Tipos de aplicações e cortes culinários

Compartilhe a Verdade

Todo mundo já deve ter passado pela experiência de chegar em um restaurante e se deparar com nomes no cardápio do tipo “Robalo ao brunoise de legumes” ou então,  “Salada à chiffonade  ao camarão flambado”. À primeira vista, esses nomes desconhecidos podem causar uma certa estranheza, não é verdade? Mas veremos que se tratam apenas de cortes culinários com características específicas e que, muito provavelmente você já deve ter os feito em alguma preparação a qual tenha se aventurado. Veja alguns cortes:

Boleados

Com o uso de um boleador, consegue-se fazer um corte em formato de esfera em batatas, frutas (mamão, melão, melancia), abobrinha, cenoura, entre outros. De acordo com o tamanho do boleador utilizado, o corte pode ser denominado Parisiense (1,5cm), Noisette (1cm), Printanière (8mm) e Royalle (6mm). Muito utilizado para decoração.

Carré

Corte de legumes carré

Os cubos que levam o nome de “carré” são pouco maiores, tem 2 cm de lado.

Chiffonade

Corte tipo Chiffonade - é um tipo de corte específico para verduras, em tiras bem finas, como feito na couve refogada que é servida de acompanhamento para a feijoada. Também é usado para o corte de algumas ervas, como manjericão e salsinha. (Foto: KitchenAid/Reprodução)

Tipo de corte específico para verduras, em tiras bem finas, como na couve refogada que é servida como acompanhamento da feijoada. Esse também é o corte usado para ervas usadas no preparo da refeições, como salsinha, manjericão e a menta.

As folhas devem ser juntadas e enroladas como numa espécie de charuto, e você deve cortar fatias do charuto, o mais finas possíveis.

Folhas como o manjericão e a menta rapidamente escurecem ao serem cortadas, pois possuem enzimas que reagem quando são expostas ao oxigênio. A técnica chiffonade é a menos invasiva, garantindo uma menor exposição ao oxigênio e, portanto, demorando mais para essas ervas escurecerem.

Batton

Corte tipo Batton - Batton: é o corte da batata-frita, em bastões grandes com dimensões 1,5 cm x 1,5cm x 7 cm. (Foto: KitchenAid/Reprodução)

Este é o corte tradicional da batata-frita, em bastões grandes com dimensões 1,2cm x 1,2cm x 6cm. Esse também é o corte de partida para o corte allumette.

Battonet

Corte tipo Brunoise - Brunoise: corte em cubinhos minúsculos, de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,3 cm. Normalmente, esse corte é feito a partir do corte Julienne bem fino. Legumes cortados à Brunoise são ideais para saltear na manteiga pois têm cozimento rápido e com (Foto: KitchenAid/Reprodução)

É uma variação do batton, com espessura mais fina e dimensões de 0,6 cm x 0,6 cm x 7 cm.

Allumette

Esse corte é feito a partir do battonet, que é cortado no meio duas vezes no sentido do comprimento, gerando 4 cortes em allumette. São tiras finas e delicadas, na espessura de um palito de fósforo, com 0,6cm x 0,6cm x 6cm.

Julienne

É o mais versátil de todos os cortes. Corta-se o legume em fatias longitudinais, que depois são cortados em bastões com 0,3cm x 0,3mm x 6cm. Os legumes cortados em julienne podem ser usados para enfeitar, cozinhar no vapor, fritar, refogar ou crus.

Brunoise

Corte em cubos minúsculos com 0,3cm x 0,3cm x 0,3cm de cada lado. Legumes cortados a brunoise são ideais para saltear na manteiga, pois têm cozimento rápido, e como recheio de preparações.

Para conseguir o corte brunoise, parte-se primeiro do corte julienne e então corta-se os palitos a cada 3 centímetros.

Macedoine

Corte tipo Macedoine - corte em cubinhos um pouco maiores que o Brunoise, de 0,5 cm x 0,5 cm x 0,5 cm. (Foto: KitchenAid/Reprodução)

É um pouco maior que o Brunoise, mas pequeno perto do corte em cubos. Perfeito para queijinhos como aperitivos.  corte em cubos um pouco maiores que o brunoise, de 0,5 cm x 0,5 cm x 0,5 cm.

Mince

Menor que um brunoise, o mince é um corte menos preciso porque ele realmente é muito pequeno. Ele é usado para cortar salsinha, por exemplo, para ser distribuída pelo prato, ou para alho, por exemplo. É obtido geralmente cortando-se o menor possível e depois passando a faca aleatoriamente por cima, para cortar ainda menor.

Paysanne

Corte usado para o preparo de alimentos diversos juntos. Corte em formatos irregulares, losangos, cubos, redondos e ovais todos juntos.

Gomos 

é o corte da batata rústica, com formato parecido as «barquinhas». Bastante usado para tomates, pepino e abobrinhas

Cortes tipo Gomos - é o corte da batata rústica, com formato parecido a barquinhas. Bastante usado para tomates, pepino e abobrinhas. (Foto: KitchenAid/Reprodução)

Corte Parisienne

Corte tipo Parisienne - também conhecido como noisette, é um corte em formado de pequenas esferas feitas com boleador de melão. (Foto: KitchenAid/Reprodução)

Talvez esse seja um dos cortes mais difíceis de ser reproduzido, isso porque as esferas são feitas perfeitamente com boleador de melão. Para uma decoração arrojada na mesa com frutas, esse corte é um charme! – também conhecido como noisette, é um corte em formado de pequenas esferas feitas com «boleador» de melão.

Rondelle

O clássico corte em rodelas, podem ser mais finas ou mais grossas, dependendo da receita a ser preparada e do vegetal escolhido.

Principais tipos de cortes de legumes e verduras – Panelaterapia

 

Vale a pena praticar alguns desses cortes e preparar um prato personalizado, não é mesmo? Bom treino de corte culinário!

FONTE: REVISTA CASA E JARDIM / BLACKQUEEN / META COLHER

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

20 thoughts on “Tipos de aplicações e cortes culinários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Purê de mandioquinha

Compartilhe a Verdade Saudações irmãs, essa batata , também conhecida como batata baroa,  batata salsa, cenoura-branca, cenoura-amarela, batata-fiúza. É um tubérculo fonte de carboidratos e de fibras, auxiliando na produção de energia nas células e ajudando no funcionamento do intestino. A receita rende 4 porções e fica pronta em apenas 30 […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!