Breve história do pão
Relatos apontam que a invenção do pão ocorreu cerca de 12 mil anos atrás na Mesopotâmia, região hoje conhecida como Iraque, foi na mesma época em que o trigo começou a ser cultivado por lá.
Os primeiros pães em nada se pareciam com os de hoje, eles eram sem forma, achatados, duros e secos necessitando de imersão em água quente por várias vezes antes de seu consumo.
Segundo historiadores a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, aproximadamente em 3.000 AC. Naquela época o pão servia para pagar salários, um dia de trabalho valia três pães e dois vasos grandes de cerveja.
O primeiro registro de pão assado no forno de barro também foi no Egito cerca de 7.000 AC e foi lá também que o fermento começou a ser utilizado na produção dos pães, que vieram a ficar mais parecidos com os que conhecemos hoje.
Em 250 AC o pão chegou à Europa e começou a ser preparado nas padarias, mas com a crise provocada pela queda do império romano todos os estabelecimentos desse setor fecharam e os consumidores passaram a preparar em suas casas.
Depois disso no século 17 a França começou a aprimorar a receita original dos pães e a dar origem a variados tipos também passando a ser destaque mundial neste ramo.
Sabe-se que foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil na época da colonização, mas o pãozinho só começou a ser popular por aqui a partir do seculo 19. As primeiras padarias no nosso país foram abertas em Minas Gerais, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início o pão era bem escuro e diferente do que conhecemos hoje, mesmo com a presença do fermento.
O País que mais consome pão é a Russia com a incrível marca de 120 quilos de pão por pessoa no ano: dá em média de 10 kg por mês ou ainda, aproximadamente 340 gramas de pão por dia; como um pãozinho pesa em média 60 gramas, equivale a aproximadamente 5 pães por dia. Em segundo lugar vem o Chile com a marca de 93 quilos por pessoa por ano.
E nada melhor que uma receita fácil pra você fazer em casa!
Na Bíblia Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6:35
Veja também o post do mestre Rogerio Souza onde fala sobre a água e o pão da vida.
https://www.escoladelucifer.com.br/nada-segue-em-vao-tudo-tem-seu-caminho/
Ajudem no merch
Luz pra nós!
LUZ PRA NÓS!
Amo preparar pães.
Testarei essa receita irmã.
Luz p’ra nós.
LUZ PRA NÓS!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
que sintonia, fiz um de ontem p’ra hoje pra família. Luz p’ra nós!!!
ooow maravilhava, quando possível faz esse da receita do video,vc vai adorar fica muito bom !
luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Pão é bom demais!!! Credo 😁
Luz p’ra nós
Muuuito bom…..
luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz pra nós!
aiiii eu amo pão hahahaha gratidão irmã, pela ótima matéria! luz p’ra nós
Gratidão, luz pra nós!
Meu favorito é o pão francês! kk Luz pra nós
kkkk boa, tb é uns dos meus favoritos <3
Luz pra nós!
Egipcios seus danadinhos, graças à vcs hj é o alimento base no dia a dia
Um dos alimentos mais saborosos né irmã.
Luz pra nós!
Também amo pães, bela informação, luz p’ra nós
Luz p’ra Nós! 💜
Esse pão italiano 😍 é uma arte na panificação! Todos são muito bons, principalmente quentinho com manteiga e café! Luz p’ra nós
Luz pra nós
Luz para nós!!
Luz p’ra nós!
Gratidão,luz pra nós!👍
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!
Curtia esses videos educativos do “De onde Vem” nostalgia do caramba rsrs.
#luzpranos
Luz p’ra nós!