Deserto Florido, a floração no deserto do Atacama

Compartilhe a Verdade

A natureza nunca deixa de surpreender: uma das mais incríveis maravilhas naturais acontece no Deserto de Atacama, no Chile, considerado o local mais seco da Terra e também o deserto mais alto do mundo. Esta região pode não ver uma gota de chuva por anos, e as temperaturas variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia.

No entanto, um verdadeiro milagre acontece no mais seco de todos os desertos. Devido à maior quantidade de chuvas de inverno relacionadas ao fenômeno El Niño, houve uma surpresa colorida: este deserto explodiu em um banquete de cor e flor. A vida adormecida ressuscitou, e milhares, ou mesmo milhões de flores silvestres cobriram toda a região do deserto.

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Este fenômeno periódico no Deserto do Atacama é conhecido localmente como desierto florido. E, embora isso geralmente só acontece a cada cinco ou sete anos nesta imensidão de areia e rochas com seus 105 mil quilômetros quadrados entre o Chile e o Peru, aconteceu por duas vezes em quatro anos.

Este fenômeno raro vê o florescimento de milhares de flores entre setembro e novembro, quando as chuvas de inverno são maiores do que o esperado para o deserto. A um certo nível capaz de induzir muitas sementes e bulbos, que às vezes ficavam dormentes por anos, germinar na primavera. No início da primavera, a areia seca começa a se encher de flores coloridas.

A extraordinária floração também estimula a proliferação de insetos e a presença de várias espécies de aves e lagartos. O evento está espalhado por uma área de quase 200 quilômetros entre o sul da cidade de Vallenar, ao norte da cidade de Copiapó, em ambas as áreas costeiras e em direção aos setores do interior e da cordilheira.

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Climaticamente, o evento está relacionado ao El Niño (ENSO), que envolve o aquecimento das correntes oceânicas ao longo da costa, levando a um aumento da precipitação. Ano passado, o espetáculo da florada do Atacama se manifestou com muita antecipação, e foi particularmente propício com chuvas não vistas nos últimos 20 anos.

A florada do ano passado foi excepcional não apenas pelo período anômalo em que ocorre, mas também diminuiu o período normal e ocorreu duas, em menos de quatros anos. Antes disso, só havia ocorrido em 1997, duas décadas atrás.

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

A floração inclui cerca de 200 espécies de flores, muitas delas endêmicas da região (não presentes em outras partes do mundo). Diferentes espécies de flores predominam em áreas costeiras ou interiores em direção às montanhas, e florescem sequencialmente entre setembro e novembro.

As espécies mais abundantes são as chamadas glórias-da-manhã, terciopelosdoquilla (pata de guanaco), huilles, suspiros de campo, astromélias, azulillos, coronas de fraile, malvillas, añañucas, entre outras, além de várias espécies de cactos. Junto com a flora aparece também a fauna, como borboletas e vaquitas del desierto (um besouro).

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Numerosos turistas nacionais e estrangeiros viajam anualmente ao deserto do Atacama, no Chile, para testemunhar o magnífico espetáculo. Nos últimos anos, no entanto, devido ao grande número de visitantes, ao corte de flores e à extração de espécies de cactos (que constituem um lucrativo comércio ilegal), algumas organizações de defesa do meio ambiente têm denunciado a possível destruição desse patrimônio natural.

As autoridades governamentais estão desenvolvendo e implementando campanhas de informação, proibições e inspeções, a fim de facilitar o desfrute do magnífico espetáculo natural, protegendo o meio ambiente para minimizar ou eliminar o risco de danos à sobrevivência da espécie. Pois alguns turistas percorrem as dunas em veículos 4×4 que causam graves danos às plantas e reduzem o potencial de regeneração das espécies.

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

Desierto Florido, a floração no deserto do Atacama

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

18 thoughts on “Deserto Florido, a floração no deserto do Atacama

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A arte biodegradável que te deixará perplexo

Compartilhe a VerdadeA grande maioria dos grafiteiros nunca teve a chance de pintar uma figura humana medindo uma área de 30.000 metros quadrados, mas a maioria deles também não usa grande campos verdes em montanhas e pastos como tela. Já o artista suíço Guillame Legros, mais conhecido como Saype, cria pinturas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!