Conheça o vinagre balsâmico

Compartilhe a Verdade

 

O vinagre balsâmico é originário da região de Modena, na Itália. Sua história, remonta à Idade Média, quando os habitantes da região começaram a cozinhar o mosto de uvas (suco de uva obtido a partir do esmagamento das uvas. É um líquido doce e não fermentado que contém água, açúcares, ácidos, vitaminas, minerais e outros componentes naturais) para criar um condimento doce e espesso, que se tornou conhecido como “saba”. Com o tempo, esse produto evoluiu para o vinagre balsâmico, que é feito a partir de uvas Trebbiano e Lambrusco, cozido e envelhecido em barris de madeira por 3 a 12 anos. O vinagre é transferido para barris menores e de diferentes madeiras, o que contribui para o sabor e aroma do produto final. A produção é um processo complexo e artesanal, mas é possível adquirir o produto pronto em lojas. Existem também versões industrializadas que usam métodos mais rápidos e podem conter aditivos e conservantes.

Hoje em dia, é um ingrediente utilizado para dar sabor, aroma e cor aos alimentos.

Com seu consumo, ele pode afetar nossos sentidos de diferentes maneiras. Ao ser utilizado na culinária, seu sabor agridoce pode proporcionar uma experiência sensorial agradável ao paladar. Além disso, seu aroma forte e característico pode estimular o sentido do olfato. Já em relação a aperência, o vinagre balsâmico é um líquido escuro e alguns são viscosos, o que pode chamar a atenção visualmente quando utilizado em receitas. No geral pode mecher com nossos sentidos de maneira positiva durante sua degustação.

Seu efeito no corpo, tende auxiliar na digestão e na saúde intestinal por estimular a produção de suco gástrico e conter probióticos benéficos para a flora intestinal.

Rico em polifenóis antioxidantes, reduz o colesterol ruim (LDL) e controla o nível de açúcar no sangue, sendo recomendado para diabéticos.

Rico em antioxidantes, combate radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele, contribuindo para uma aparência saudável e firme. No entanto, é importante consumi-lo durante a alimentação e não aplicá-lo diretamente na pele para evitar manchas.

Com apenas 15 calorias em uma colher de sopa rasa, que é o ideal consumir por dia, o vinagre balsâmico é um aliado perfeito para quem busca emagrecer. No entanto, é importante lembrar que o vinagre não é uma solução única para perda de peso, uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos também são essenciais.

Os cuidados, como tudo em exceço, se exagerar o seu comsumo pode não fazer bem, por exemplo danos ao esmalte dos dentes e irritação na garganta, em algumas pessoas ele pode dar reação alérgica ao ingerir, por ser ácido, para quem possue problemas gastrointestinais, como úlceras ou refluxo, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de incluir na dieta.

O preço médio do vinagre balsâmico pode variar bastante, dependendo da marca, qualidade e quantidade do produto. Geralmente, é possível encontrar opções a partir de R$10,00 até valores mais elevados, que podem chegar a mais de R$100,00 por uma garrafa, o local de compra, também pode influenciar no valor, como supermercados, atacadistas, lojas especializadas em produtos gourmet ou através de fornecedores online. Também é possível fazer isso, mas não vou entrar nesse assunto. Para aqueles que desejam, existem algumas receitas disponíveis após uma busca.

Definitivamente é um ingrediente versátil que pode ser utilizado em diversas receitas. Além de temperar saladas, pode ser utilizados para preparar molhos, temperos para peixes e carnes, sobremesas entre outras possibilidades.
Da para usar a criatividade e experimentar diferentes combinações!

 

Receitas: 

Molho de salada: Vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta do reino preta;

 

Tempero para carnes: Vinagre balsâmico, alho, óleo, pimenta do reino branca, sal e ervas a gosto;

 

Cebolas caramelizadas: Grelhe a cebola com pouca gordura/óleo que desejar, adicione gotinhas do vinagre, sal e ervas;

 

Calda: Levar ao fogo um litro de groselha, 500 ml de vinagre balsâmico, 500 ml de creme de leite fresco, uma pitada de canela em pó e sal. Em seguida, é só mexer até ficar em ponto de calda. Pode ser servido em bolos, sorvetes, iogurte, cremes…

 

 

Gostaram de conhecer sobre esse condimento?

Comentem abaixo se tiverem alguma receita para compartilhar. É sempre bom trocar receitas deliciosas!

Fortaleça no merch!
Compartilhe!


Portais: 

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org 

 

 

Luz p’ra nós!

Veja também:

 

A história do livro de receitas

Receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

A culinária do Broto de Bambu

Benefícios do Azeite de Oliva

Benefícios do Manjericão

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Conheça o vinagre balsâmico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

12 sintomas do desequilíbrio hormonal feminino

Compartilhe a Verdade O desequilíbrio hormonal feminino geralmente está associado a condições como hipertireoidismo, hipotireoidismo, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), diabetes, estresse, obesidade, depressão e outras, podendo ser a causa dessas complicações ou simplesmente uma consequência das mesmas. Quando há desequilíbrio hormonal, sintomas específicos podem ser observados pela mulher. É […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!