A planta Lágrima de Nossa Senhora possui diversas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano, ela pertence à família das Poaceae, é nativa da América do Sul e muito comum em todo o território brasileiro. Além de ser usada no tratamento de doenças, serve para confecção de rosários.
Planta de porte herbáceo, parecido com o do milho, contudo, menor que este. Apresenta frutos em forma de cariopses, isto é, frutos secos, vulgarmente conhecidos como grãos (brancos, cinzas, amarronzados e cor de chumbo), lustrosos e muito duros, sendo a polpa branca do tamanho da ervilha.
Dependendo do local onde é encontrada, a Lágrima de Nossa Senhora pode ser conhecida por vários outros nomes. Os principais deles são: capiá, capim-de-nossa-senhora, capim-de-contas, capim-miçanga, capim-rosário, conta-de-lágrimas, lágrimas-de-jó, lágrimas-de-cristo e lágrimas-de-São-Pedro.
O nome de “lágrima” refere-se a sua forma que é semelhante a uma gota e o nome de “nossa senhora”, por ter vindo do Oriente médio, origem do Cristianismo.
No tempo dos cativeiros os pretos e as pretas velhas ficavam admirados com os terços de cristal dos sinhôs e sinhás quando iam à missa e realizavam suas orações. Como eles não tinham condições de terem um terço de cristal, criaram com sementes do capim rosário e batizaram de lágrimas de nossa senhora.
Ele é um cereal, contém em suas sementes um grande teor de proteínas e carboidratos, servindo de alimentação na fabricação de farinha de pães, bolos, mingaus e sopas.
As folhas são usadas como forragens para animais, seus talos na confecção de esteiras e artesanato trançado, e toda a planta tem um longo uso na MEDICINA CASEIRA, conhecendo-se inúmeras aplicações medicinais.
Um dos princípios ativos da planta é aplicado no tratamento ao mal-de-parkinsom, também fornece fécula opcional na fabricação de cerveja.
O capim rosário é usado em descarrego e trabalhos espirituais. As folhas são usadas para banhos de purificação e de elevação consciencial e espiritual em ritos dos orixás na preparação de amacis de cabeça (um liquido preparado com ervas macerada e agua sagrada).
Propriedades medicinais dos frutos
Antileucorréico, antidiarréico, analéptico, tônico, depurativos, emoliente, diurético e muito nutritivo.
Das folhas e colmos, uso externo (antireumático, excitante), uso interno (antiasmático e diurético).
Chá de Capim Santo
Muito usado no tratamento de reumatismo, resfriados, diurético, alivia menstruações dolorosas, diminui o ácido úrico, cistite, anemia, ressecamento da pele, edemas, baixar a febre, etc.
Adicione 500 ml de água, uma colher de sopa do chá e leve ao fogo até levantar fervura, abafe uns 10 minutos e depois beba.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós !
Que incrível! Fica lindo o rosário!!
Luz p’ra nós
Muito bom conhecer essa planta.
Top
Luz p´ra nós!!
Luz pra nós!
Lembra da minha infância essa planta. Chamava de capim de conta, achava Incrível o formato já com o furinho de passar a linha rs….
Nome impactante! Amei.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
luz pra nós !
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós