O que isso tem a ver com o “Procurando Nemo” de 2003 ou sua sequência de 2016, “Procurando Dory”? Ambos os filmes levaram milhões de pessoas a se apaixonar pela amiga Dory (dublada por Ellen DeGeneres), a peixinha azul.
Aliás, na trama original, como quem viu deve se lembrar, ela é a inseparável companheira de Nemo, que é um peixe palhaço, da espécie Amphiprion ocellaris. Ela conquistou a todos com seu “baleiês”, amizade e fidelidade, e com a memória mais curta do oceano. Um número incontável de crianças deixou os cinemas, “ou a Netflix da vida”, perguntando aos pais, ou mesmo você já quis saber(eu já!): “Que tipo de peixe é Dory?” Como vimos com os dálmatas, essa pergunta levou a alguns problemas significativos.
Dory é um Paracanthurus hepatus, ou peixe azul do Pacífico, que às vezes é chamado de azul royal. De acordo com Jake Rossen, ela é um animal nativo do Pacífico e que também é conhecido pelo curioso nome popular de cirurgião-patela.
Chamá-la de peixe azul é um pouco enganador, pois esse peixe nem sempre é azul. À noite, sem luz para refletir sua pigmentação, ela pode aparecer branca com toques violeta. Quando é jovem, é normalmente amarelo. Elas geralmente se deleitam com as algas, impedindo que os recifes de coral sejam invadidos por elas.
Como muitos peixes tropicais, as cirurgião-patela nunca foram criadas com sucesso em aquários comerciais (embora os pesquisadores da Universidade da Flórida possam ter descoberto uma maneira de mudar isso).
Em vez disso, os pescadores os capturam com cianeto – esguichando diretamente nos peixes ou bombeando-o na água – esperando que o veneno leve alguns deles à superfície para facilitar a captura. Obviamente, adicionar veneno a um ambiente marinho não é nem de longe algo correto.
Ele pode poluir as águas de maneira significativa, danificar os recifes e matar peixes, mesmo algum tempo após o fato (a falência de órgãos não é incomum entre os peixes expostos ao cianeto). Alguns estimam que metade dos seres vivos que entram em contato com esse cianeto morrerá imediatamente.
Como você já deve ter apercebido, imaginando que tipo de peixe que Dory é, é uma pergunta um pouco mais pesada do que apenas descobrir sua espécie. Um Dory “real” pode ser atado com cianeto, ser agressivo com outros peixes (principalmente outros da mesma espécie), e pode crescer até quase 30cm – muito longe do caráter diminuto e adorável dos filmes, mas nem vai viver muito tempo em seu aquário. A demanda pelo peixe também pode levar a problemas populacionais de sua espécie, e como vimos de muitas outras. Por todas essas razões, se alguém em sua casa está se perguntando que tipo de peixe é a Dory para obter um pra si, a resposta é simples: ela é do tipo que você realmente deveria deixar em paz, e não compactuar com esse estrago.
Lembre-se de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
.
“continue a nadar, continue a nadar”… – Dory, otimismo em pessoa, ops, peixe!
Utilidade pública saber como esses animais são capturados.
Bom senso acima de tudo!
Sim, muito disso é negligenciado, e acobertado.
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Dory é piciana rs
Luz pra nós!
Luz p’ra nós! 🍎
A Dory um barato, rs. Nossa sacanagem esses pescadores já está errado pescar certas espécies, e ainda usam cianeto… Que absurdo! 😢
Luz p’ra nós… 💫
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!!
Gratidão, luz p’ra nós!
Interessante. #circuloedl #luzpranos
Luz para nós!!!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!