HU Druidas da Cura – Fitoenergia

Compartilhe a Verdade

Desde tempos imemoriais o homem vem buscando na fonte da natureza alimentos e medicamentos para a cura de seus males.

O que é Fitoterapia?

Como o nome já diz, fito quer dizer planta e terapia tratamento, ou seja, uma forma de tratamento pelas plantas medicinais. Contudo, este nome é ainda restrito, pois incluso ao tratamento fitoterápico utiliza-se ainda substâncias animais e minerais.

Qual a diferença da Fitoterapia Chinesa com a Fitoterapia Ocidental e quais suas vantagens?

As vantagens da Fitoterapia Chinesa é que ela possui milhares de anos de tradição de uso. Seus efeitos medicinais, contra-indicações e dosagens já foram estudados tanto empiricamente como hoje, cientificamente, comprovando-se aquilo que já se sabia antigamente.

Outra vantagem é que o chinês descobriu a função energética da planta, ou seja, se ela é de natureza quente, fria ou neutra. Isto fica fácil de se entender quando falamos que o gengibre é de natureza quente e a hortelã de natureza fria pois, filosoficamente na Medicina Chinesa, doenças do frio têm de se aquecer e doenças do calor têm de se esfriar. Seria por isso que no inverno, inconscientemente usamos gengibre no quentão?

Outra vantagem é o que o chinês (observou que cada substância possui um tropismo por meridianos (canais por onde corre a energia) específicos do nosso corpo. Como no exemplo acima, o gengibre teria afinidade pelos canais do estômago (Wei) e pulmões (Fei) , servindo para problemas de vômitos e resfriados comuns por vento frio. Ainda determinaram os sabores de cada substância que teriam também um efeito terapêutico, como o doce agindo no baço/ estômago; picante no pulmão; amargo no coração; salgado nos rins; ácido no fígado. Logicamente, tudo isto está intrinsecamente ligado à própria base de toda a filosofia médica chinesa que, nesta matéria, não cabe mencioná-la. Basta dizer ainda que hoje, 2/3 da população mundial trata-se com Fitoterapia Chinesa, tendo estudado cientificamente mais de 6 mil substâncias; e ainda que no início do século era considerada a Medicina mais avançada do mundo.

Quanto à Fitoterapia Ocidental, no presente caso a utilizada no Brasil, que possui uma das maiores floras e faunas do mundo, sua base filosófica difere em pouca coisa da chinesa, não considerando seus aspectos energéticos de temperatura, sabor, meridianos, etc. Pouquíssimas plantas estão estudadas cientificamente, trazendo dificuldades para os profissionais que têm de se valer das informações empíricas tradicionais. Outros fatores agravantes são a falta de investimentos na área, falta de controle adequado na qualidade, falta de incentivos na produção nacional.

Como deve ser uma consulta com um fitoterapeuta energético?

Um fitoterapeuta energético deve ter conhecimentos profundos da Medicina Tradicional Chinesa. Seu diagnóstico vai se basear no desequilíbrio energético do paciente, com interrogatório, observação, apalpação, verificação do pulso, língua, aspectos emocionais, ambientais, familiares e outros fatores que determinaram seu desequilíbrio.

O tratamento visa estabelecer o equilíbrio através de uma conduta terapêutica. Esta conduta tem como base a filosofia de vida taoísta, que procura manter a energia formadora da vida (Qí ancestral) forte, plena e distribuída por todo o organismo. Conhecendo os princípios da natureza e vivendo a favor desta, manteremos o Qí (energia) forte.

Os princípios do TAO, o Yín e o Yang, os cinco movimentos e outros vão formar o corpo da MTC que se divide em diagnóstico e tratamento, sendo este último o objetivo deste texto.

– O tratamento se divide em três momentos:

1°) A natureza ajudando os doentes – medicamentos de origem vegetal, mineral e animal.

2°) O homem ajudando o homem – seções terapêuticas de Acupuntura e/ ou Tui-ná (massagem chinesa).

3º) O próprio doente ajudando a si mesmo – Tai-Chi-Chuan (exercícios) Tao-in (“busca interna”) e Qi Kun.

Na grande maioria das vezes somente a Fitoterapia será suficiente no tratamento.

O que é utilizado no tratamento e o que trata?

Após o diagnóstico vamos utilizar fórmulas magistrais em pílulas, pó ou líquidos já prontos e existentes no mercado ou se necessário, uma fórmula manipulada individualizada, com um efeito específico desejado.

Poderemos fazer mão também de uma fórmula para uso em decocto (chá) que, culturalmente no Brasil, tem difícil aceitação por motivo do falta de gosto, falta de tempo e dificuldade no preparo As cápsulas ou pills são mais aceitas pelos brasileiros.

Hoje a Fitoterapia Chinesa está tão avançada que até fitoterápicos injetáveis podem ser utilizados, e como visa restabelecer o equilíbrio energético do paciente, inicialmente qualquer patologia pode ser tratada pela Fitoterapia chinesa.

FITOENERGIA x FITOTERAPIA

A Fitoterapia utiliza o emprego do princípio ativo químico da planta no organismo físico.

Já a Fitoenergia utiliza o campo energético das plantas, ou seja, o princípio ativo sutil das ervas, no campo sutil dos homens, dos animais, dos ambientes e das próprias plantas. Podemos dizer também que a Fitoterapia atua no corpo físico enquanto que a Fitoenergética atua nos corpos sutis que são o Emocional, o Mental e o Consciencial ou Espiritual.

 

A Fitoenergética é um sistema de cura natural que oferece a sabedoria que estava escondida e deixada de lado em função dos novos tempos. Inédito no mundo, mostra um sério e aprofundado estudo sobre as propriedades energéticas das plantas e seus efeitos sobre os seres humanos, os animais, os ambientes e até as próprias plantas.Neste trabalho, o poder do Reino Vegetal se mostra como uma das melhores opções que temos para a cura das nossas emoções inferiores, as doenças do corpo e do espírito. Revela, de forma simples, a verdadeira origem das doenças mais comuns da humanidade, apresentando a energia das plantas como uma opção poderosa de cura, equilíbrio e elevação da consciência.


A Fitoterapia é a prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso de plantas (Ferreira, 1999). Phyton, em grego, quer dizer “planta” e therapeia vem do verbo therapeuo, que significa “tratar, cuidar”. Segundo o Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.O fitoterápico, é um produto obtido de matéria-prima ativa vegetal, com finalidade profilática, curativa ou paliativa, incluindo medicamento fitoterápico e produto tradicional fitoterápico, podendo ser simples, quando o ativo é proveniente de uma única espécie vegetal medicinal, ou composto, quando o ativo é proveniente de mais de uma espécie vegetal.

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
 

 

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

18 thoughts on “HU Druidas da Cura – Fitoenergia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Alimentos mais ricos em ferro do que a carne

Compartilhe a VerdadeA dose diária recomendada de ferro que um adulto precisa é entre 8 e 27 miligramas por dia, porém, quem prefere optar por uma dieta sem o consumo de carne deve se atentar às substituições de alimentos para que consiga promover uma alimentação ainda mais saudável e leve, além […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!