História do alecrim: uso mágico, lenda, folclore e usos medicinais

Michelly 22
Compartilhe a Verdade

__Já falamos algumas vezes sobre o alecrim, sabemos um pouco do que são os seus diversos benéficios, ele é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual. É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa; ainda para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado…

__Mas além disto, o alecrim possui uma história repleta de encanto: de fadas e bruxas para casamentos e enterros – uma erva que traz uma história cheia de lendas.

__Graças as suas propriedades medicinais, mágicas, energéticas e aromatizantes, o alecrim é considerado uma das plantas mais completas e conhecidas desde a antiguidade.

 

Classic herb and blooms flower crown with wax flower and rosemary ...

__História do alecrim: casamentos

__O alecrim era muitas vezes entrelaçado em uma coroa de flores, mergulhado em água perfumada e usado por noivas no altar. A coroa de flores simbolizava a fidelidade, o amor, a amizade permanente e a lembrança da vida que a mulher levara antes do casamento.

 

 

Escalda Pés - Foto de Shizen Day Spa, Londrina - Tripadvisor

__História do alecrim: prevenção de crimes

__Esta história contém o folclore do século 14. A raiz do alecrim foi “transformada em vinagre de vinho” e a loção era usada para lavar os pés dos ladrões. Acreditava-se que este preparado esgotava a força do ladrão para que ele não mais voltasse a roubar. (obs: o sentido está na intensão, mas a verdadeira prática consciente sobre isto se trata de despertar o potencial do plexo solar, essa prática ajuda a transformar o nosso humor, energia e elevar o estado de consciência.) 

 

 

Alecrim, a erva que alegra a alma ⋆ Titi Vidal | Titi Vidal

__História do alecrim: Usos Medicinais

__Um grande número de médicos e botânicos usaram alecrim ao longo do tempo para tratar uma série de doenças. A história do alecrim e seu uso para aliviar o sofrimento está bem documentada.

__Era usado no antigo Egito nas fórmulas para embalsamamento dos mortos (mumificação). Estava presente na vida dos monges nos mosteiros.

__Era uma das ervas mais usadas na Roma antiga, onde a queimavam para purificação dos túmulos sagrados, casas onde habitavam doentes e locais onde havia fontes. Era usado também como proteção.

__Em Atenas, na Grécia, consideravam o alecrim como o símbolo da imortalidade da alma.

__Nas crenças populares, a sua flor está sempre associada à coragem e fidelidade, assim como à confiança e à espiritualidade.

__Em 1603, quando a peste bubônica matou 38 mil londrinos, para proteção contra a praga a procura pelo alecrim era tão alta que o preço aumentou muito na época.

__Na Espanha, o alecrim era usado como proteção contra feitiçaria e ameaças na estrada.

__Um velho provérbio espanhol diz que as pessoas que são indiferentes ao aroma do alecrim provavelmente serão insensíveis aos outros prazeres da vida.

 

 

Lenda do Alecrim

__Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.

…Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.

O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais – pensou Maria. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.

Obrigada, gentil alecrim! – disse Maria

Daqui por diante, ostentarás flores para recordarem o manto que estou usandoNão apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos.

– Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.

 

Usando o alecrim para energizar o corpo e a mente

Benefícios do alecrim para a saúde

Crianças podem melhorar o seu desempenho cognitivo cheirando alecrim, sugere estudo

 

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

22 thoughts on “História do alecrim: uso mágico, lenda, folclore e usos medicinais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Esta jovem usou seu amor pela madeira para construir sua própria casa

Compartilhe a VerdadeA jovem inspiradora transformou seu amor pela madeira construindo sua própria casa     Esta jovem transformou seu amor pela madeira em uma realização final, construindo sua própria casa. Depois de se apaixonar pela idéia de uma pequena casa sobre rodas, e de ficar em várias durante suas […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!