A Rainha das águas abertas

Compartilhe a Verdade

Cinco vezes campeã mundial, onze pódios em campeonatos mundiais, vencedora dos Jogos Pan-Americanos e campeã olímpica. Ana Marcela Cunha carrega merecidamente o título de rainha das águas abertas. A nadadora brasileira resume sua trajetória até o ouro olímpico em Tóquio 2020 a uma palavra: maturidade. Conheça mais sobre a brilhante carreira de Ana Marcela:

Da piscina da creche ao domínio do mar

Filha de pai nadador e mãe ginasta, o esporte sempre esteve presente desde pequena na vida de Ana Marcela Jesus Soares da Cunha. Nascida em Salvador em 1992, começou a nadar aos dois anos na creche que frequentava.

Aos 9 anos já treinava no Clube Olímpico de Natação em Salvador e em 2007 transferiu-se para o Unisanta em Santos. O apoio dos pais sempre foi fundamental, eles chegaram a deixar os empregos em Salvador para acompanhar a filha e cuidar da carreira dela.

Estreou nas Olimpíadas de Pequim 2008 com apenas 16 anos, atingindo a quinta colocação. Já nos Jogos de Londres 2012, Ana Marcela ficou fora da classificação. Chegou na Rio-16 com esperanças de medalha, porém ficou longe do pódio em décimo lugar.

A glória chegou finalmente em 2021, ao alcançar o primeiro lugar na Odaiba Marine Park em Tóquio.

Conquistas

Entre os títulos mais importantes da carreira, Ana Marcela foi eleita a melhor nadadora de águas abertas do mundo em sete temporadas (2010, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2021), além de ser membro do Hall da Fama da Maratona Internacional de Natação.

É detentora do melhor tempo na Travessia Capri-Napoli, tradicional prova italiana entre às duas cidades cuja distância é de 36 km, com 6 horas 24 minutos 47 segundos. As provas que a nadadora compete são de 5 km, 10 km e 25 km.

Impacto no esporte brasileiro

O bronze de Poliana Okimoto na Olimpíadas do Rio em 2016 foi a primeira medalha conquistada por uma mulher brasileira na natação. Na edição seguinte, Ana Marcela consagrou-se a campeã das águas e tornou-se a maior brasileira da natação em Jogos Olímpicos. Desde 2011 ela leva a bandeira brasileira pelos pódios em competições mundiais, tendo escutado o hino em diversas edições.

Os resultados de Ana Marcela Cunha são tão impressionantes que foi apontada pelo Guinness Book como maior vencedora do Circuito Mundial da FINA 10K, com 20 vitórias, recorde que ela mesma bateu após a publicação do livro em 2020, aumentando para 25.


Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “A Rainha das águas abertas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Os benefícios do óleo de amêndoa

Compartilhe a Verdade O óleo de amêndoas doces é um excelente nutritivo e hidratante da pele, especialmente para quem tem pele seca e desidratada, podendo também ser usado para hidratar a pele do bebê. Esse óleo pode ser aplicado na pele, após o banho, ou diluído no creme hidratante para […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!