Ritual de raspar a língua

Compartilhe a Verdade

 

 

Raspar a língua logo que acorda deveria ser um hábito de todos!

Jihwa Prakshalana (raspagem de língua) é uma parte importante da rotina diária ayurvédica (medicina milenar indiana) para manter a saúde bucal e geral. A raspagem da língua é um método de limpeza da língua para remover qualquer revestimento, muco e outros detritos que possam ter se acumulado durante a noite. Isto é, conseguido mais facilmente usando um raspador ou limpador de língua, você também pode usar uma colher. Se você não estiver raspando a língua pela manhã, por favor, leia até o fim para compreender os benefícios desta prática.

 

 O que é a raspagem da língua? 

O Ayurveda nos diz que a língua é o primeiro órgão da digestão e o espelho de todos os órgãos do corpo. A língua é uma ferramenta importante do diagnóstico ayurvédico individual. A aparência da língua revela a condição de saúde do corpo inteiro. Quando você olha a sua língua, está abrindo uma oportunidade para a autoconsciência. Se você vir uma camada espessa de cor diferente, isso significa que você está acumulando toxinas dos últimos dias, meses ou anos. A raspagem da língua é um antigo ritual de higiene pessoal e autocuidado para a remoção de toxinas ou “ama” como se chama na medicina ayurvédica (ou seja, bactérias, vírus, restos alimentares e fungos da superfície da língua, que impede nosso corpo de ter um metabolismo saudável).

 

  • Por que raspar a língua?

Você tem mau hálito pela manhã ou um revestimento branco em sua língua? Se você não souber ao certo, dê uma olhada no espelho e provavelmente notará isso. Esqueça de usar as cerdas da sua escova para higienizar sua língua pois o resultado é muito diferente (você estará espalhando as toxinas e não removendo-as).

Enquanto a escovação e o uso do fio dental removem bactérias dos dentes e gengivas, são as bactérias esquecidas que vivem em nossas línguas que podem causar mau hálito e até mesmo interferir no nosso paladar. Quase 50% das nossas bactérias orais vivem nas fendas profundas da língua e são uma fonte importante de mau hálito, doença das gengivas e cáries dentárias. O revestimento que se cria ali fornece uma base para os micróbios crescerem, por isso, remover o revestimento é vital para matar estas bactérias.

 

  • Ama, toxinas, saburra, são nomes dados a essa camada que precisamos remover diariamente na língua

Este resíduo tóxico vem de todo o corpo. Durante o sono, quando o corpo está em repouso, o sistema digestivo trabalha para desintoxicar-se. Estas toxinas (ama),  são depositadas na superfície da língua através dos canais excretores internos e são responsáveis ​​pelo revestimento geralmente visto na língua logo pela manhã. O revestimento pode ser amarelo, branco, preto ou azulado.

40% das toxinas do dia anterior surgirão em sua língua no dia seguinte, trazidas do sistema respiratório, do sistema digestivo e do sistema nervoso.
Se a língua não for raspada, vários tipos de problemas digestivos e respiratórios podem resultar da contínua reabsorção desses produtos residuais.

 

  • Benefícios com o hábito de raspar a língua diariamente

Ao remover este revestimento raspando a língua, os poros da língua e as papilas gustativas se abrem, permitindo que ele funcione eficientemente. Quando nossas papilas gustativas ficam bloqueadas, somos incapazes de reconhecer o sabor da comida, e os receptores em nossa língua tornam-se incapazes de transmitir a mensagem certa ao cérebro. Isto confunde o nosso sentido do paladar e provoca desejos falsos que podem ser prejudiciais ao privar o corpo de nutrientes específicos necessários.

A raspagem diária da língua ajuda a melhorar a digestão ativando a produção de saliva e alimentando o agni (seu fogo digestivo) para o dia seguinte. Uma língua saudável ficará limpa e de cor rosada. Com o uso diário continuado, você encontrará sua melhora na saúde geral. A pesquisa odontológica descobriu que usar um raspador de língua é muitas vezes mais eficaz na remoção de bactérias da língua do que uma escova de dentes. Escovar a língua irá afrouxar e mover qualquer sujeira ao redor, mas não é uma maneira eficaz de remover os depósitos de sua língua. A ação de varredura de um raspador de língua coletará os depósitos de resíduos em sua curva U, permitindo que eles sejam enxaguados sob a torneira.

 

 

 

  • Ritual diário na higiene bucal
  1. Escove e passe fio dental nos dentes. Isso precisa ser feito primeiro, pois algumas toxinas de seus dentes e gengivas irão cair em sua língua.
  2. Segure o raspador de língua suavemente nas duas mãos . Abra a boca, relaxe a língua e coloque a parte curva o mais para trás na língua possível, de forma confortável, sem engasgar!
  3. Com cuidado, puxe o raspador para a frente sobre a superfície da língua até a ponta da língua. Coloque alguma pressão de modo que arraste o muco com eficiência, pois se fizer muito leve a raspagem, o efeito desejado pode não acontecer. Faça isto algumas vezes (de 3 a 6 vezes, raspando e enxaguando, não precisa muito mais que isso). Para um melhor resultado, tente raspar as laterais da língua também, sempre enxaguando imediatamente.
  4. Lave os detritos do raspador com água corrente passando os dedos para garantir a limpeza. Seque seu raspador e guarde onde fica sua escova e pasta/gel dental.

Lave a boca com água.

 

    Idealmente, isso deve ser feito nos primeiros 3 minutos após o despertar . Depois disso vem Dosha Gati, o momento em que as inteligências corporais entram em ação. O metabolismo do corpo começará a funcionar e o resíduo tóxico começará a reabsorver novamente em vários órgãos e canais.

  Nós ocidentais não ligamos muito para esses conhecimentos pois não fazem parte da nossa cultura, a questão é que tudo isso foi observado, estudado criteriosamente por milhares de anos e temos que agradecer desse conhecimento chegar aqui para nós também.

  A raspagem da língua é essencial para todos, mas especialmente para as pessoas que consomem alimentos / substâncias tóxicas (álcool, drogas, alimentos processados). Se você sentir que seu corpo está cheio de toxinas de tais substâncias, você definitivamente notará uma diferença substancial, sentindo-se mais limpo e saudável ao seguir esta prática.

 

  • Cuidados e contra indicações do uso de raspadores de língua
  •         Não use se a língua tiver úlceras, sangramento ou outros problemas médicos existentes na língua. Consulte seu dentista antes.
  • Ao usar, não aplique pressão excessiva na língua. Ela não deve ficar ferida, sensível, com ardor. Isso mostra que colocou pressão demais ou realizou muito repetições.

 

Quando você observa o que é retirado da sua língua com esse processo de higiene milenar, é muito difícil que você desista dessa prática ao acordar, pois observa de fato a retirada de uma camada nada agradável de toxinas/muco, que claramente não se remove como a escovação e raspagem das cerdas. Neste momento, verificamos como a ingestão desses detritos de volta ao nosso organismo (caso não seja removido), pode nos prejudicar e até nos privar de sentir o real sabor dos alimentos.

 

fonte: bazarindiano.com.br

 

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz P’ra Nós.

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

32 thoughts on “Ritual de raspar a língua

  1. Eu sempre escovei a lingua com escova, mas depois que comecei a fumar cannabis frequentemento sinto que é preciso outro metodo mesmo, o sabor da minha boca mudou.
    Luz p´ra nós!!

  2. Utilizo o raspador que vem nas costas da escova, mas não vejo tanta diferença, sabendo dos benefícios já me atentei pra adquirir um específico.
    Li o post pela manhã, assim que acordei, na cama mesmo. Levantei, peguei uma colher e raspamos as línguas, vai ser um hábito instaurado por aqui, te agradeço por compartilhar conosco!
    Luz p’ra nós.

  3. Eu faço com a escova, soube agora na matéria que não é a mesma coisas, vou começar a focar nisso e ver se me melhora a azia que tenho muitas vezes, mais uma maneira de manter a saúde, luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Bejú, beiju ou biju: conheça esse alimento milenar indígena, que deu origem à tapioca

Compartilhe a Verdade   Hoje famosa, muita gente não sabe que a tapioca foi inspirada a partir do preparo do bejú, esse alimento milenar de origem indígena. A tapioca na verdade é um bejú.   O bejú, também conhecido como beiju ou biju, nada mais é do que um derivado da mandioca, feito através da […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!