As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão

Cássia 13
Compartilhe a Verdade

Mascotes fazem parte da vida diária no Japão: bairros, farmácias, militares e até mesmo algumas prisões têm seus próprios personagens fofos e adoráveis.

Em 2020, devido à proibição de circulação nas ruas devido ao COVID-19, muitos mascotes começaram a postar fotos de si mesmos em suas redes sociais usando perucas azuis e adicionando escamas aos seus trajes habituais. Esses traços são uma homenagem a Amabié, ser mitológico de 174 anos cuja imagem, segundo a lenda, tem o poder de proteger as pessoas de pragas e doenças.

Essa tendência começou quando um ilustrador redescobriu Amabié e publicou sua interpretação artística online com o título A nova medida contra o coronavírus. A postagem rapidamente se tornou viral e, em pouco tempo, milhares de criadores começaram a compartilhar suas próprias versões do Amabié.

Amabié é um yokai, uma espécie de espírito ou monstro sobrenatural do folclore japonês. De acordo com várias crenças, alguns trazem sorte e proteção para as pessoas, enquanto outros causam infortúnio. Muitos têm origem em superstições e podem assumir a forma de praticamente tudo: de terremotos e rios a doenças e suas curas.

 

As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão 1Amabié em um diário do período Edo, 1846

 

Por muito tempo, os yokai foram uma forma de explicar o inexplicável. Suas histórias estão fortemente enraizadas no Xintoísmo, a religião animista do Japão que considera todo objeto ou fenômeno natural um recipiente potencial para uma alma ou espírito.

Os avanços da ciência atual conseguiram explicar muitos dos fenômenos que inspiraram os yokai, mas sua influência persiste. Foi justamente um momento de grande crise que trouxe os yokai de volta à modernidade: a Segunda Guerra Mundial.

Os quadrinhos baratos eram muito populares no Japão do pós-guerra. Portanto, em 1960, o artista Mizuki Shigeru voltou aos yokai para criar sua icônica série de mangá, Kitarō of the Graveyard, na qual um jovem luta para manter a paz entre o mundo dos yokai e o nosso.

Assim, Mizuki ressuscitou o yokai na cultura pop japonesa para mais tarde inspirar criativos como o escritor Haruki Murakami, o animador Hayao Miyazaki e até mesmo a invenção de alguns Pokémon.

Aqui estão alguns personagens da cultura pop japonesa que têm suas origens nos antigos yokai:

O Pokémon Slowking é baseado no amigável Sazae-Oni, cujo nome se traduz como “demônio com turbante de concha”. Este yokai marinho só sai do fundo do oceano para dançar na superfície da água.

 

 

As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão 4Toriyama Sekien, 1784

 

As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão 5Slowking, Pokémon

 

Por sua vez, Drowzee foi inspirado por um yokai conhecido como Baku, uma criatura parecida com a anta que se alimenta dos pesadelos das crianças, bem como de suas esperanças e sonhos. Esta última habilidade explica a reputação sombria de Drowzee.

 

As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão 7Baku, Katsuhika Hokusai, período Edo

 

As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão 8Drowzee, Pokémon

 

No filme O Meu Vizinho Totoro, do Studio Ghibli, o lendário Hayao Miyazaki nos apresenta um bakeneko, que significa “gato transformado”. Ao contrário do yokai tradicional, a versão de Miyazaki se transforma em um ônibus de aparência felina, com um enorme sorriso que lembra o Gato de Cheshire de Alice no País das Maravilhas.

 

O meu Vizinho Totoro’, 1988

 

Outro ser que Miyazaki tirou do yokai é o tanuki ou cachorro-guaxinim japonês, espécie principal no filme Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins. Embora esses animais existam na natureza, os reais não mudam de forma para convencer os humanos da importância da reciclagem.

Os supostos poderes de transformação do tanuki estão bem documentados em contos das Ilhas Sado, prefeitura de Niigata, bem como da ilha de Shikoku.

 

As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão 12‘Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins’, 1994

 

Como qualquer fã do Studio Ghibli dirá, essas histórias e ilustrações não são apenas para crianças: os seres que as inspiram se tornaram a marca registrada da anime moderna e da cultura japonesa. Além disso, eles vêm de uma linhagem rica de yokai que surgiu há séculos, quando os humanos tentavam explicar o mundo ao seu redor.

 

Fonte

 

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “As criaturas míticas que inspiraram todos os artistas de mangá e anime do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Tatuagens coloridas e delicadas

Compartilhe a Verdade    O tatuador Sion Kwak, da Coréia do Sul, usa a tatuagem para contar histórias de identidade, crenças, tradição, cultura e valores. Ela cria desenhos de tatuagens delicados de nós e borlas que são como nenhum outro, exibindo motivos coreanos tradicionais em forma de tatuagem.     […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!