Focada em um público mais consciente, a Bruna Cássia desenvolveu um absorvente íntimo reutilizável, feito com tecido de cânhamo – a fibra da Cannabis. De acordo com a empreendedora, o produto é 100% natural, orgânico, antialérgico, antifúngico e indicado pra mulheres com fluxo intenso, alergias e que sofrem com endometriose e sintomas pós-parto ou cirúrgico.
“O toque do tecido é extremamente macio, além de possuir lavagem e secagem rápidas. Um diferencial excepcional é a durabilidade. O absorvente dura, no mínimo, 15 anos e leva menos de 6 meses para se decompor”, detalha a Bruna que é formada em tecnologia têxtil pela Fatec de Americana (SP).
Tecelagem no DNA
Bruna, que é filha de pai tecelão e mãe costureira, conta que desde muito pequena acompanha a cadeia produtiva da tecelagem. “Trabalhei nas indústrias de Americana dos meus 19 aos 24 anos, com isso vi e vivi o descaso ambiental dos órgãos regulamentares”, alerta.
De acordo com a Bruna, não existe inspeção ambiental pelos órgãos regulatórios. “Naquela época e, acredito que ainda é assim, a maior parte do processo químico era descartado na natureza, sem nenhum cuidado. Isso me marcou muito”, relata a empreendedora.
Foi nesse momento que a Bruna se desligou da indústria e foi estudar Ayurveda na ginecologia natural, na Escola Natureza Medicinal. Então, desde que se formou, passou a produzir paninhos para as terapeutas de círculo de mulheres.
“A partir dessas experiências, eu idealizei o absorvente reutilizável de algodão nacional, com certificação orgânica, que gosto de chamar de bioabsorvente. Nesse produto, encontrei uma forma de comunicar a importância do autoconhecimento hormonal”.
Do algodão ao hemp (cânhamo)
Para tornar a produção ainda mais sustentável, Bruna substituiu o algodão pelo tecido de cânhamo. O material é importado, porque no Brasil ainda não é permitido cultivar a Cannabis para a produção de tecido, por exemplo.
“Minha exigência é que a empresa apresente o selo de cultivo orgânico e boas práticas. A maior parte do cânhamo hoje vem da China, com taxas menores, mas sem garantia dos meios de produção e isso não seria coerente com meu propósito”, adianta.
A empresária aposta na importância de escolhas mais conscientes, para impulsionar o negócio. “Precisamos avançar na legalização do cânhamo. O absorvente é só mais uma das muitas opções às quais o cânhamo pode trazer inovação”.
O desejo da empreendedora é construir uma rede de autonomia financeira pra mulheres em situação doméstica (com crianças pequenas) através do absorvente ecológico de cânhamo.
Matéria complementar:
Psicólogo e Clínico Canábico – Unebrasil Podcast #7
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Daora!
Luz p´ra nós
Nossa que legal gente, muito bom!👏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Lpn!
Muito legal! Deve ser muito bom esse absorvente! Luz p’ra nós!
Nossa, muito bom! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Legal.
Luz p’ra nós!
incrível .
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️