Não é segredo para ninguém que a uva é uma fruta de alta qualidade nutricional. O que nem todo mundo sabe é que suas sementes também são valiosas. Isso porque são ricas em compostos fenólicos, vitamina E e dão origem ao óleo de semente de uva, um óleo vegetal muito apreciado por suas diversas utilidades. Saiba mais sobre esse produto:
Benefícios
O óleo de semente de uva destaca-se especialmente por suas propriedades antioxidantes. Confira os principais benefícios que ele pode oferecer tanto para a beleza quanto para a saúde:
- Ajuda na prevenção da trombose: Camila Pedrosa, nutricionista da clínica Viver Nutrição e Gastronomia, explica que o óleo de semente de uva é rico em resveratrol, um potente antioxidante, anti-inflamatório e antiplaquetário que impede a formação de placas que formam os trombos (coágulos que podem obstruir a circulação do sangue no organismo).
- É aliado da saúde do coração: “o resveratrol, por ser um antioxidante, impede a oxidação do LDL, reduzindo assim o colesterol e prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio. O resveratrol também favorece a produção de HDL (bom colesterol)”, destaca Camila.
- Previne o envelhecimento precoce: Camila lembra que a semente de uva é rica em compostos fenólicos e vitamina E, oferecendo ótimos resultados na prevenção do envelhecimento da pele.
- Deixa a pele mais hidratada e macia: Fernanda Casagrande, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que o óleo de semente de uva, rico em ácidos graxos e vitamina E, forma um potente filme na pele, deixando-a mais macia e hidratada.
- Previne as estrias: ser rico especialmente em vitamina E faz do óleo de semente de uva um bom aliado na prevenção das estrias, conforme comenta Fernanda.
- Hidrata unhas e cutículas: a dermatologista Fernanda explica que, se aplicado com frequência, o óleo deixa a cutícula mais hidratada e, assim, as unhas crescem mais rápido. “Ele pode também amenizar o ressecamento causado por esmaltes e seus removedores”, acrescenta.
- Contribui para cabelos mais hidratados e bonitos: “entre as cutículas capilares existe uma espécie de ‘cimento’, que se perde através de colorações, descolorações, uso de chapinha e secador em excesso. O cabelo fica com frizz e rebelde. O óleo de semente de uva, por vez, ajuda na reposição deste lipídio perdido. Os cabelos ficam mais macios, com menos frizz e aspecto mais brilhante”, explica Fernanda.
O óleo de semente de uva costuma ainda ser usado em massagens corporais e como óleo carreador (veículo para os óleos essenciais penetrarem através da pele).
Como usar?
Nas unhas
A dermatologista Fernanda explica que, nas unhas, o óleo pode ser usado diretamente antes e depois da esmaltação.
Na pele
“Na pele, o óleo de semente de uva pode ser usado na manipulação, associado a outros ativos próprios para pele. Se for usar diretamente, pode ser usado em pequena quantidade, logo após o banho, com a pele ainda úmida”, destaca a dermatologista.
Nos cabelos
Fernanda sugere aplicar uma quantidade generosa do óleo nos cabelos, deixar agir durante a noite e lavar pela manhã. “Não recomendo como reparador de pontas por ter uma consistência muito oleosa e deixar os fios mais pesados”, acrescenta.
Uso culinário
A nutricionista explica que o óleo de semente de uva não deve ser usado no preparo de refeições (ou seja, ser aquecido), pois tem uma grande quantidade de gordura poli-insaturada, que reage com o oxigênio formando radicais livres. O óleo para uso culinário, encontrado em lojas de produtos naturais, pode ser usado para temperar saladas, por exemplo, mas é interessante que seja incluído na dieta com indicação de nutricionista.
Em cápsulas
“O óleo de semente de uva pode ser ingerido em cápsulas em alguns casos, porém, a dosagem precisa ser ajustada de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Essa dosagem é ajustada por um nutricionista através da análise de exames bioquímicos”, esclarece Camila.
“Não utilize sem um acompanhamento profissional, pois o seu uso em excesso pode causar o efeito contrário e aumentar o nível de inflamação”, alerta a nutricionista.
Alertas e contraindicações
O óleo deve ser indicado por nutricionista em casos específicos e dosagens adequadas. A nutricionista Camila acrescenta que é necessária muita cautela com o uso desse óleo em cápsulas, pois é preciso fazer o equilíbrio com o ômega-3 no organismo, já que o óleo de semente de uva é muito rico em ômega-6 (ácido linoleico). Se não houver esse equilíbrio, ele pode ser muito prejudicial e, inclusive, inflamatório.
Em relação aos cuidados com a beleza, Fernanda explica que o uso deve ser evitado caso a pessoa tenha algum tipo de alergia à uva e a seus derivados. Além disso, “na pele oleosa e com acne, deve-se evitar usá-lo na face e tronco”, finaliza a dermatologista.
fonte
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Muito legal! Nunca usei, so oleo de amendoas e oleos essenciais. Gostei da dica de passar nos cabelos. Gratidao pela materia! Luz p’ra nos
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Bom mastigar as sementes sempre que comer a fruta!!!
Luz para nós!
Muito bom, post dahora. #luzpranos #unebrasil #edl
Luz p’ra nós!
Gratidão, muito bom esses benefícios!🙏
Bem interessante ✅💥
Gratidão por compartilhar 🙏⚛️
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!