Sabugueiro

Compartilhe a Verdade

Sambucus nigra
Sambucus nigra

 

Geralmente floresce no tempo em que as crianças estão com catapora ou sarampo. 
No norte do Paraná, essa maravilhosa arvorezinha oferece suas flores para o chá muito bem aceito pelas crianças e para o banho perfumado que alivia o ardor das coceiras da pele.

As flores são brancas, bonitas e aromáticas, o sabugueiro é uma planta medicinal que pode ser muito útil para tratar ou prevenir gripes e resfriados. As flores, inclusive, são altamente nutritivas (ricas em vitamina C e antioxidantes). Existe uma espécie de sabugueiro europeu cultivada no Brasil, Sambucus nigra L.; se diferencia da espécie nativa de Santa Catarina (S. australis Cham. et Schlecht.) especialmente na forma e no número de folíolos. O sabugueiro europeu (Sambucus nigra) coincidem com os da espécie nativa (Sambucus australis)(SCHULTZ, 1985). Esta última é uma planta cultivada como ornamental e cujas flores têm cheiro de mel. Da família Caprifoliáceas, essa arvorezinha delicada chega a atingir 11 a 14 metros de altura. Seus valores medicinais já eram conhecidos desde o tempo de Hipócrates. 

 

Chá de sabugueiro tem ação expectorante e anti-inflamatórias

O chá de sabugueiro, feito a partir das flores da planta, se destaca por ter grande concentração de substâncias expectorantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar dores de garganta, congestão nasal e outros sintomas de gripes e resfriados (como febre e dor de cabeça). O ideal, para o tratamento, é tomar uma xícara do chá ainda quente pelo menos uma vez por dia. Uma boa dica, inclusive, é acrescentar um pouco de gengibre em pó ou própolis para aumentar o potencial anti-inflamatório da bebida.

Bebida é rica em substâncias antioxidantes, cicatrizantes e depurativas

Quando consumido a longo prazo, o chá de sabugueiro também pode auxiliar na saúde da pele e dos cabelos. Isso porque ele é rico em substâncias antioxidantes (em especial, flavonoides e antocianinas), que combatem o envelhecimento precoce. Além disso, a bebida tem ação cicatrizante (útil para a recuperação de feridas e machucados) e depurativa – isto é, ajuda a eliminar as toxinas do fígado, impedindo o acúmulo de líquidos.

Flor de sabugueiro tem alto teor de vitamina C e fibras

Você sabia que a flor de sabugueiro possui grande relevância em termos nutricionais? Além de ter alto teor de vitamina C (nutriente importante para a saúde dos sistemas circulatório e imunológico), ela é rica em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do trato gastrointestinal. O chá feito a partir dessa flor também cumpre efeito laxativo, sendo indicado para quem sofre de constipação intestinal.

Ajuda a manter a saúde do coração e dos vasos sanguíneos

Por ter um alto teor de fibras e antioxidantes, o chá de sabugueiro é considerado um grande aliado para a saúde do coração. Além de prevenir possíveis inflamações, a bebida ajuda no controle do colesterol e fornece ácidos fenólicos que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Passemos agora às propriedades místicas do sabugueiro
Em culturas antigas, o sabugueiro era relacionado ao sagrado feminino. Dizia-se que dentro de cada árvore de sabugueiro morava uma curandeira que havia sido queimada como bruxa. Por isso o sabugueiro é chamado de árvore das bruxas (preciso de uma árvore dessas).
Na Umbanda, o sabugueiro é associado a Obaluaê e a Oxóssi. Essa planta é energética para o corpo e espírito, sua flor limpa ambientes e a aura da pessoa, além de estimular a criatividade.
Podem-se utilizar as folhas e flores em amacis e tanto os frutos como as flores podem ser usados em oferendas e firmezas de Obaluaê.
No Templo Sagrado da Mãe Natureza, encontramos tudo de que necessitamos para a cura de todos os males físicos, mentais, espirituais além da nutrição do corpo e dos meios de ascender à consciência mais elevada.

Como fazer chá de sabugueiro?

Para preparar um chá de sabugueiro bem nutritivo, a principal dica é usar flores frescas (recém-tiradas do pé) e tomar a bebida logo em seguida, ainda quente. Vale destacar que a planta também pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas detox e até em caldas para bolos.

Ingredientes

 

– 1 colher de sopa de flor de sabugueiro

– 500 ml de água

– Mel para adoçar (opcional)

Comece fervendo a água em uma leiteira. Quando começar a borbulhar, insira as folhas, tampe o recipiente, apague o fogo e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Para finalizar, basta coar e servir nas xícaras. Você também pode colocar um pouco de mel para adoçar e, quem sabe, incrementar a receita com algumas especiarias (canela, gengibre ou cravo, por exemplo). 

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

ka

 Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “Sabugueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Saiba como evitar mosca-varejeira na sua cozinha

Compartilhe a Verdade A mosca-varejeira (Dermatobia hominis), também chamada de mosca-berneira em algumas regiões, é bastante conhecida pela sua coloração metálica azul-esverdeada e por aparecer frequentemente na cozinha de muitas casas. As varejeiras são muito comuns em áreas urbanas. Embora pequena, ela faz um zumbido incômodo enquanto voa e vasculha […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!