É comum a mulher estranhar a textura e a cor do leite durante as primeiras mamadas do recém-nascido. É que esse líquido ainda não é o leite, é o colostro, a primeira das três fases do leite materno. Antes de se tornar leite maduro, o alimento que a mulher produz para alimentar o filho passa por alguns estágios – todos muito importantes. Aliás, a amamentação é tão importante que dar o peito na primeira hora após o parto, quando o líquido produzido ainda é o colostro, pode reduzir a mortalidade infantil.
As três fases do leite materno
Colostro
O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias e tem consistência mais líquida do que o leite maduro. Além disso, é ligeiramente transparente, semelhante à água de coco, por isso, às vezes é visto erroneamente como se fosse um “leite fraco”.
Na verdade, o colostro contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas, mais anticorpos e menos gordura. É considerado a “primeira vacina do recém-nascido”, pois o protege contra uma série de doenças e o alimenta muito bem.
Que alívio, não? Toda mãe tem receio de não estar produzindo leite de forma adequada ou em quantidade suficiente para alimentar o bebê. Mas, na grande maioria dos casos, está tudo bem!
Leite de transição
A maturação do leite ocorre aos poucos. Como o próprio nome diz, o de transição é produzido no período intermediário entre o colostro e o maduro. Sua composição, portanto, se modifica de forma gradual e progressiva. Em geral, esse leite é produzido entre o sexto e o 15º dias após o parto. O leite de transição é rico em gordura e lactose, enquanto o volume de proteínas e prebióticos diminui (fibras que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino e auxiliam no seu funcionamento). Nessa fase, as mamas ficam mais cheias, firmes e pesadas. Mamadas frequentes do bebê ajudam a aliviar esse ingurgitamento normal.
Leite maduro
As mamas produzem o leite maduro cerca de duas semanas após o parto. Em seu estágio final e definitivo, o alimento contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo do pequeno. Sua composição é um equilíbrio perfeito entre macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas, como a vitamina A e C, e minerais, como ferro, cálcio e zinco), sendo assim suficiente para alimentar exclusivamente o bebê até o sexto mês de idade, não sendo necessário nenhum tipo de complemento. Curiosamente, a composição do leite humano não é constante. Sua composição pode mudar a cada mamada, principalmente no que diz respeito à proporção de gordura. Às vezes, ele é mais fino e aguado, contendo importantes carboidratos, proteínas e vitaminas. Em outras ocasiões, é mais grosso, cremoso e, portanto, mais gorduroso.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Que interessante! Gratidão!🙏
Muito bom
Gratidão pelo post
Luz pra nós 🙏
Que demais, #luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz pra nós ✨
Luz p´ra nós
Luz pra nós
Gratidão pelo post…
Desconhecia total essas fases do leite materno.
Valeu pelo post. Deus abençoe!
Luz p’ra nós!