Seria possível deixar a pele bronzeada sem absorver raios ultravioletas (UV)
De acordo com um vídeo recente que está circulando na internet, seria possível deixar a pele bronzeada sem absorver raios ultravioletas (UV). Para isso, as pessoas só teriam que comer três cenouras por dia para que elas consigam “brilhar de dentro para fora”, como afirmou a usuária do TikTok @isabelle.lux.
Então, será que isso é algo cientificamente comprovado? Um fato é que as cenouras contêm beta-caroteno, o pigmento que lhes confere sua coloração alaranjada. Caso uma pessoa consuma quantidades absurdas dessa substância, sua pele de fato poderia ver algumas transformações — o que não é necessariamente algo saudável. Entenda!
Como aprendemos ao longo de nossas vidas, o Sol é o grande responsável pelo bronzeamento da pele humana. Nesse sentido, os raios UV do tipo A e UVA são os principais responsáveis por essa transformação no nosso aspecto.
O bronzeamento, na realidade, é uma defesa natural do nosso organismo à alta incidência solar, provocando maior produção de melanina.
Por sua vez, a melanina, que é o pigmento natural da pele, é responsável pelo bloqueio das radiações UV em tal região do corpo. Assim, quanto maior for a nossa exposição ao Sol, maior a quantidade de melanina produzida e maior o bronzeado.
E o que as cenouras têm a ver com isso?
A resposta é: nada. Se você consumir mais de 30 mg/dia de beta-caroteno, a única coisa que você poderá desenvolver não é um bronzeado, mas sim carotenodermia. Esse é o nome científico para o consumo excessivo dessa substância, o que causa a descoloração amarela da pele.
Riscos da carotenodermia
Artigo sobre carotenodermia
Quando uma pessoa sofre de carotenodermia, sua pele recebe um pigmento amarelo/laranja que não é da mesma cor que você adquiriria com um bronzeado. Em geral, essa coloração estranha acaba ficando concentrada nas palmas das mãos, nas solas dos pés e nas linhas do sorrido próximas ao nariz.
A carotenodermia geralmente ocorre em crianças pequenas e bebês. Esse problema ocasionalmente afeta adultos, embora só aconteça em circunstâncias excepcionais. Na literatura medicinal, é sabido o caso de um homem de 47 anos que pediu ajuda aos médicos após ter leves dores de estômago e a tal coloração estranha no corpo.
Após uma série de questionamentos, o paciente confessou que ingeria entre 2,5 a 3 kg de cenouras por semana para emagrecer. Embora a transformação da coloração da pele soe como algo alarmante, sendo potencialmente confundida com icterícia, a carotenodermia geralmente é inofensiva e pode ser tratada com a suspensão de cenouras.
Até onde se sabe, não é possível sofrer uma overdose de vitamina A comendo apenas cenouras, mas há evidências de que os suplementos de caroteno aumentam o risco de câncer de pulmão em fumantes e ex-fumantes. Sendo assim, se você estiver procurando por um novo bronzeado, vale mais a pena passar algumas horas no Sol — com o auxílio de protetor solar — em vez de se entupir de cenoura durante sua semana.
Créditos: MegaCurioso
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Tudo demais faz mal
Luz p’ra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós
Luz pra nós!
Acho bonitinho marquinha de biquíni. Valeu pelo post!
Sempre ouvi que para ficar bronzeada tinha que comer cenoura e beterraba rsrs..
Luz p’ra nós!!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Que interessante!