A mil-folhas possui o nome “Achillea”, que vem de Aquiles o guerreiro grego. Segundo a Mitologia Grega, Aquiles (herói grego) foi mergulhado nessa planta assim como seus guerreiros durante a guerra de Tróia (1200ª.C). Ferido mortalmente na batalha, Aquiles procurou sua mãe e foi curado por ela com chás de mil-folhas. Sua utilização durante as guerras na Europa séculos atrás lhe conferiu o nome Herba Militares, ou seja, Erva dos Militares ou Erva dos Soldados.
Essa planta herbácea pertence à família das Compostas e é de origem européia, aclimatada ao Brasil.
A planta é tônica e estimulante das funções hepáticas. É analgésica; adstringente; antibiótica; anti-inflamatória; antiespasmódica; antisséptica; antipirética; antimicrobiana; aromática; diurética; digestiva; expectorante.
Contém tanino, insulina e aquileína, que lhe confere o gosto amargo.
*Atenção: A Mil Folhas não deve ser consumida por gestantes, lactantes, recém-nascidos e menores.
As flores e folhas são usadas em chá para uso interno e externo
Uso interno:
– Dor de estômago (com espasmos), espasmos ou cólicas durante distúrbios menstruais, anorexia, dispepsia (distúrbios digestivos ou indigestão), flatulência, refluxo gastroesofágico (acidez do estômago), gota, diarréia, febre.
Uso externo:
– Lesões inflamadas, feridas que apresentam dificuldade na cicatrização, hemorróidas (em banho de assento), queimaduras, acne, equimoses, cabelos brancos (como shampoo), picadas de insetos (contra as dores).
Preparações à base de mil-folhas
- Óleo essencial
- Cataplasma
- Shampoo de mil-folhas (contra o cabelo branco)
- Pomada de mil folhas
Para o consumo
Para consumir a Mil Folhas, o meio mais indicado é sua infusão. Leve ao fogo 2g das folhas secas e picadas e 200ml de água. Deixe ferver a água, coloque a erva, abafe, desligue o fogo e deixar descansar por dez minutos. Beba o chá duas vezes por dia.
Tintura
- Uso
-
- Usado em casos de indigestão (problemas digestivos), fissuras anais, flatulência (inchaço).
- Ingredientes
- 30 g de flores de mil-folhas
frasco transparente (ex. 250 ml)
- 30 g de flores de mil-folhas
- Preparação
-
- Coloque as flores da mil-folhas no fundo de um frasco, isso deve representar cerca de 2/3 da altura do frasco. Adicione 120g de álcool. Se você não tem uma maneira de medir a quantidade de álcool, certifique-se de encher o frasco com álcool para cobrir a mil-folhas.
- Coloque o frasco bem fechado em um local quente e luminoso, também é possível deixa-lo ao sol.
- Deixe que esta mistura macerando por 20 dias, cerca de 3 semanas.
- Agite o frasco regularmente, se possível todos os dias.
- Filtre.
- Posologia
- Pegue 15 a 20 gotas desta tintura e dilua em um pouco de água. Tome 3 vezes ao dia, 30 minutos antes da refeição para estimular a digestão, em casos de problemas digestivos (ex. indigestão) tome 30 minutos após a refeição.
- A tintura de mil-folhas age principalmente como espasmolítico e anti-inflamatório.
Para aromatizar o ambiente
-
- Luz
Este tipo de plantas cultivadas no interior necessita de seis horas de luz, no mínimo, quanta mais luz receber muito melhor, por isso colocá-las ao lado de uma janela é a localização ideal. No exterior, as plantas proliferam muito melhor já que têm toda a luz necessária e de forma mais direta.
-
- Drenagem
A drenagem neste tipo de plantas é indispensável. Às plantas aromáticas de interior ou às plantas aromáticas de exterior não lhes nada favorável o excesso de água.
-
- Localização
Como mencionado anteriormente, o exterior é a melhor localização para este tipo de plantas. Mas colocá-las no interior não é nenhum impedimento para o seu cultivo.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Muito bom!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Muito bom
Luz pra nós! <3
Gratidão. Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!
Luz p’ra nós!👍
Interessante ✅👏🏾
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Luz p’ra nós!