O contato com a Natureza pode curar doenças, revelam cientistas

Michelly 23
Compartilhe a Verdade

Quanto mais estudamos, fica cada vez mais claro que a solução de muitos dos problemas da atualidade poderiam ser resolvidos se nos reconectássemos com nossa essência. Já observando isso, nos anos 80 no Japão, foi criado “shinrin-yoku”, que significa algo como ”banho na floresta”, consiste em oferecer aos interessados algumas horas de contato direto com a natureza em prol de benefícios à saúde. Essa prática que promete melhorar nossa saúde física e mental apenas aumentando nosso contato com a natureza, é apenas mais uma das provas reais de que tal afirmação é mais que verdadeira.

 

Imagem relacionada

 

A ciência aprova

Os benefícios alcançados com essa terapia difundidos pelos amantes da natureza, também contam com um respaldo científico.

De acordo com Amos Clifford, fundador e diretor da Associação da Natureza e Terapia da Floresta, em entrevista ao Today, esse contato direto com a natureza feito pela terapia pode acabar com o estresse, insônia, tensão e até alívio para a dor crônica.

Quando questionado quais os motivos disso acontecer, Clifford revela que tudo não passa de uma resposta do nosso corpo ao retornarmos ao nosso ambiente de original.

“É nossa casa. Nós evoluímos fora das florestas, mas há algo realmente profundo em nós que tem um senso de reconhecimento nelas. Parece que estamos ligados a isso. Nós vemos uma redefinição do sistema nervoso, onde as pessoas começam a voltar para um patamar mais saudável. Elas estão longe de seus dispositivos, não estão no trânsito, não estão assistindo notícias o tempo inteiro… elas estão muito ligadas no momento presente. O corpo, nessas circunstâncias, tem uma incrível capacidade de autocura.”

 

Dr. David Strayer, professor de psicologia e pesquisador especializado em cognição e natureza, Universidade de Utah, também deu sua opinião sobre a terapia, que foi em total acordo.

Segundo o especialista, entrar em uma floresta muda a maneira com seu cérebro funciona, reduzindo os níveis de estresse e aumentando a sensação de bem estar. Cientificamente falando, o motivo é a ausência da tecnologia.

Quanto mais absorvidos por este estilo de vida que estamos vivendo – checando mensagens a todo instante, registrando todo e qualquer momento, etc. – aumentamos os estímulos na região do cérebro responsável pela resolução de problemas (córtex pré-frontal) e com o tempo acabamos fadigando o órgão.

Ao nos distanciarmos disso tudo na natureza, acabamos dando um descanso à essa região ativa do corpo, nos fazendo parar de remoer os problemas. As partes responsáveis por ficarmos mais atentos e em estado quase meditativo são ativadas, trazendo os benefícios citados, conforme explicou o pesquisador.

 

 

Embora Dr. Strayer tenha afirmado que os benefícios são provenientes da ausência da tecnologia, que basta reservamos 30 minutos do nosso dia em algum lugar arborizado sem usar o celular, para sentirmos os efeitos, já existem outros dados apontando que a melhora em nossa saúde graças à natureza não se limita apenas à distância dos eletrônicos.

 

Neste estudo japonês, publicado na revista científica NCBI, que constatou através de pesquisas, que o simples fato de observar a natureza por cerca de 20 minutos foi capaz de reduzir os níveis de cortisol salivar em 13,4%.

Um dos motivos em se ter o nível de cortisol alto é o estresse, e essa característica pode estar super relacionada com várias doenças, como o aumento do peso, pressão alta, diabetes e até osteoporose.

Além disso, eles comprovaram também que a “terapia florestal” pode reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, desencadeando um aumento significativo na atividade de células que são produzidas pelo sistema imunológico, com a função de evitar infecções e combater o câncer.

O estudo comprovou que se passarmos 3 dias na floresta, essas células aumentariam em nosso organismo em até 50%, fazendo seus efeitos benéficos durarem por até um mês.

Fonte:
forest-therapy


Cura pela Natureza

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.com.br
congressodigital.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “O contato com a Natureza pode curar doenças, revelam cientistas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Gregos voltam a rezar aos deuses antigos #Curiosidades

Compartilhe a Verdade O culto aos deuses antigos voltou à Grécia. Isso porque, de acordo com o portal Greek Reporter ( O Greek Reporter é uma organização de notícias do povo grego), tornou popular as igrejas do país patrocinar o culto dos personagens mitológicos. Esses seguidores já instalaram algumas áreas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!