O leite vegetal é uma ótima alternativa para quem busca uma alimentação saudável e é intolerante à lactose.
No mercado, existem diversas opções e marcas de leite vegetal, porém é possível fazer em casa e reaproveitar parte dos alimentos que geralmente é descartada. Um bom exemplo disso são as sementes de abóbora, um alimento rico em nutrientes essenciais para o nosso organismo, é possível fazer uma bebida vegetal com grande valor nutricional, propriedades anti-inflamatórias e com um sabor delicioso.
Benefícios da semente de abóbora
- Devido à presença de zinco, as sementes de abóbora ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aumentando assim os sistemas de defesas contra diversas doenças.
- Rica em fibras, as sementes de abóbora favorecem o trânsito intestinal, ajudando na digestão, também promovem sensação de saciedade por mais tempo, evitando refeições fora de hora.
- Possuem propriedades diuréticas, auxiliando na redução de toxinas no organismo, agem diretamente na saúde dos rins, evitando cálculos renais.
- Contêm fitoesteróis, que são substâncias gordurosas semelhantes ao colesterol, desse modo, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), diminuindo assim os riscos de infarto e/ou AVC.
- Excelente fonte de ferro, contribuindo assim para combater a anemia.
- Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo indicadas para pessoas diabéticas, obesas e com resistência à insulina.
- As sementes de abóbora possuem triptofano, que age como um antidepressivo natural, elas ajudam a combater a depressão e a estimular o humor, além disso, devido à presença de magnésio, as sementes de abóbora ajudam a combater o cansaço, o estresse e estimulam a memória.
Leite de semente de abóbora
O leite de semente de abóbora possui um sabor neutro, é rico em cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, proteínas e antioxidantes.
Ingredientes:
- 500 ml de água
- ½ xícara de sementes de abóbora cruas
- 2 tâmaras
Modo de preparo:
Coloque as sementes (cruas) de abóbora em uma peneira ou escorredor e lave bem com água corrente.
Transfira para o liquidificador, adicione a água, as duas tâmaras e bata bem por dois minutos ou mais, até que as sementes fiquem completamente trituradas.
Depois coe em uma peneira bem fina ou coador de pano e o leite está pronto para o consumo.
Os leites vegetais podem ser utilizados para preparar smoothies e/ou vitaminas, ou podem ser tomados puro, levemente adoçados com mel, açúcar mascavo ou demerara.
Você também pode substituir a tâmara por outras frutas secas, como ameixa preta (sem caroço), damasco e uva passa.
Caso queira fazer um pouco mais de leite, dobre a receita e conserve na geladeira por no máximo três dias em um recipiente de vidro fechado.
Os leites vegetais não devem ser aquecidos em altas temperaturas, por isso, se precisar aquecer, não deixe ferver, apenas leve ao fogo médio para amornar.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz para nós!!
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós!!!!
Muito bom! Gratidão!🙏
Gratidão pelo post 🙏⚛️💥
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅💥