8 dicas para limpar e organizar a despensa

Compartilhe a Verdade

A despensa é algo essencial em uma casa, por menor que ela seja. As casas maiores e/ou mais antigas costumam ter grandes despensas, tanto para os mantimentos quanto para uma infinidade de outras coisas. Atualmente, na maioria dos casos, o espaço para a despensa em casas e apartamentos mais novos é tão restrito que é preciso muita imaginação para tirar total proveito delas. Mas, ainda que pequena, sempre há solução para uma despensa funcional, limpa e otimizada.

Os aspectos mais importantes dos cuidados com despensas – que podem ser um cômodo à parte, anexa à cozinha, um armário (ou mais), uma cristaleira, gavetas, gavetões – são a limpeza, a organização e a manutenção delas. Também vale pontos a decoração do local. Confira!

1. Faça uma boa limpeza regularmente

A limpeza periódica da despensa é o primeiro passo para mantê-la organizada, funcional e em boas condições de conservação e integridade dos itens e dos produtos que serão armazenados nela. Primeiro, esvazie todos os armários, verifique o estado dos mantimentos e jogue tudo que estiver estragado ou fora do prazo de validade.

Em seguida, limpe todas as superfícies com detergente neutro e uma mistura de vinagre de álcool e água em partes iguais, pois esses produtos não apenas limpam os móveis, como também retiram marcas de gordura e combatem insetos que crescem em alimentos já impróprios, como é o que caso das traças e dos carunchos. Mas evite produtos de limpeza com cheiro forte, pois podem contaminar os mantimentos que serão armazenados nos armários.

O próximo passo é limpar ou lavar todos os potes e outros recipientes, assim como todos os produtos com embalagens que podem ser limpas com os produtos recomendados, como latarias e embalagens plásticas. Não se esqueça de fazer a mesma coisa com os produtos comprados quando chegar do supermercado antes de colocá-los na despensa.

2. Elimine insetos e evite que voltem a aparecer

Antes de ir ao supermercado para fazer uma nova compra, limpe os armários e as prateleiras com a solução de vinagre de álcool e água para afastar da área insetos como traças e carunchos. Se eles ainda persistirem, coloque potinhos com algumas folhas de louro dentro da despensa.

Lembre-se de que esses bichinhos se instalam em produtos como farináceos, sementes, grãos e frutas secas, furando os pacotes e colocando ovos neles. Isso inutiliza o produto, que precisa ser jogado fora, ou seja, além de serem prejudiciais à saúde, são também inimigos do bolso! O ideal é que esses alimentos (e outros também) sejam acondicionados em potes fechados para evitar a presença dessas pragas.

As traças, porém, merecem ainda mais atenção, pois elas se alastram rapidamente nos armários e mesmo nos potes de alimentos fechados. Portanto, para combatê-las, faça o seguinte: avalie se há algum ponto de proliferação do inseto na despensa; limpe armários e prateleiras com vinagre e água morna; termine a limpeza com álcool gel; e, por fim, limpe cada produto com um pano com vinagre antes de colocá-lo nos armários, que devem ser mantidos limpos e arejados.

3. Evite calor e umidade nos armários

O calor em excesso é prejudicial aos alimentos, portanto não instale armários, prateleiras e despensas perto do fogão ou em locais expostos ao sol. Já a umidade deteriora e inutiliza os alimentos com os quais tenha contato, portanto não deixe sacos, pacotes, embalagens e até os potes com tampa em locais em que tenham contato com água, como, por exemplo, a bancada da pia. Para saber como acondicionar cada produto, leia as instruções de conservação na embalagem.

4. Use potes transparentes, cestos e caixas para armazenar alimentos

Adote o uso de potes bem vedados e transparentes, de vidro ou plástico, para acondicionar alimentos, especialmente farinhas e grãos, e manter a despensa limpa e livre de insetos. Os de vidro são os mais indicados porque não ficam com cheiro e podem receber todo tipo de alimento. Os melhores potes são os herméticos, com tampas de borracha que vedam totalmente o interior deles, evitando a entrada de ar do exterior que provoca a deterioração dos alimentos.

De qualquer modo, de vidro ou de plástico, os potes devem ser transparentes para facilitar a visualização dos alimentos contidos, inclusive para que se possa verificar se estão em bom estado para consumo. Lembre-se de etiquetar cada pote com o tipo e a data de validade do produto.

Quando esvaziar um pote, lave-o imediatamente para poder receber novos alimentos. O ideal é retirá-los das embalagens originais, pois se permanecerem dentro delas depois de abertas, os alimentos podem perder as suas características originais, como sabor e textura, além de ter a sua durabilidade reduzida.

Por sua vez, cestos e caixas são ótimos aliados na organização da despensa, ajudando a estabelecer um lugar para cada coisa e a otimizar o espaço. Use cestos ou caixas diferentes para acondicionar diferentes tipos de mantimentos. De preferência, use uma caixa ou um cesto para guardar um mesmo produto: uma caixa só com enlatados, outra só com farinhas ou grãos, e assim por diante. Os cestos e as caixas pequenas são ideais para as embalagens menores de alimentos não perecíveis, como temperos e condimentos.

5. Escolha o melhor mobiliário para organizar a despensa

Não importa se os armários têm portas ou não, o que importa é que eles não fiquem em locais muito quentes ou expostos ao sol, pois os alimentos precisam ser guardados em local fresco e ao abrigo da luz. Mas uma coisa é certa: armários sem portas e totalmente abertos precisam ser sempre mantidos bem arrumados, já que qualquer bagunça fica aparente.

Outros móveis que ajudam a organizar e a otimizar o espaço da despensa são os nichos e as prateleiras, nos quais cestos, caixas e potes podem ser organizados, dispondo-se os itens mais usados nas prateleiras mais baixas e mais à vista e os menos usados nas mais altas. Os nichos podem ser uma boa escolha para armazenar bebidas como vinho. Já as prateleiras podem acomodar os mais diversos tipos de itens. Elas são também muito decorativas com a exposição de potes de vidro transparentes com alimentos, como compotas, grãos e frutas secas. Há ainda prateleiras aramadas que você mesma/o pode montar e usar na despensa como quiser.

6. Organize os produtos na despensa

Todos os alimentos que você utiliza no dia a dia devem ficar ao alcance da mão, como grãos, farinhas, molhos, condimentos, temperos e outros produtos. No alto da despensa, devem ficar itens leves que não se usa com frequência, como papel toalha, papel alumínio, protetor de fogão, itens descartáveis ou de festa e ocasiões especiais. Na parte mais baixa, coloque os objetos mais pesados, como garrafas, evitando o risco de que caiam sobre você ou no chão.

Também podem ser guardados na despensa pequenos eletrodomésticos (liquidificador, batedeira, mixer, sanduicheira, torradeira, espremedor de frutas, fritadeira elétrica etc), panelas e utensílios de cozinha, como assadeiras e formas. Mas, em hipótese alguma, guarde produtos de limpeza dentro dos armários da despensa, pois eles podem contaminar os alimentos.

7. Separe os alimentos por categorias, prazos de validade e rótulos

Depois da limpeza, você deve organizar os alimentos nos armários e prateleiras, então aproveite para separá-los de acordo com as categorias: grãos, farinhas, enlatados, óleos e temperos, entre outras. Isso facilita na hora de verificar o que está acabando e precisa ser reposto.

Depois, você deve organizar os alimentos separados em categorias de acordo com os prazos de validade, colocando na frente do armário ou da prateleira aqueles cujo vencimento vier primeiro e no fundo os com vencimento posterior. Assim, você evita o desperdício de alimentos, já que vai consumir primeiro aqueles com prazos de validade mais próximos.

Também é uma boa medida expor nos armários e nas prateleiras os produtos industrializados com os rótulos voltados para frente, pois assim você vai encontrar justamente o que quer, sem correr o risco de confundir uma lata de milho com uma lata de grão de bico.

8. Dê atenção aos detalhes: Listas e decoração

Tenha sempre um bloco de notas na despensa para poder listar os produtos que acabaram ou estão acabando. Assim, na hora de ir ao supermercado, a sua lista vai estar pronta.

A decoração da despensa também merece atenção. Por exemplo, use etiquetas bonitas, em diferentes modelos e cores, para rotular os potes e identificar os alimentos. As tampas dos potes de vidro transparentes também podem ser envolvidas em tecidos ou papéis estampados e receber fitinhas coloridas, inclusive para criar um método de organização e identificação.

O interior da despensa pode ser igualmente decorado com papel de parede, deixando-a mais bonita e ajudando a preservar as superfícies das paredes, sempre sujeitas a choques, riscos e raspões. Você pode ainda forrar as prateleiras e nichos com papel ou plástico antes de acomodar

os alimentos e produtos, o que facilita na hora da limpeza, já que qualquer líquido ou pó derramado vai ficar no forro e poder ser coletado sem problemas.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “8 dicas para limpar e organizar a despensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Aprenda a dominar as emoções

Compartilhe a Verdade Salve Círculo! Começando aqui uma série de cortes do Bob respondendo perguntas em live. Palavras chaves: Círculo e Reta Casamento Mulher Eva Lilith Sexo Aborto Prazer Kundalini Energia Sexual Polaridades Consciência Cores Luz Perspectiva Partículas Alma Gêmea Simetria Evolução Giros Eternos Amor e Honra Bíblia Reino Animal […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!