Nem todo mundo sabe, mas a história da computação presta reverência a várias mulheres. E uma delas é Ada Lovelace, considerada a primeira programadora de computadores do mundo. Isto ocorre porque, em 1840, Ada escreveu o primeiro algoritmo de máquina, feito ainda no papel.
A vida de Lovelace
Augusta Ada Byron King nasceu em 10 de dezembro de 1815. Ela era filha do poeta romântico Lord Byron, cuja vida foi cercada de polêmicas e excessos. Ada foi crescendo e sempre se interessou pela matemática.
Sua infância foi um tanto atípica. Ela nasceu do primeiro casamento de Lord Byron com Lady Anne Byron. Quatro meses após o seu nascimento, seu pai deixou a Inglaterra e Ada nunca chegou a reencontrá-lo.
Ainda que fosse membro da aristocracia, ela foi educada de forma diferente. Lady Anne não queria que a filha fosse influenciada pelo temperamento artístico do pai e, por isso, proibiu que a menina estudasse poesia. Ela foi educada a partir apenas do ensino da matemática e das ciências.
Conta-se também que Lady Byron forçava que a menina ficasse deitada por horas a fio, pois isso estimularia o seu pensamento e a capacidade de autocontrole.
As ideias visionárias de Ada
Quando era adolescente, Ada Lovelace aproximou-se do professor Charles Babbage, que lecionava matemática na Universidade de Cambridge. Ele havia projetado a Máquina Diferencial, uma espécie de computador mecânico planejado para fazer tabelas matemáticas de forma perfeita. Ocorre que Babbage, por razões pessoais e por falta de dinheiro, nunca conseguiu construir a máquina.
Charles Babbage e Ada Lovelace mantiveram uma correspondência por anos, em que discutiam a matemática e a computação enquanto ele trabalhava em sua máquina. Em 1842, Babbage deu uma palestra na Universidade de Turim, e Ada, que tinha então 20 anos e era conhecida como Condessa de Lovelace, foi contratada para fazer a tradução da fala dele do francês para o inglês.
Ao fazer a transcrição, Ada colocou no texto suas anotações sobre a palestra, o que deixou claro que ela entendia muito da Máquina Analítica. Ela sugeriu melhorias à máquina, como a entrada de outros dados, fazendo com que a máquina manipulasse outras informações além de números.
Em uma das notas que anexou no texto, Ada Lovelace descreve um algoritmo que faria a Máquina Analítica calcular com precisão. Hoje este é considerado o primeiro algoritmo criado para ser usado em um computador. Uma vez que a máquina de Babbage não foi construída, o algoritmo de Ada não chegou a ser testado com ela em vida. Mas o processo envolvia fazer a máquina repetir uma série de instruções, tal como ocorre hoje com os programas de computador.
Ada Lovelace previu que as máquinas poderiam ser usadas para compor música, produzir gráficos e ajudar nos processos científicos. Tudo isso veio a acontecer — só que 100 anos depois do seu tempo. O professor Charles Babbage ficou tão impressionado com a moça que a apelidou de “a feiticeira dos números”.
Ela morreu aos 36 anos, em 1852, após ser acometida pelo câncer. Suas contribuições à ciência e à engenharia fazem com que o dia 11 de outubro seja celebrado como Ada Lovelace Day, data reservada para reconhecer e apoiar as mulheres na ciência.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
.
Luz, p’ra nós!
genia, fortissima, powergirl!
Luz pra nos.
Uau isso é um feito, Lpn.
Uau que mulher
Luz p´ra nós!!
Luz pra nós
Luz pra nós!
Lu p’ra nos
Uma mulher digna de admiração.
Luz p´ra nós
Uma pena ela não ter visto sua ideia sendo testada mas seu legado ficou. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️