Conheça o Peixe-Mandarim

Compartilhe a Verdade

Seu nome vem das cores e desenhos do seu corpo que parecem muito com as roupas de seda usada pelos mandarins na antiga china.

Apesar de seu pequeno tamanho, os peixes-mandarim ou dragonetes estão entre os peixes mais espetaculares do oceano. Esta é uma espécie nativa do Oceano Pacífico, que habita desde o sudoeste do Japão (ilhas Ryukyu) até o sul da Austrália.

Seu corpo é alongado e coberto por tipos de penas pequenas com cores tão vivas e vibrantes que parecem fosforescentes. É, sem dúvida, um peixe muito bonito no escuro.

Embora o azul geralmente seja a cor predominante, também podemos ver tons de roxo, laranja, amarelado e verde nos mandarins. Os olhos esbugalhados também chamam a atenção, bem como as duas grandes barbatanas dorsais e as pequenas barbatanas localizadas na barriga.

Este pequeno peixe tem um comportamento tímido e geralmente se esconde entre os recifes ao detectar qualquer estímulo estranho no ambiente. Em geral, mantém hábitos noturnos e por isso dificilmente pode ser visto nadando em plena luz do dia.

Alimenta-se de pequenos animais marinhos que passam próximo ao seu esconderijo. Por precisar de muitos nutrientes diferentes às vezes também se alimenta de pequenas quantidades de algas e outros flocos que possam servir de alimento.

Quando o macho do peixe mandarim quer se acasalar, algo que geralmente acontece ao entardecer, ele levanta sua nadadeira dorsal e nada em volta de sua companheira, aproxima-se dela e agarra sua nadadeira peitoral com a boca. Os dois ficam nadando ligados até alcançarem a superfície, onde soltam-se e expelem o esperma e os óvulos que se unem para formar os ovos.  Os pais cuidam dos ovos que ficam boiando na superfície, protegendo-os de possíveis predadores e de outros perigos do meio. Depois que nascem, os filhotes se alimentam de zooplâncton e fitoplâncton até alcançarem tamanho suficiente para comer animais maiores.

 

 

 

 

Olha que fofura:

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Conheça o Peixe-Mandarim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Diamante de Gould

Compartilhe a Verdade Descoberto pelos franceses em 1833 no norte da Austrália, o Diamante de Gould faz, oficialmente, parte das aves exóticas do mundo. Elas vivem em torno de 30 anos, possuem porte pequeno e possuem penas vermelhas, pretas ou laranjas na cabeça. Alguns possuem 7 cores no corpo. O […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!