Pesquisadora mexicana cria plástico biodegradável a partir do suco de cactos

Compartilhe a Verdade

O nopal, espécie de cacto cuja abundância e múltiplos usos tradicionais o consagraram como emblema nacional do México, ganhou mais uma funcionalidade: ser a matéria-prima de um plástico biodegradável que ajuda a reduzir a poluição e preservar o meio ambiente.

Mexicana cria plástico biodegradável feito de cacto para ...

O objetivo da pesquisadora Sandra Ortiz Pascoe era criar um material que fosse semelhante ao plástico, mas completamente natural e pudesse substituir o plástico na fabricação de objetos do cotidiano, incluindo itens descartáveis, como talheres e sacolas plásticas.

A pesquisadora conseguiu seu propósito criando um plástico a partir do suco das folhas de cacto. O processo de fabricação desse plástico parece bastante simples: depois de eliminar a casca das folhas, a polpa é centrifugada para obter o suco, que será então refrigerado.

Sacos plásticos biodegradáveis feitos com suco de Nopal em um laboratório da Universidade Atemajac Valley, em Guadalajara Foto: ULISES RUIZ / AFP

Neste momento a mágica acontece: ao líquido obtido do cacto é adicionada uma substância não tóxica que permite que o suco se transforme em um material completamente similar ao plástico . O líquido é então vertido em uma camada fina, pressionado e deixado secar. O processo de produção leva cerca de dez dias, mas o pesquisador está convencido de que poderia ser acelerado em nível industrial. Uma vez concluída a primeira etapa do processamento, este material completamente natural pode ser modelado em várias formas, criando objetos de diferentes tamanhos , várias cores e diferentes graus de resistência. Por isso, é possível produzir artefatos com diferentes espessuras e texturas.

Sandra Pascoe desenvolveu um plástico biodegradável feito com o suco de Nopal (Opuntia cacti), do qual podem ser fabricados objetos, como embalagens descartáveis não poluentes Foto: ULISES RUIZ / AFP

O plástico é completamente biodegradável e não polui o meio ambiente: ele se decompõe em um mês no solo e em poucos dias na água.

É um material livre de toxicidade , tanto que pode ser ingerido sem causar nenhum problema de saúde nem nos seres humanos nem nos animais.

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Pesquisadora mexicana cria plástico biodegradável a partir do suco de cactos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cascas de banana podem purificar águas contaminadas por metais pesados

Compartilhe a VerdadeQuem diria que as bananas poderiam ser uma excelente ferramenta para a purificação de águas contaminadas por metais pesados? Compostas de celulose, hemicelulose e lignina, a planta herbácea amada pelos brasileiros possui grupos funcionais que captam o mercúrio da água. A casca, em particular, é “altamente eficiente na remoção de metais pesados […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!