Tudo azul: Borboleta Morpho

Compartilhe a Verdade

ECOLOGIA DE BORBOLETAS MORPHO. |

A confusão que o público em geral faz em relação às borboletas do gênero Morpho se deve ao fato de que suas deslumbrantes asas são predominantemente azuis. Um característica bem comum nas 29 espécies e 147 subespécies descritas até hoje, todas encontradas nas florestas tropicais da América Central e da América do Sul, distribuídas pelo Brasil, Costa Rica, Guiana e Venezuela e México.

O brilhante azul (por vezes verde) metálico das asas não é resultado de pigmentação, mas provocado pela refração da luz em minúsculas escamas transparentes, inseridas nas asas da borboleta. As microscópicas escamas que compõem as suas asas refletem repetidamente a luz incidente em várias camadas sucessivas, criando efeitos de cor observados. A estrutura em lâminas das asas destas borboletas é tão peculiar que, inclusive, foi estudada como modelo para desenvolvimento de tecidos, tintas sem corantes e tecnologia antifalsificação para uso em notas de dinheiro.

Asas tão grandes resultam num padrão de voo lento e saltitante mas que geram um efeito benéfico para o animal: a parte superior azul “pisca”, uma vez que se alterna com a superfície inferior escura. Isto dificulta que seja acompanhada por aves no ar. Se encontrada, fecha suas asas, expondo os ocelos: os “olhos” ou enganarão o potencial predador fazendo-a parecer com um animal não comestível, maior ou até mesmo perigoso; ou atrairá a atenção do predador para longe das áreas mais vulneráveis do seu corpo, permitindo sua fuga.

No Brasil, as mais comuns são as espécies Morpho rhetenor e Morpho anaxibia. A primeira destaca-se como a mais brilhante entre as que possuem azuis metálicos. Já a M. anaxibia é uma espécie endêmica do país, chamada vulgarmente de azul-seda, corcovado (muito comum no Centro-Sul e Sudeste) ou azulão.

As borboletas Morpho não se encontram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da IUCN. Para o ICMBio, entretanto, as espécies Morpho menelaus eberti e Morpho epistrophus nikolajewna, que ocorrem na Zona da Mata Nordestina (Paraíba, Pernambuco e Alagoas), são classificadas como Em Perigo devido à perda e degradação dos habitats naturais.

Exploring the Ecuadorian Amazon

 

Blue Morpho Butterfly Foto stock gratuita - Public Domain Pictures

 

Blue Morpho | Vlinders, Dieren, Insecten

 

Blue Morpho | Blue morpho butterfly, Morpho butterfly, Blue morpho

 

Blue Morpho — Texas Discovery Gardens

 

Blue Morpho

 

blue morpho butterfly amazon

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

27 thoughts on “Tudo azul: Borboleta Morpho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Artista cria desenhos detalhados sem levantar a caneta do papel

Compartilhe a Verdade Se você já tentou rabiscar sem tirar a caneta do papel, sabe como pode ser divertido criar ilustrações abstratas compostas de linhas e rabiscos. Especializado exatamente nisso, o artista americano Tyler Foust cria desenhos abstratos e contínuos , cheios de padrões fascinantes. De linhas onduladas que parecem vibrar na página a ilustrações abstratas de […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!