10 imagens do Ocean Photographer of the Year 2024

Compartilhe a Verdade

O Ocean Photographer of the Year Awards 2024 reuniu mais uma vez as imagens mais deslumbrantes dos nossos oceanos. Organizado pela Oceanographic Magazine , o concurso celebra fotógrafos que capturam momentos poderosos na natureza, desde enormes criaturas marinhas até a vida pacífica abaixo da superfície.

Os vencedores e finalistas deste ano compartilham vistas cativantes dos nossos oceanos, nos lembrando o quão grandes e frágeis eles são. Cada foto conta uma história, nos ajudando a explorar e entender o mundo subaquático, ao mesmo tempo em que mostra por que é importante protegê-lo para o futuro. Confira:

Fotógrafo Oceânico do Ano, 1º Lugar Rafael Fernandez Caballero

Uma baleia de Bryde dá uma mordida.

“Um frenesi de alimentação é o maior show da Terra para mim. Os menores animais da Terra, o plâncton, atraem bolas de isca de sardinhas e, por sua vez, baleias gigantes aparecem”, diz Fernández Caballero.

Fotógrafo de Belas Artes do Ano, Finalista Enric Gener

Menorca, Espanha

 “Após cerca de cinco horas de busca, avistamos esta gaivota e notamos que suas pernas não estavam debaixo d’água. Nós nos aproximamos lentamente com o barco e de repente percebemos que ela estava em cima de uma tartaruga marinha. Decidi pular na água, pensando que encontraria a tartaruga morta porque ela não estava se movendo. Quando cheguei perto o suficiente, vi seu rosto debaixo d’água e percebi que a tartaruga marinha estava viva. Que cena surreal!”, diz Gener.

Wildlife Photographer Of The Year, 3rd Place Winner Andrey Shpatak

Um polvo gigante do Pacífico em águas rasas.

“No final do outono, quando a temperatura da água cai bruscamente para 5 graus Celsius, polvos gigantes do Pacífico correm para águas rasas”, diz Shpatak

Fine Art Photographer Of The Year, Finalist Pietro Formis

Filipinas

Um pampo africano juvenil. “Os juvenis parecem muito diferentes dos adultos”, explica Formis.

“Eles são muito finos, com um corpo prateado e apêndices muito longos em suas nadadeiras. Normalmente, os filamentos se esticam atrás deles, tornando quase impossível capturar o peixe inteiro. Desta vez, tirei a foto enquanto ele estava mudando de direção, e essas belas nadadeiras longas criaram círculos ao redor do peixe-prata. Pareciam luzes de neon à noite.”

Wildlife Photographer Of The Year, 2nd Place Winner Rafael Fernandez Caballero

Ilhas Galápagos, Equador

“Ao olharmos para esta iguana marinha, com metade do corpo submersa nas águas e a outra metade emergindo acima da superfície, é impossível não nos maravilharmos com a singularidade dessas criaturas. Sem dúvida, as iguanas marinhas são dinossauros vivos, um testemunho dos inúmeros estágios e transformações pelos quais a vida em nosso planeta passou”, diz Fernández Caballero.

Fine Art Photographer Of The Year, Finalist Mizael Palomeque Gonzalez

México

O padrão natural de uma arraia-águia-pintada.

“Em um dos meus mergulhos, esta linda arraia-águia chamou minha atenção”, diz Palomeque Gonzalez.

“Ela nadou calmamente pelo fundo arenoso enquanto expunha suas costas intrincadas para todos nós. Fiquei surpreso que a natureza inspira as criações mais revolucionárias. O padrão de sua pele me lembra um código binário.”

Prêmio Ocean Portfolio, 3º lugar: Filippo Borghi

Antártida

“Nas águas geladas do Oceano Antártico, perto da costa da Antártida, tive a oportunidade de capturar um encontro de tirar o fôlego com um dos predadores mais formidáveis ​​da região – a foca-leopardo”, diz Borgi.

Fotógrafo de vida selvagem do ano, finalista Merche Llobera

Baja California Sur, México

“A imagem captura a dualidade louca da caça. Acima, pelicanos mergulham do céu em uma dança bem coordenada. Debaixo d’água, é puro caos. Mahi-mahi dispara em alta velocidade, perseguindo sardinhas”, explica Llobera.

Fotógrafo de Belas Artes do Ano, Finalista Merche Llobera

Ilhas Saltee, Irlanda

Um papagaio-do-mar carrega peixes para alimentar seus filhotes. “O fundo escuro dos penhascos sombreados destaca o bico vibrante e colorido do papagaio-do-mar e o prateado cintilante dos peixes capturados”, explica Llobera.

Fotógrafo de Belas Artes do Ano, Finalista Henley Spiers

Devon, Inglaterra

Uma água-viva lunar logo abaixo da superfície, emoldurada por um fenômeno visual conhecido como janela de Snell, através da qual vemos o céu e as nuvens acima.

“Para mim, é uma composição criativa usando elementos naturais que parece uma criatura extraterrestre entrando na órbita da Terra”, diz Spiers.

“Talvez também possa ser um lembrete de que, apesar de todos os nossos esforços para explorar o Espaço, ainda há muitos mistérios a serem desvendados em nosso planeta natal, especialmente no oceano.”

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

2 thoughts on “10 imagens do Ocean Photographer of the Year 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pesquisadora apresenta programa sobre cannabis

Compartilhe a Verdade Na quinta-feira do dia 29 de agosto começou o programa Caminho Verde na TV UFSC, um canal da Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentado pela pesquisadora Dalla Coletta, o objetivo é explorar um pouco mais sobre a cannabis na ciência. De acordo com a pesquisadora, a ideia […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!