O Largato basilisco é um animal com um aparência tão impressionante que gerou inúmeras histórias e fábulas. No entanto, ele é muito mais do que um mito ou um enigma da floresta tropical. Os penetrantes olhos amarelos que se destacam em sua maravilhosa pele verde tornam o basilisco uma criatura temida e reverenciada. Ele é, sem dúvida, um dos enigmas naturais da floresta tropical.
A morfologia do basilisco lembra um dragão. A beleza deste animal alimenta a lenda do reptiliano fictício com base no qual foi nomeado, incluindo a crença de que apenas um olhar seu pode transformar quem o observa em pedra.
Respeitado ao longo dos séculos, até hoje alguns índios nativos acreditam que o basilisco moderno possui poderes fantásticos.
Beleza brilhante
O basilisco verde ou de crista dupla (Basiliscus plumifrons) deve seu nome à palavra grega basiliskos, que significa “pequeno rei”. Este nome se refere ao ornamento em sua cabeça, semelhante a uma coroa. Esta espécie a mais bonita das quatro reconhecidas no gênero.
Suas cores são intensas tonalidades de verde elétrico, tipicamente estampadas com manchas brancas, amarelas ou azuis espalhadas.
O macho do Basiliscus plumifrons, vestido com um par de altas cristas cranianas e velas vertebrais que percorrem o comprimento do corpo e da cauda, certamente impressiona. Sua aparência única foi o que lhe deu tanto destaque na cultura popular.
A fêmea tem uma forma muito menos impressionante e possui uma crista craniana menor – às vezes ausente – e uma crista vertebral modesta. De tamanho moderado, o basilisco atinge entre 60 e 77 centímetros de comprimento, dois terços dos quais correspondem à cauda.
Os adultos são verdes brilhantes, com olhos amarelos brilhantes e pequenas manchas azuladas ao longo da crista dorsal. Os machos têm três cristas: uma na cabeça, uma nas costas e uma na cauda, enquanto as fêmeas só têm a crista da cabeça. Os juvenis são menos visivelmente coloridos e não possuem as cristas características.
Agilidade
Os basiliscos são ágeis e são “equipados” com dedos longos que terminam em unhas afiadas, o que lhes permite subir rapidamente em árvores.
Os dedos traseiros estão alinhados com pequenas escamas voltadas para baixo. Esse recurso aumenta a área da superfície do dedo do pé contra a superfície da água, e é o “truque” que permite que o basilisco corra na água, uma de suas características mais notáveis.
Esse lagarto é um excelente nadador, pode permanecer embaixo d’água por até meia hora.
No entanto, ela também foi observada em espécies convergentes, como é o caso dos lagartos de barbatana do Velho Mundo, do gênero Hydrosaurus. Devido a essa habilidade, eles também são conhecidos como lagartos Jesus Cristo.
Habitat natural e reprodução
Os membros do gênero Basiliscus são encontrados na América Central, do sul do México ao norte da América do Sul. Especificamente, o basilisco de crista dupla é encontrado da Guatemala à Costa Rica.
Ele costuma ser visto ao longo de grandes cursos de água e enseadas, cercados por florestas exuberantes e densas. Embora possa ser encontrado em uma copa de árvore a uma altura de 15 metros, o basilisco normalmente fica exposto perto da água para caçar ou escapar do perigo que se aproxima.
As fêmeas grávidas preparam uma vala rasa onde depositam até 20 ovos. A mãe deixa os ovos sem vigilância e os filhotes nascem com a capacidade de correr, escalar e nadar. Os ovos eclodem após oito a dez semanas, quando os jovens emergem como lagartos totalmente independentes.
São onívoros e se alimentam de insetos, peque_nos vertebrados, frutas e flores. Seus predadores naturais incluem aves de rapina, gambás e serpentes. e possui.
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Nas escrituras tem, interessante demais!!
Luz pra nós!
Perfeito! Qualquer semelhança com os olhos do Bob não pode ser uma mera coincidência rsrs Luz p’ra nós
Luz pra nós! <3
kkkk amei a corrida na água, o que mais chamou atenção foi esses olhos, lindo mesmo, luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós
Lindinho!!
Luz p´ra nós!
Luz pra nós !
Muito interessante.
Não imaginava uma espécie assim!
Luz P’ra Nós!
São muito rápidos, que incrível! Luz p’ra nós!💚
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎
Esse bixao é maneiro demais, Basilisko jonim da aldeia da folha
Luz para nós!!!
Lagartinho massa véi. #luzpranos
Luz p’ra nós!