Impressionantes ‘marcas tribais’ nas pinturas de Toluwani

Compartilhe a Verdade

Seja retratando uma cena doméstica tranquila ou uma paisagem memorável, as impressionantes pinturas de Awodiya Toluwani estão conectadas através de uma superfície única. Tão tema da obra quanto seus retratos, cada tela é coberta por marcas em relevo que imitam cicatrizes, ou marcas tribais , historicamente comuns a diversas culturas indígenas da África. Quando os governos coloniais europeus começaram a condenar e criminalizar esta prática, esta diminuiu ou desapareceu completamente. Mas para alguns, continuar a tradição significava realizar um ato de resistência.

As pinturas de Toluwani são criadas nesta “pele” texturizada, sobrepondo retratos poderosos e cenas atmosféricas sobre o legado sombrio do colonialismo e da escravização humana. O artista considera tanto as cicatrizes físicas da escravatura – infligidas por chicotes e chicotadas de cana – como o trauma que causou nas comunidades em toda a África, destacando uma história complexa. “A história é uma parte essencial da existência humana”, disse Toluwani em comunicado. “Isso nos dá uma melhor compreensão das vidas vividas no passado, melhores maneiras de viver no presente e que legado deixar para as gerações futuras.”

As figuras desempenham um papel central nas obras de Toluwani, sejam elas evocativas das pinturas holandesas da Idade de Ouro, como The Milkmaid (c.1660), de Johannes Vermeer, ou trabalhando em uma paisagem mais ampla em um campo de algodão ou em um barco de pesca. O artista foi recentemente atraído por composições que lembram Lagos, na Nigéria, especialmente uma favela no centro da cidade conhecida como Makoko Village, onde os moradores constroem palafitas sobre uma lagoa. As texturas marcadas estão sempre presentes, variando desde imagens reconhecíveis de aranhas, pés ou corações até glifos abstratos e formas geométricas.

um retrato pintado em uma tela com textura geométrica de uma mulher negra com um cabelo afro grande e iridescente, usando um colar longo e um vestido verde
Um retrato pintado em uma tela com textura geométrica de uma mulher negra com um cabelo afro grande e iridescente, usando um colar longo e um vestido verde.

 

 

um retrato pintado em uma tela com textura geométrica de uma mulher negra derramando líquido em uma jarra, vestida com roupas que lembram figuras das pinturas de Johannes Vermeer
Um retrato pintado em uma tela com textura geométrica de uma mulher negra derramando líquido em uma jarra, vestida com roupas que lembram figuras das pinturas de Johannes Vermeer.

 

uma pintura horizontal em uma tela com textura geométrica de um campo com vários negros trabalhando para coletar o algodão
Uma pintura horizontal em uma tela com textura geométrica de um campo com vários negros trabalhando para coletar o algodão.

 

uma pintura de uma mulher negra grávida vestindo roupas de estilo holandês do século 17, segurando uma peça de roupa que está fazendo de renda
Uma pintura de uma mulher negra grávida vestindo roupas de estilo holandês do século 17, segurando uma peça de roupa que está fazendo de renda.

 

uma pintura horizontal em tela com textura geométrica representando um nascer do sol dramático com um barco em primeiro plano e montanhas ao fundo. uma figura trabalha perto do javali e vários objetos ficam ao seu redor, no meio do caminho na água
Uma pintura horizontal em tela com textura geométrica representando um nascer do sol dramático com um barco em primeiro plano e montanhas ao fundo. uma figura trabalha perto do javali e vários objetos ficam ao seu redor, no meio do caminho na água.

 

Uma pintura de um porto enevoado com uma única figura em um dos barcos e uma paisagem urbana ao fundo.

 

O retrato de uma mulher sentada em uma cadeira perto de uma janela com grandes cortinas. ela segura um gato no colo e usa saia azul e blusa branca.

 

Um retrato de uma mulher negra majestosa com um penteado em leque, sentada em um ângulo de três quartos e usando um vestido azul-petróleo.

 

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Impressionantes ‘marcas tribais’ nas pinturas de Toluwani

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Idosa de 81 anos quebra recorde mundial de doações de sangue

Compartilhe a Verdade Aos 81 anos, Josephine Michaluk, residente em Alberta, Canadá, encontrou na doação de sangue uma forma de oferecer esperança aos necessitados. Com um compromisso firme, ela se tornou a recordista mundial em doações de sangue ao longo da vida. A gentileza de Michaluk começou em 1965, aos […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!