Brasileira integra equipe do maior laboratório de física do mundo

Compartilhe a Verdade

O time da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça, considerada o maior laboratório de física de partículas do mundo, agora tem uma integrante brasileira!

A professora Carla Göbel Burlamaqui de Mello assumiu agora em agosto o cargo de coordenadora adjunta de Física de um dos experimentos da organização, que estuda as menores partículas formadoras de prótons e nêutrons, que conhecemos.

Carla é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e estuda essas micro partículas há mais de 30 anos.

Paixão da juventude

Foi nas aulas de química do Ensino Médio que Carla se encantou com a ideia de que toda a matéria do Universo era formada por pequenas partículas elementares.

Essa curiosidade a levou a se aprofundar cada vez mais no assunto e se destacar na Física aqui o Brasil.

Atuando na área de física de altas energias desde a década de 1990, a professora iniciou a carreira no Rio de Janeiro, formando-se em Química pela PUC-Rio em 1991. Três anos depois, concluiu o mestrado em Física de Partículas na mesma instituição.

Logo em seguida, começou um doutorado-sanduíche no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e arrumou as malas para participar de estudos no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), nos Estados Unidos.

Ela defendeu a tese em 1999, época em que já atuava como professora adjunta na Faculdade de Engenharia da Universidad de la República, no Uruguai, onde trabalhou até 2002.

No ano seguinte, em 2003, retornou à PUC-Rio, dessa vez não como estudante, mas como professora assistente do Departamento de Física da universidade. Hoje, é professora associada da instituição e se dedica ao novo cargo conquistado no Cern, na Suíça.

O convite para atuar como coordenadora adjunta de Física do experimento, cargo que assumirá até julho de 2024, foi feito pela coordenadora de Física eleita, a francesa Yasmine Amhis, pesquisadora do Laboratório Irène Joliot-Curie (IJCLab), da Universidade Paris-Saclay.

Além disso, Carla reforça que a indicação dela mostra que pesquisadores que não vivem no eixo EUA-Europa também têm bom desempenho.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Brasileira integra equipe do maior laboratório de física do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Time feminino de cegos faz história no futebol do Centro-Oeste

Compartilhe a Verdade A Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF) anunciou seu primeiro time de futebol de cegos feminino do Centro-Oeste. No Brasil, segundo a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), existia apenas uma equipe de futebol de cegos feminino que é de SP. “Essas meninas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!