O mel, maravilha da natureza: conheça alguns usos na cura para o dia a dia

Compartilhe a Verdade

Própolis faz bem mesmo? Veja o que a ciência tem a dizer | Super

O mel de abelhas desde sempre, e em todos os povos, vem integrando a dieta humana. E pelos séculos, a humanidade descobriu vários usos curativos para este produto natural e saudável.

Os poderes curativos atribuídos ao mel, derivam tantos das flores que as abelhas visitam para recolher o pólen – matéria prima básica para a produção de mel – como, do tipo de abelhas que o faz, por conta das enzimas específicas que cada tipo de abelha produz, e de onde derivam as propriedades antissépticas, bactericidas que todo mel possui, em maior ou menor grau.

O mel sempre foi usado internamente, como adoçante e como medicamento. Você verá abaixo alguns usos comuns e que dão ótimo resultado.

Externamente também o mel é muito usado em problemas de pele: cicatrização de feridas, limpeza (peeling), amaciamento de superfícies ásperas, etc.

O mel também é usado em compressas plantares que ajudam a baixar a febre dos mais pequeninos.

Na medicina ayurvédica, por exemplo, o mel é usado para o equilíbrio dos doshas, os três estados possíveis do organismo humano, que depende do equilíbrio e correlação dos 5 elementos – fogo, terra, água, ar e espírito.

Já são 4 mil anos de uso e comprovação.

Tipos de Mel

Vamos conhecer os oito tipos de mel mais frequentemente encontrados à venda.

Mel silvestre

Como o nome diz, é extraído de diversas flores, sendo o mais popular no país. Ajuda no tratamento da saúde das vias respiratórias, combate radicais livres e tem componentes com função calmante. É riquíssimo em minerais.

Mel de flores de café

É extraído de florada mais rara. Tem, em seu sabor, notas mais cítricas, sendo, contudo, mais suave. Funciona como um energizante natural.

Mel de assa-peixe

Sua extração é garantida por essa planta – típica do Brasil – com sabor e aroma extremamente agradáveis. Contém propriedades expectorantes e calmantes.

Mel de flor de eucalipto

Sua cor é bem mais escura e o sabor mais intenso. Isso ocorre por conta da grande concentração de nutrientes como magnésio, ferro, enxofre e cálcio. Funciona como tratamento secundário às infecções intestinais, do sistema urinário e de doenças do trato respiratório. É recomendado para tosses, resfriados, sinusites, irritações de garganta, bronquites e afins.

Mel de flor de laranjeira

Trata distúrbios do intestino e também funciona como tranquilizante. É ótimo para adoçar bebidas e em associação a frutas, cereais e pães.

Mel de Cipó-uva

Tem reconhecida ação antioxidante e trata as irritações do fígado.

Mel de flores de limão

Tem um sabor bem mais cítrico. Além disso, sua função é a de um verdadeiro xarope natural, o que faz com que seja melhor controlada a acidez estomacal.

Abelhas diferentes no Brasil

Abelha brasileira é capaz de compensar declínio de outros polinizadores -  Conexão Planeta

As abelhas nativas ou abelhas sem ferrão (ASF) já viviam no Brasil muito antes das espécies estrangeiras aportarem por aqui. Também conhecida como “melíponas”, elas povoam diversos biomas do território brasileiro com mais de 300 espécies. Elas se alimentam do pólen que tiram das flores e formam seus ninhos em buracos ocos de troncos das árvores.

As abelhas nativas são muito dependentes da preservação da mata em que estão e uma colônia pode até morrer se for retirada da árvore em que está instalada. Por isso, a vida de nossas abelhas está ameaçada pelo desmatamento. Uma das alternativas para a conservação das espécies nativas está na meliponicultura, que garante a criação racional de abelhas sem ferrão. No Brasil, estados como o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros do Nordeste brasileiro, possuem polos bem sucedidos de meliponicultura. Entre as espécies locais exploradas encontramos a tiúba, a jandaíra e a uruçu. A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns em meliponários.

Usos de cura do mel para o dia a dia

Para curar feridas

O uso do mel no tratamento de feridas é comprovado em várias pesquisas. Uma dessas pesquisas evidenciou a eficácia do mel no processo de reparo do tecido lesado bem como no tratamento da infecção causada.

Para dormir melhor

Para dormir melhor, não acordar à noite, tome 1 ou 2 colheres de chá de mel antes de ir para a cama. O mel ajuda seu corpo a reequilibrar os hormônios que causam estresse e te possibilitam uma noite de sono ininterrupta e saudável.

Contra dor de dente

Na dor de dente faça uma pasta de mel com canela em pó e aplique, três vezes ao dia, no dente dolorido. O mel, e a canela, são anti-inflamatórios que têm ação tópica, no caso. Use mas não deixe resíduos no dente entre uma aplicação e outra e, claro, consulte um dentista para resolver de vez a questão.

Contra dor de garganta

Dor de garganta alivia se você combinar mel com limão. Não só é gostoso como também é anti-bactericida e reduz a inflamação, portanto, a dor diminui. Você pode misturar o limão espremido em uma colher de sopa de mel e tomar, em colheradinhas de chá, algumas vezes por dia. Também pode misturar o limão e o mel em água quente e tomar como chá. O efeito será o mesmo e, neste caso, leva o benefício do calor da água que reduz o incômodo da garganta irritada.

Contra tosse persistente

Tosse persistente de garganta irritada cede com um xarope de mel e limão. Faça assim: misture 2 partes de mel e 1 parte de suco fresco de limão, tome em colheradinhas de chá, até a tosse diminuir.

Contra nariz congestionado

Para nariz congestionado use uma mistura de 1 parte de mel e 2 de vinagre de maçã. Este é um xarope muito bom para resfriados, sinusite e rinite. Alivia os sintomas incômodos do nariz entupido e ajuda o organismo a combater o que os causa: gripe, resfriado ou alergias.

Para desintoxicar

Para desintoxicar seu organismo tome chá de ervas com mel. Escolha as ervas do chá de acordo com suas propriedades medicinais consagradas e use a mesma erva por 7 dias seguido, depois altere. Busque ervas com efeito depurativo como a camomila, a salsinha, a laranja, o liimão, a cavalinha, a carqueja, etc.

Contra gripes e resfriados

Uma colher de sopa de mel e uma de limão. Essa combinação, em xarope, tem poderosos antioxidantes e propriedades antibacterianas e antimicrobianas, ajudando o seu organismo a se desvencilhar de vírus, bactérias e fungos que são, habitualmente, os agentes de resfriados.

Contra o intestino preso

Intestino preso se resolve tomando, em jejum, todas as manhãs, uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e duas de limão. Também é bom juntar a esse “chá” uma colherada de azeite de oliva de boa qualidade. Essa composição, ao ser tomada em jejum, funciona como um suave laxante para além de hidratar as mucosas intestinais. Com o hábito volta a necessidade de evacuar diariamente, a primeira função orgânica que se ativa, entre as 7 e as 9 h da manhã.

Outros benefícios do mel

  • Mel é ótimo para os olhos e para a visão;
  • Mata a sede;
  • Reduz o efeito de venenos;
  • Interrompe soluços;
  • Muito indicado em tratamento de deficiências do trato urinário, infestações de vermes, asma, tosse, diarreia, náusea e vômitos;
  • Cicatrizante, mesmo em feridas profundas;
  • O mel recolhido diretamente da colmeia, aumenta o peso corporal e é um laxante leve;
  • Mel armazenado e envelhecido ajuda na metabolização de gordura.

Faça bom uso do mel e procure sem comprar um mel de qualidade comprovada, de região conhecida e produtor cuidadoso.

Para os mais pequeninos, prefira usar o mel pasteurizado pois que, eventualmente, o mel de produção doméstica pode conter bactérias de botulismo, as quais são extremamente perigosas para crianças menores de 2 anos de idade, que ainda não têm defesas específicas para esta contaminação.

 

Hidromel dos Deuses, a bebida alcoólica mais antiga da humanidade

Como saber se o mel é puro ou adulterado?

25 Curiosidades sobre as Abelhas

Santuário para abelhas é construído com girassóis no México

Abelhas cansadas dormindo de “bumbum pra cima” viralizam na Net

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “O mel, maravilha da natureza: conheça alguns usos na cura para o dia a dia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Bordados mostram belas florestas, campos e fazendas

Compartilhe a Verdade   Baseada em South West Devon, Victoria Rose Richards acentua as texturas e padrões de paisagens por meio de seus bordados aéreos. Ela retrata extensas florestas com tufos de nós franceses e emprega cetim e pontos de sementes para formar as estreitas e retas fileiras de terras agrícolas. Richards […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!