”essa Torre ajuda reconectar as pessoas à antiga reverência pela natureza” disseram Li e Huang

Compartilhe a Verdade

À beira de uma praia na cidade de Yantai, no norte da China, um edifício peculiar e altamente específico está em fase de conclusão. A estrutura à beira-mar tem 50 metros de altura e tem o formato de uma seção transversal de uma torre de resfriamento cônica em uma enorme usina de energia.

Projetada pela empresa Open Architecture , com sede em Pequim , espera-se que a Yantai Sun Tower seja um novo ícone para aquela que é uma das cidades costeiras mais orientais da China. Famosa pelo nascer do sol sobre o Mar Amarelo, Yantai é conhecida há séculos como um lugar onde as pessoas iam adorar o sol. O novo prédio foi encomendado pela prefeitura como biblioteca, espaço expositivo, cafeteria, teatro semi-ao ar livre e centro de eventos.

A Arquitetura Aberta inclinou-se para a criação do que os sócios fundadores Hu Li e Wenjing Huang chamam de “uma estrutura com mais propósito, algo que evocaria os antigos rituais de adoração da natureza, ao mesmo tempo que forneceria instalações culturais tão necessárias no distrito recém-urbanizado”.

O edifício revive o antigo conceito de adoração do sol, ao mesmo tempo que utiliza a geometria do caminho do sol ao longo do ano para orientar o seu design.
“A forma do edifício foi esculpida pela luz solar”, disseram Li e Huang à Fast Company por e-mail.

Eles querem dizer isso de várias maneiras. A borda norte da estrutura externa do edifício é paralela à luz solar do meio-dia dos equinócios. No solstício de verão, os raios solares alinham-se com a borda leste do edifício às 7h e com a borda do telhado circular ao meio-dia.
O túnel da entrada principal se alinha com o pôr do sol no solstício de inverno.
E um espaço de teatro ao ar livre está orientado para contemplar o nascer do sol do solstício de verão. Com centenas de lugares, pretende ser um espaço privilegiado de visualização coletiva para o evento celestial anual.
O rastreamento solar também está embutido no terreno da torre, com um canal especial de água escavado na praça circundante ao longo de uma geometria precisa.
Tal como as linhas dos meridianos que traçam a ligação do Sol com o zodíaco nos pisos de algumas catedrais centenárias, a linha de água mostra o caminho da sombra do edifício nos equinócios.

[Imagem: Arquitetura Aberta]

Embora a adoração do sol remonte a milhares de anos e exista em culturas de todo o mundo, os designers do edifício dizem que não se destina a rituais, mas a uma gama mais ampla de experiências naturais e culturais.

“Em vez de adorar o sol no seu sentido literal, é um edifício cultural onde as pessoas encontram fenómenos naturais enquanto se deslocam por toda a estrutura, estando imersas em exposições e atividades”, escrevem Li e Huang.

O sol não é a única força natural que molda a estrutura. Ele também foi projetado com uma concha parabólica interna aberta que visa amplificar o som das ondas do oceano.
Como disseram Li e Huang: “Esperamos que este edifício ajude a reconectar as pessoas à antiga reverência pela natureza”.
Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “”essa Torre ajuda reconectar as pessoas à antiga reverência pela natureza” disseram Li e Huang

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Autoconsciência: Saiba onde você está

Compartilhe a Verdade Salve Círculo Segue aqui um trecho de áudio extraído dos podcasts de Bob Navarro. Não deixem de compartilhar a verdade. Gratidão     Luz p’ra Nós Portais cristolucifer.com.br unebrasil.com.br unebrasil.org unebrasil.net congressoonline.org querovencer.unebrasil.com.br Compartilhe a Verdade:

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!