Açaí roxo ou branco? Saiba a diferença entre essas e outras variedades da fruta

Compartilhe a Verdade

Esse alimento típico da região Norte hoje é consumido em todos os estados do Brasil e acabou ficando muito associado ao mundo fitness pela sua alta capacidade de repor energias. Verdade seja dita, a fruta traz vários benefícios para a saúde, podendo ser consumida por qualquer um. Mas você sabia que existe mais de um tipo açaí? Inclusive, talvez você nem esteja comendo o mais saboroso para o seu paladar, só não sabe disso ainda.

Açaí tem um forte valor nutricional

Antes de mais nada é bom lembrar os benefícios que o açaí oferece de uma maneira geral, seja lá qual for a sua espécie. O primeiro deles é que, como outros tipos de palmito, ele é rico em vitaminas C, E e as do complexo B, fortalecendo o nosso sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, é fonte de fibras, ajudando a regular o intestino e a combater a prisão de ventre. O açaí possui também grande quantidade de cálcio, o que facilita o ciclo menstrual das mulheres, além de fazer bem para o coração. Como se não fosse o suficiente, estudos já mostraram que ele ainda pode diminuir e combater disfunções cerebrais, que levam à bipolaridade.

Açaí roxo é o mais consumido no Brasil

Talvez muita gente não saiba que há vários tipos de açaí porque o roxo é o que ficou conhecido em todo o território nacional. Com uma coloração mais escura, ele se tornou famoso bom ser um ótimo energético para quem pratica atividades físicas e busca uma alimentação mais orgânica, deixando os suplementos de lado. Esse tipo é produzido no Norte do país, e é muito apreciado pelas populações nativas da Amazônia. Já no resto do país é comum vê-lo sendo consumido com outras frutas, principalmente a banana.

Açaí branco é rico em vitamina A

Embora seja chamado de “branco” a sua cor na verdade é verde. De uns anos para cá ele passou a ser muito consumido em Belém, no Pará, onde é conhecido por ser mais “light”. Ele também é rico em vitamina A, sendo bom para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Além disso, melhora a saúde dos olhos, evitando problemas de visão. Ele é um pouco mais caro que o açaí roxo e mais difícil de encontrar.

Açaí espada tem um formato diferentes dos demais

Sua maior diferença em relação aos demais é o seu formato, já que seus cachos possuem diversas ramificações, que são caracterizadas como primárias, secundárias e terciárias. Essa variedade é muito encontrada na Ilha do Combu, localizada a 15 minutos de Belém, no Pará.

Açaí açu é maior e tem um sabor mais forte

A primeira coisa que você precisa saber sobre o açaí açu é que seu sabor é mais forte que o roxo, já que seus cachos são grandes e pesados, o que faz com que ele possua 70% mais polpa. Ao mesmo tempo, essa espécie, cultivada no Tocantins, rende frutos apenas por um curto período no ano e ainda requer uma armazenagem mais cuidadosa, algo que dificulta a propagação de seu consumo.

Açaí Sangue de Boi possui consistência mais pastosa

O nome não é por acaso, já que esse açaí tem uma cor avermelhada. Produzido principalmente no Pará e no Maranhão, ele tem uma consistência mais pastosa e seu sabor é diferente do roxo, o tipo mais comum. Por isso, em geral essa espécie encontra pouca aceitação por parte do consumidor.

Açaí Chumbinho mal chega a pesar 1 grama

Encontrado no estado do Amazonas, este açaí é conhecido por ser bem pequeno, com um peso que chega até 1 grama. Ao contrário das demais espécies, neste caso ela pode ser aparecer em duas cores diferentes: roxo ou branca.

Confira também:

Como é feito o açaí? Entenda o processo que a palmeira passa para chegar a você

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Açaí roxo ou branco? Saiba a diferença entre essas e outras variedades da fruta

  1. Incrível a variedade de açaí que existe! Espero um dia poder experimentar as outras além da roxa ou “comum”, que por sinal já tive provas de que faz muito bem ao nosso bem-estar!
    Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

6 segredos para as mulheres manterem a pele do rosto saudável

Compartilhe a Verdade Com a idade, a pele perde elasticidade, principalmente pela diminuição da produção de colágeno. As rugas então se instalam na testa, no canto dos olhos ou ao redor da boca. Essas linhas de expressão representam os primeiros sinais de envelhecimento. Dito isso, existem soluções naturais para firmar […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!