Uma série de empresas passou a desenvolver opções de talheres e canudos ecológicos. Para se diferenciar no mercado, a marca estadunidense Restore Foodware conseguiu criar utensílios que não só são compostáveis como também neutros em carbono.
Os produtos são feitos com a tecnologia AirCarbon, desenvolvida ao longo de 10 anos pela empresa de biotecnologia Newlight Technologie.
A companhia explica que “diariamente, microorganismos naturais no oceano consomem ar e gases de efeito estufa dissolvidos na água salgada para produzir um material de armazenamento de energia dentro de suas células chamado PHB”. Com muita pesquisa, a Newlight conseguiu replicar esse processo em terra – combinando microrganismos naturais do oceano com energia renovável, ar, água salgada e emissões de gases de efeito estufa capturadas que, de outra forma, seriam liberadas na atmosfera”. Assim eles conseguiram produzir o PHB, material que a companhia chama de AirCarbon.
O biomaterial é fundível, podendo ser transformado em pellets e moldado em várias formas e texturas. Com ele, é possível substituir plásticos, fibras, couro e, futuramente, pode ser usado até em aplicações biomédicas e de higiene pessoal.
Após o desenvolvimento, a empresa buscou a consultoria independente Carbon Trust para calcular e certificar a pegada de carbono do início ao fim. O resultado é que para cada quilo de AirCarbon produzido, 88 quilos de CO2e são sequestrados.
Benefícios
A composição não contém plásticos sintéticos, PLA ou colas sintéticas, é compostável em casa, degradável no solo e degradável no mar.
Além de ecologicamente correto, o produto resultante é de muita qualidade, pois suporta condições de calor e frio e ainda é seguro para ser colocado no lava-louças. Ou seja, mesmo compostáveis, os talheres são resistentes, laváveis e reutilizáveis. Apenas ao final da vida útil devem ser conduzidos para se degradarem naturalmente.
Não à toa, a inovação AirCarbon, que é produzido no sul da Califórnia, foi reconhecida por meio de vários prêmios nos Estados Unidos. “Nossa missão é ajudar a acabar com o fluxo de plásticos no oceano para esta geração, substituindo-os por materiais que funcionem para as pessoas e para o planeta”, afirmou o CEO da Newlight Technologies.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
já quero aqui pra São Paulo
Luz pr’a nós
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom!!
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Criações assim alegram muito! Luz p’ra nós…
Luz p’ra nós!