Como é feito o açaí? Entenda o processo que a palmeira passa para chegar a você

Cássia 15
Compartilhe a Verdade

 

Nativo da região amazônica e consumido em todo o Brasil, o açaí é uma fruta altamente nutritiva (rica em cálcio, potássio, ferro, vitaminas A, C, do complexo B e antioxidantes) que pode ser preparada de diferentes formas. No estado do Pará, por exemplo, o açaí gelado costuma ser servido com tapioca e farinha de mandioca – constituindo uma alternativa mais saudável para a dieta. Já em diferentes estados do Sul e do Sudeste, é comum encontrar um creme de açaí (feito a partir da polpa da fruta batida com xarope de guaraná) servido com diferentes toppings – desde frutas e granolas até balas e leite condensado.

Mas você já parou para pensar no caminho que essa fruta exótica percorre até chegar à mesa de diversos brasileiros? Para entender melhor esse ponto, segue o processo que a palmeira passa para chegar até as casas e estabelecimentos do Brasil.

 

Açaí: a fruta com maior teor de antioxidantes do mundo é brasileira -  AcJornal

 

Como é feito o açaí desde o plantio até a colheita e distribuição?

Por ser uma fruta cultivada na região da Amazônia, o açaí exige uma boa logística de produção e distribuição – principalmente porque ele vem sendo cada vez mais consumido em diferentes estados brasileiros. Entenda melhor como funciona todo esse processo:

1. A semente é germinada e depois plantada no campo

Para começar, a semente do açaí é plantada em uma área destinada para o processo de germinação – o que ocorre no período de 30 ou 45 dias. Depois disso, a semente germinada ainda é guardada por pelo menos mais um mês até o plantio de fato. Passado esse tempo, a semente é finalmente cultivada no campo, onde leva até 7 anos para crescer bem e gerar os primeiros cachos de açaí. Não é pouco tempo, não é mesmo? O período de safra dessa fruta, para quem não sabe, ocorre entre janeiro e início de agosto.

Obs.: É válido destacar que existem diferentes tipos de açaí (roxo, branco, espada, chumbinho e outros), sendo que o mais cultivado é o açaí roxo ou preto, que é bem semelhante à jabuticaba.

2. As frutas são colhidas e transportadas em caixas

Após o surgimento dos cachos nas palmeiras, é realizada a colheita e, então, os frutos são transportados em grandes caixas – encaminhados para um setor específico da indústria. Nesse local, eles passarão por um processo mais detalhado de lavagem e separação.

3. É realizado um processo de lavagem

Chegando nessa nova área industrial de produção, os frutos são lavados em tanques com água clorada (um processo que leva por volta de 30 minutos) e, depois, são peneirados. Em seguida, ocorre uma nova lavagem, que serve especificamente para a retirada do cloro. Por fim, o açaí é armazenado em um outro tanque de água, onde aguarda até o processo de despolpamento e congelamento.

4. Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí

Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento. Depois de todo esse processo, o açaí já está pronto para ser distribuído e vendido em diferentes locais do Brasil. Embora o açaí seja mais produzido e vendido em forma de polpa, existem setores da indústria que também extraem o pó da fruta para diferentes fins (produção de cosméticos ou diferentes alimentos).

Obs.: Vale destacar que em beiras de rios amazônicos também é possível encontrar inúmeras palmeiras de açaí (nativas e selvagens). Nesse caso, existem os coletores de açaí – também chamados de “peconheiros” – responsáveis por subir nas palmeiras e recolher as frutas. Depois, os cachos são devidamente debulhados e encaminhados para a grande indústria ou vendidos localmente.

 

Benefícios do Açaí:

Você conhece os benefícios do açaí?

 

Açaí evita o câncer, o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico

O primeiro ponto positivo a respeito do açaí é que ele é rico em vitaminas C e E, que atuam como fortes antioxidantes. Mas o que isso significa? Bem, como o próprio nome indica, essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, e isso é feito através do combate aos radicais livres, que quando estão em excesso no nosso corpo afetam a parede celular.

É importante ressaltar que esse tipo de problema tem consequências variadas, e entre elas está o possível desenvolvimento de um câncer, já que essa doença começa a partir de células oxidadas. Mas não é só. Por não estarem saudáveis, elas acabam se desgastando mais, o que gera o envelhecimento precoce. Isso sem falar que, de uma forma geral, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, o que deixa o corpo livre de doenças.

Alimento é rico em fibras

Outro grande benefício relacionado ao consumo do açaí é que essa fruta é rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade que impede que a pessoa coma mais do que necessita. Pois é, é por isso que muita gente substitui a refeição por um grande copo de açaí. Mas as fibras possuem mais uma vantagem: ajudam a regular o intestino, evitando tanto prisão de ventre quanto a diarreia. Com isso, os nutrientes são melhor absorvidos pelo corpo, garantindo que ele continue funcionando bem.

Açaí faz bem para o coração

Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares. Mas além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo do coração, permitindo que ele continue saudável e resistente.

Fruta ajuda a tratar distúrbios

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses, respectivamente da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Toronto, mostra que o açaí também pode combater a bipolaridade. A análise chegou à conclusão que o extrato da fruta consegue resolver uma disfunção que ocorre dentro da célula na área responsável por produzir energia para o cérebro. Além disso, a pesquisa revelou que o açaí é indicado para o sistema nervoso de uma forma geral, já que também evita o surgimento de outros distúrbios, além de reduzir a dor de cabeça.

Açaí é um ótimo energético

Sabe aquele estereótipo que diz que quem come açaí também é fissurado por academia? Isso ocorre porque pessoas que praticam exercícios são adeptas do consumo dessa fruta, já que ela dá mais energia ao corpo. Lembrando que ela é muito calórica, o que é bom para quem pratica esportes, mas péssimo para quem quer emagrecer. Se você se enquadra no segundo caso é melhor ir com calma na quantidade ingerida diariamente.

Seu consumo facilita o ciclo menstrual

O açaí é uma fruta rica em sais minerais, possuindo, por exemplo, boas quantidades de ferro e de fósforo. Mas é o seu cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante seu ciclo menstrual. Isso porque ele previne sensações incômodas, como cãibras e inchaços. Mas além disso, seus outros nutrientes evitam problemas como a anemia, irritabilidade e até a arritmia.

 

Fonte: ConquisteSuaVida

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Como é feito o açaí? Entenda o processo que a palmeira passa para chegar a você

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A Kundalini e os Chakras

Compartilhe a VerdadeO que é a Kundalini? “…O que é a Kundalini? É aquela energia que corre pela serpente, energia criativa que corre pela coluna vertebral como uma serpente, porque ela é reta e círculo ao mesmo tempo, ela anda em uma frequência ondulando, você alinha os chakras quando as […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!