Saudações irmãs, trouxe receitas da fruta suculenta e cheia de nutrientes. Antes de conhecer as receitas vamos conhecer a história da fruta e 10 benefícios?
História
Ele é conhecido como “a fruta do outono”. O caquizeiro é originário da China, trazido para o Brasil por imigrantes japoneses no início do século XX. Produzido principalmente nas regiões Sul e Sudeste, sendo que o estado de São Paulo é o maior produtor, responsável por quase 60% da produção nacional. Apesar de sua origem, o sabor adocicado do caqui conquistou o paladar brasileiro e, graças ao clima tropical do país, conseguiu se adaptar ao plantio para alegria de quem gosta de consumi-lo com regularidade.
10 Benefícios
- Ajuda a repor energia: é uma fruta rica em carboidratos, pois uma unidade pequena, ou 2/3 de um caqui grande, fornece cerca de 71 calorias e 19 gramas de carboidratos, tornando-se bastante energética. Por isso, é uma boa opção para reposição de energia após atividades físicas ou para aumento do consumo calórico.
- Boa quantidade de fibras: essas fibras auxiliam no funcionamento intestinal, trazendo saciedade e reduzindo a absorção de gorduras no intestino.
- Ótima opção de sobremesa nutritiva: de paladar adocicado, é uma opção de sobremesa natural.
- Alimento leve e de fácil digestão: por conter poucas gorduras e proteínas.
- Interessante para gestantes e lactentes: pelo potencial energético e nutritivo.
- Possui vitamina C: propriedade importante para a cicatrização e integridade da pele, com efeito antioxidante e ação que contribui para a imunidade.
- Auxilia nos processos de visão: por conta dos carotenoides presentes no caqui.
- Ajuda a proteger o organismo: também por conta dos carotenoides que, mais do que serem responsáveis pela cor característica da fruta, trazem outros benefícios.
- Colabora na prevenção de doenças crônicas: mais um benefício derivado dos carotenoides.
- Possui propriedades essenciais para o organismo: devido à presença de cálcio, magnésio, zinco e micronutrientes.
Receitas
1. Compota de caqui
Ingredientes
4 caquis maduros picados
½ xícara (chá) de açúcar demerara
Suco de 1 limão
Modo de preparo
Em uma panela, adicione os caquis e o açúcar. Cozinhe por 5 minutos ou até começar a desmanchar. Coloque no liquidificador e bata por 1 minuto. Volte o creme para a panela e acrescente o suco do limão. Cozinhe em fogo baixo até começar a engrossar (em média 5 minutos). Leve à geladeira e sirva com pães e torradas ou como doce de colher.
2. Molho de caqui para carnes
Ingredientes
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 cebola picada ou ralada
1 colher (chá) de mostarda
2 caquis maduro picados
1 xícara (chá) de vinho tinto
2 colheres (sopa) de salsinha
Modo de preparo
Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o restante dos ingredientes, exceto a salsinha. Mexa delicadamente, deixe encorpar, até o caqui amolecer ligeiramente. Tempere com a salsinha e sirva sobre bifes grelhados ou carne assada em fatias.
3. Creme saudável de caqui
Ingredientes
3 caquis grandes e bem maduros
1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça
1 colher (sopa) cheia de chia em sementes
5 tâmaras sem caroço picadas
1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo
Deixe a linhaça e as tâmaras de molho na água por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador junto com os caquis e a chia, até ficar homogêneo. Despeje em duas taças e leve para gelar. Se desejar, coloque castanhas trituradas ou nibs de cacau por cima.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Muito bom esse fruto. Grata. Luz p’ra nós!
demais! muito suculento e docinho!
Delícia.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Hum parece uma delicia.
Luz p´ra nós
Lpn!
Luz pra nós!
Caqui é top!
Luz para nós!
Luz p’ra nós!
Achei bem interessante esse molho de caqui para carnes, curto coisas agridoce!
Daora 💞