motivações e medos do casal acerca do desejo de constituir uma família;
  • Superação de medos que nascem de crenças limitantes passadas de geração em geração;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre métodos contraceptivos; e
  • Definição de metas e objetivos de médio e longo prazo.

É ideal que o casal faça as consultas da psicoterapia em conjunto para que ambos tenham a oportunidade de expressar os seus receios e desejos. Com a mediação e conhecimento do psicólogo, chegar a um acordo se torna um processo mais tranquilo. Se um dos cônjuges desejar um momento de privacidade para conversar com o psicólogo sem medo, também é possível fazer consultas individuais.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, solicite os seus contraceptivos e faça o seu exame.

Fonte:     2  

Veja Também

Técnicas

CONTROLE E EQUILIBRIO – YouTube

Dominando o Abstrato – a Sedução – YouTube

Armazenamento da Energia Sexual – YouTube

Reflexões

Relacionamentos e o Reino Luciferiano

Sobre a gravidez indesejada

A mulher do Reino Luciferiano sabe ser livre

A mulher pode acabar com os tr4id0r3s

As feministas são dominadas pela energia s3xu@l

Por que a mulher precisa do homem?

Superando seus traumas

O que sobra quando dissolve sonhos e traumas?

O paradoxo da t3nsão s3xu@l

Aprenda a dominar as emoções

É simétrico ter relação por prazer?

 

Amor e Honra traz a verdadeira liberdade s3xu@l

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “O que é planejamento familiar no SUS?

  1. E de coisas assim que o Brasil precisa. As pessoas nos dias de hoje tem acesso á tantas informações inúteis que na maioria das vezes só atraí coisas ruins para suas vidas e não tem acesso á uma informação como essas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Fotos de tulipas na Holanda

Compartilhe a Verdade Como fotógrafo de paisagem em tempo integral, viajo por todo o mundo para a minha fotografia. Mas fotografar meu próprio país natal, a Holanda, nunca cansa! Este ano, passei toda a temporada de tulipas em minha terra natal e capturei uma grande variedade de fotos de tulipas: […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!