Já ouviu falar em ozonioterapia? Esse é um tipo de tratamento que promete ajudar na circulação sanguínea e vem se tornando cada vez mais popular. Nos cabelos, o gás ozônio pode ser um aliado no combate à caspa, por exemplo, mas será que esse tipo de procedimento realmente funciona? Confira!
O que é ozonioterapia capilar?
Esse é uma procedimento que usa o gás ozônio como tratamento para várias doenças no couro cabeludo, como caspa, feridas e irritações, além de prometer ser capaz de regenerar os fios. Dra. Fernanda Nichelle, médica especializada na área de estética avançada, explica que a ozonioterapia tem como objetivo “estimular a oxigenação de tecidos do corpo, ajudando na desinflamação”.
“Nos cabelos, o tratamento é feito com a mistura de água e ozônio, de forma que o vapor entra em contato direto com os fios”, completa.
Apesar de estar ganhando fama agora, a técnica é antiga. Começou a ser utilizada na Primeira Guerra Mundial por soldados alemães, que buscavam o gás para ajudar com o tratamento de feridas. A técnica evoluiu bastante e, décadas depois do inicio do uso do ozônio, o procedimento passa a ser usado de maneira experimental no Brasil.
Para o que é indicado a ozonioterapia?
O procedimento pode ser indicado para ajudar com problemas de circulação, inflamações e a oxigenação sanguínea. Nos cabelos, o procedimento promete:
- Ajudar no combate a calvície;
- Controlar a queda dos fios;
- Combater caspa e outros tipos de dermatite;
- Rejuvenescer a estrutura capilar;
- Eliminar danos, frizz e pontas duplas.
Como é feito o tratamento?
A ozonioterapia é realizada com uma mistura do oxigênio e gás ozônio, sendo aplicando de maneira muito semelhante ao processo de secar o cabelo em cadeiras secadoras. Juntos, os dois elementos são vaporizados diretamente nos fios, com o intuito de fortalecer a estrutura capilar, estimular a circulação sanguínea e tratar lesões na pele do couro cabeludo.
Quais são os riscos e os benefícios do tratamento com ozônio?
Segundo a especialista, por ter poucos estudos científicos que atestem a sua eficácia e segurança, os efeitos colaterais da ozonioterapia também não são muito claros. No entanto, Fernanda explica que “a aplicação da técnica por profissionais não qualificados, ou que estejam fora de sua área de atuação, pode oferecer riscos à saúde”.
Quando falamos sobre os possíveis benefícios da técnica da ozonioterapia, vale começar lembrando que o tratamento foi liberado no Brasil apenas como algo complementar, ou seja, sem substituir protocolos da medicina tradicional, e começou a ser bastante usado nos salões de beleza.
“A técnica pode fortalecer a estrutura dos fios, estimular a circulação sanguínea e tratar possíveis lesões do couro cabeludo. No entanto, esse tratamento ainda carece de evidências científicas robustas que comprovem benefícios com a sua utilização”, conta.
Afinal, vale a pena fazer a ozonioterapia capilar?
Apesar de ser bem popular, usar o gás ozônio não é o ideal para tratar problemas de saúde os capilares. Inclusive, essa é uma prática desencorajada pelo CFM — Conselho Federal de Medicina. De acordo com o órgão, o tratamento não tem reconhecimento científico.
Sendo assim, se você está sofrendo com o excesso de caspa ou queda capilar, saiba que existem diversos tratamentos eficazes. A caspa, por exemplo, pode ser tratada com a laserterapia, aliada a outros cuidados como caprichar na higiene do couro cabeludo com o uso de shampoos anticaspa, aplicação de soluções tópicas e até uso de medicações via oral em alguns casos.
Já para a queda de cabelo, a médica esclarece que “o ideal é procurar um especialista para investigar o que pode estar causando o problema, em alguns casos é necessário a suplementação de vitaminas, mas alguns tratamentos eficazes são a aplicação de ativos direto no couro cabeludo em algum consultório capacitado e também o tratamento por LED, com fotoestimulação do folículo capilar”.
Fonte
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Nossa, não conhecia!
Ótimos benefícios!
Gratidão!🙏🌹✨
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós #unebrasil #edl #bobnavarro
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!