Muita vontade de fazer xixi e urinar pouco líquido é o sintoma mais comum da infecção urinária. O quadro, muito frequente nas mulheres, pode aparecer sempre que a mulher deixar de urinar após o sexo, ficar muito tempo “segurando” o xixi ou sem beber água, ter relações sexuais desprotegidas ou deixar de fazer uma higiene íntima adequada.
Para um melhor diagnóstico da doença, é importante ficar de olho nos outros sintomas associados, como a dor ao urinar. Conheça os tratamentos disponíveis para a infecção urinária e se é necessária a visita ao ginecologista.
Muita vontade de urinar e pouco líquido: sintomas da infecção urinária
Ter uma constante vontade de urinar e o líquido saindo sempre em pouca quantidade é um dos principais sintomas da infecção urinária. Pacientes costumam relatar querer fazer xixi mesmo segundos após urinar. Porém esse não é o único sintoma característico da doença que afeta o trato urinário. Três outros indícios que normalmente estão associados à doença:
- Dor para urinar;
- Sensação de peso no baixo ventre;
- Mudança na cor da urina, que se torna mais opaca.
Além disso, é normal a paciente também apresentar incontinência urinária e um odor forte vindo do xixi.
Infecção urinária: é preciso ir ao especialista?
Se você notou todos ou a maioria dos sintomas comuns da infecção urinária, está na hora de tratar o quadro. O aconselhado é que você consulte um especialista para que ele possa acompanhar o quadro e o desenvolvimento da doença. Segundo o profissional, os ginecologistas são especializados para lidar com as questões da mulher. No entanto, qualquer médico pode realizar um bom acompanhamento.
“Qualquer médico deve ser apto a tratar uma infecção urinária não complicada bem como identificar e tratar uma candidíase ou uma laceração de intróito vaginal”, explica.
Conheça o tratamento da infecção urinária
O tratamento para a infecção urinária depende de quanto o quadro se desenvolveu e do tipo de infecção (existem 4, que variam de acordo com o local do trato urinário que foi acometido). Normalmente, os especialistas receitam antibióticos para remover os agentes infecciosos. Além disso, também podem indicar medicamentos para um alívio das dores. Mudanças no comportamento também são necessárias para uma melhora do quadro.
“Aumentar ingestão de água e urinar sempre à vontade. A urina é absolutamente livre de bactérias e ajuda a ‘expelir’ as bactérias para fora da uretra”, explica.
Por isso, procure estar sempre acompanhada de uma garrafinha d’água e evite ficar muito tempo “segurando” o xixi.
Uma outra recomendação é manter uma boa higiene íntima.
“Tratar rápido qualquer corrimento vaginal, pois ele facilita a entrada das bactérias na uretra”, explica.
Para isso, lembre-se de realizar a higienização íntima uma vez ao dia, usando sabonete líquido com o pH neutro. Procure ainda fazer a limpeza apenas na região externa da vulva, evitando lavar o canal interno da vagina. A melhora do quadro acontece quando há essa mudança de hábitos, assim como, o acompanhamento do profissional.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Gratidão.
Luz p´ra nós
Gratidão!🙏🌹
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão…
Luz p’ra nós ✨