Obra Musical – A Ordem das Virtudes

Compartilhe a Verdade

Em outro post falei um pouco sobre a participação de Hildegarda de Bingen como alquimista, mas a ela tambem foram atribuída outras diversas funções, escritora, compositora musical, teatróloga, curandeira, botânica e administradora. Em meados dos seus 40 anos, ela começou a ter suas visões, o que veio a transformar completamente sua vida.

E sucedeu no 1141º ano da encarnação de Jesus Cristo, Filho de Deus, quando eu tinha quarenta e dois anos e sete meses, que os céus se abriram e uma luz ofuscante de excepcional fulgor fluiu para dentro de meu cérebro. E então ela incendiou todo o meu coração e peito como uma chama, não queimando, mas aquecendo… e subitamente entendi o significado das exposições dos livros, ou seja, dos Salmos, dos Evangelhos e dos outros livros católicos do Velho e Novo Testamento.

Ao mesmo tempo uma voz lhe ordenou: “Oh mulher frágil, cinza de cinza e corrupção de corrupção, proclama e escreve o que vês e ouves.” Para que não restassem dúvidas, a ordem foi-lhe repetida por três vezes. Hildegarda imaginava-se indigna e isso atormentava-a. Temendo o que os outros iriam dizer dela se aparecesse como profeta, entrou numa crise interior e adoeceu. Foi nessa altura que escreveu os primeiros esboços do seu Liber scivias Domini (Livro do Conhecimento dos Caminhos do Senhor), com relatos das suas visões.

A partir de 1158 iniciou a sua segunda obra, o Liber vitae meritorum (Livro dos méritos da vida), onde examinou os vícios e as virtudes da vida humana, mas esteve doente ao longo de quase todo o período em que o escreveu.

Foi a primeira mulher a ser considerada uma autoridade em assuntos teológicos. Foi a única mulher medieval a quem se concedeu o direito de pregar a doutrina cristã em público, talvez em virtude das suas “visões” intensas e apocalípticas. Concebeu o primeiro auto sagrado jamais escrito e a única dramaturga do século XII que não permaneceu anónima. Foi a única mulher medieval a ser lembrada como compositora de um extenso e qualificado corpo de obras musicais.

As obras musicais mais reconhecidas são Ordo Virtutum (A Ordem das Virtudes)Symphonia armonie celestium revelationum, muitas das quais eram cânticos com letras de sua autoria:

”Seguindo os costumes da cavalaria, as virtudes procuram revestir as almas com armaduras apropriadas e estimulá-las a honrarem as próprias vestes perante a luta”.

No site cristolucifer.com.br voce pode se aprofundar mais sobre Virtudes e Pecados.

Luz p’ra Nós

Portais

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Obra Musical – A Ordem das Virtudes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Startup fornece triciclos elétricos para mulheres no Zimbábue

Compartilhe a Verdade Para muitas mulheres que vivem em regiões rurais da África, os dias são agitados. Elas não apenas fazem 60% do trabalho agrícola, mas também administram a casa. Diante da falta de serviços e infraestrutura, as mulheres rurais carregam grande parte do ônus de fornecer água e combustível […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!