Mulheres na Alquimia – Hildegard von Bingen

Compartilhe a Verdade

A SANTA & ALQUIMISTA

 

 

Hildegard von Bingen (1098-1179) foi uma das figuras mais “intensas e extraordinárias” da história da Igreja e uma das maiores estudiosas de seu tempo e expoentes da sexologia, da naturologia, da arte e da ciência em plena Idade Média.
Ela criou a base da ginecologia e da saúde feminina. Em um de seus livros, por exemplo, oferecia orientações alimentares para que as mulheres pudessem tratar a amenorreia.

Seu conhecimento da natureza, e de todas as coisas da Criação, fizeram dela a “primeira naturopata da Idade Média“.

“Em toda a criação árvores, plantas, animais, pedras preciosas estão escondidas virtudes secretas curativas. Ninguém pode conhece-las, senão por revelação de Deus”, escreveu em uma de suas visões.

Desde os 3 anos tinha visões, na verdade, ela as descreveria como experiências sensoriais completas, que alteravam seus cinco sentidos.

Hildegard de Bingen foi uma visionária, profeta e mística do século. Escreveu uma obra profética “Liber Scivias”, isto é, revelada, na qual transcreve a voz de Deus, mas também na qual introduz passagens autobiográficas em que fala de uma experiência de união com Deus.

 

 

Também é autora de 12 livros dentre eles: ”O livro das pedras que Curam”, ”Causas e curas das Doenças”, e ”O livro de Medicina Simples”. Também descreveu diferentes chás, infusões e unguentos, detalhando a aplicação de cada um.
Ela detinha um vasto conhecimento de botânica e ainda arranjou tempo para descrever diferentes espécies de peixes, répteis e mamíferos.

A madre batiza um planeta, o 898 Hildegard, e um gênero de plantas chamado Hildegardia.

Ela possuía uma concepção mística e integrada do universo, ainda que essa concepção não excluísse o realismo e encontrasse no mundo muitos problemas. A solução para eles, de acordo com suas ideias, devia advir de uma união cooperativa e harmoniosa entre corpo e espírito, entre natureza, vontade humana e graça divina. Mas não tentou inaugurar uma nova corrente de pensamento religioso; sempre permaneceu fiel à ortodoxia do Catolicismo, e combateu as heresias e a corrupção do clero.
Quis acima de tudo desvelar para seus semelhantes os mistérios da religião, do cosmos, do homem e da natureza.

 

 

Para ela o universo era a resposta para as dúvidas da humanidade, e a humanidade era a resposta para o enigma do universo. Mas, como ela escreveu, se a humanidade não fizesse a pergunta, o Espírito Santo não poderia respondê-la.

A época de Hildegarda viu mudar o conceito de Deus, mudança que tornou a divindade aos olhos das pessoas menos carregada dos atributos da justiça inflexível, da inacessível majestade e da ira vingativa contra os pecadores, e mais cheia de amor para com seus filhos, dando-lhe um caráter mais paternal e benevolente que a aproximou do reino humano.

Sua vida foi representada no cinema em 2009, no aclamado filme dirigido por Margarethe von Trotta, “Vision”, tendo Barbara Sukowa no papel principal.

 

Luz p’ra Nós

 

Portais

cristolucifer.com.br
escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Mulheres na Alquimia – Hildegard von Bingen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Alunas desenvolvem absorvente biodegradável com custo de apenas R$ 0,02

Compartilhe a Verdade Após um ano de pesquisa, alunas brasileiras criaram um absorvente biodegradável baratíssimo, com um custo de apenas R$ 0,02. As estudantes do ensino médio, Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes são da escola Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Osório (RS), Sob a […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!